Home / Opinião

OPINIÃO

Uma convocação nacional: virada já!

 “De­ve­mos di­zer não a uma eco­no­mia da ex­clu­são e da de­si­gual­da­de so­ci­al”.

“Es­sa eco­no­mia ma­ta”. “O sis­te­ma so­ci­al e eco­nô­mi­co é in­jus­to em sua ra­iz”.

“É um mal em­bre­nha­do nas es­tru­tu­ras”

(Pa­pa Fran­cis­co. Ale­gria do Evan­ge­lho - EG, 53 e 59).

No dia 19 de abril pas­sa­do, em re­u­ni­ão com a di­re­ção do PT, Lu­la re­co­nhe­ceu os er­ros que co­me­teu na com­po­si­ção de ali­an­ças. An­tes tar­de do que nun­ca! Pes­so­al­men­te, já sa­bia des­ses er­ros des­de o pri­mei­ro dia do pri­mei­ro man­da­to do Lu­la: 1º de ja­nei­ro de 2003.

Des­de aque­la épo­ca, o PT, vis­lum­bra­do pe­lo po­der ou - co­mo diz Frei Bet­to - “pi­ca­do pe­la mos­ca azul”, aban­do­nou o seu pro­je­to po­lí­ti­co po­pu­lar e fez ali­an­ças com for­ças po­lí­ti­cas que de­fen­dem - a qual­quer cus­to e com qual­quer meio - o pro­je­to do sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral, que é “um sis­te­ma eco­nô­mi­co iní­quo” (Do­cu­men­to de Apa­re­ci­da - DA, 385).

Mal com­pa­ran­do, o PT acre­di­tou que “as ga­li­nhas pu­des­sem fa­zer ali­an­ça com a ra­po­sa”. Aqui es­tá o er­ro que é a ra­iz de to­dos os ou­tros er­ros. No fun­do, o PT não acre­di­tou na for­ça da or­ga­ni­za­ção do po­vo e no slo­gan que ele mes­mo sem­pre gri­ta­va aos qua­tro ven­tos em to­das as ma­ni­fes­ta­ções: “po­vo uni­do, ja­mais se­rá ven­ci­do!”. Aban­do­nou o prin­cí­pio - que até en­tão pa­ra o PT era sa­gra­do - de so­men­te fa­zer ali­an­ças com for­ças po­lí­ti­cas si­tu­a­das no cam­po de­mo­crá­ti­co po­pu­lar. Fa­zen­do ali­an­ças com o po­de­ro­sos, o PT re­ne­gou sua his­tó­ria.

Por sua vez, os po­de­ro­sos usa­ram a po­pu­la­ri­da­de de Lu­la e a for­ça po­lí­ti­ca do PT en­quan­to era do seu in­te­res­se, per­mi­tin­do (co­mo prê­mio de con­so­la­ção) que os po­bres ti­ves­sem al­gu­mas con­quis­tas so­ci­ais e al­guns ga­nhos, mas sem­pre den­tro do sis­te­ma e sem im­ple­men­tar ne­nhu­ma re­for­ma po­lí­ti­ca que le­vas­se a uma mu­dan­ça do mo­de­lo eco­nô­mi­co.

Es­sas con­quis­tas e es­ses ga­nhos dos po­bres não im­pe­di­ram os lu­cros exor­bi­tan­tes dos ri­cos. Pe­lo con­trá­rio! “Per­mi­ti­ram - co­mo afir­ma o so­ci­ó­lo­go Bo­a­ven­tu­ra de Sou­sa San­tos - que os ri­cos e as oli­gar­quias con­ti­nu­as­sem en­ri­que­cen­do. Os ban­cos, por exem­plo, nun­ca ga­nha­ram tan­to di­nhei­ro no Bra­sil co­mo nos tem­pos de Lu­la. Mas co­mo (de­vi­do à con­jun­tu­ra fa­vo­rá­vel, o cha­ma­do bo­om das com­mo­di­ti­es). os pre­ços (das ma­té­rias-pri­mas) eram al­tos, so­bra­va um ex­ce­den­te sig­ni­fi­ca­ti­vo pa­ra fa­zer uma re­dis­tri­bui­ção sem pre­ce­den­tes. Por meio de me­ca­nis­mos co­mo Bol­sa Fa­mí­lia e ou­tras po­lí­ti­cas so­ci­ais, foi pos­sí­vel que 45 mi­lhões de pes­so­as saís­sem da po­bre­za, o que é um fa­to po­lí­ti­co mui­to im­por­tan­te” .

Não po­de­mos es­que­cer, po­rém, a am­bi­gui­da­de des­ses pro­gra­mas so­ci­ais: de um la­do, ser­vem (pe­lo me­nos en­quan­to os pro­gra­mas exis­tem!) pa­ra me­lho­rar a vi­da dos po­bres (o que é mui­to po­si­ti­vo); de ou­tro la­do, ser­vem tam­bém pa­ra des­mo­bi­li­zar os Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res, evi­tar o pe­ri­go de re­vol­tas e man­ter o po­vo sub­mis­so. In­fe­liz­men­te, os go­ver­nos do PT não abri­ram ne­nhum ca­mi­nho que le­vas­se a uma mu­dan­ça de es­tru­tu­ras. Deu no que deu!

Quan­do as for­ças po­lí­ti­cas e eco­nô­mi­cas po­de­ro­sas, que são for­ças “di­a­bó­li­cas”, per­ce­be­ram que, de­vi­do a uma si­tu­a­ção de cri­se mun­di­al e na­ci­o­nal, ti­nham a chan­ce de re­to­mar o po­der e que não pre­ci­sa­vam mais do PT, do Lu­la e da Dil­ma - nu­ma cons­pi­ra­ção mui­to bem tra­ma­da por um gru­po de trai­do­res, che­fi­a­do por Mi­chel Te­mer, o trai­dor-mor - o Se­na­do, por 55 vo­tos a 22, abriu o pro­ces­so do im­pe­achment, que é (co­mo diz a pre­si­den­ta Dil­ma em sua De­cla­ra­ção) uma “far­sa ju­rí­di­ca e po­lí­ti­ca”, ou, em ou­tras pa­la­vras, uma far­sa ins­ti­tu­ci­o­nal, um ver­da­dei­ro gol­pe: um gol­pe bai­xo, su­jo e frau­du­len­to, hi­po­cri­ta­men­te re­ves­ti­do de le­ga­li­da­de.

Pre­si­den­ta Dil­ma - mes­mo na “dor da in­jus­ti­ça so­fri­da” (co­mo afir­mou em sua De­cla­ra­ção) - é tem­po de au­to­crí­ti­ca, é tem­po de bus­car no­vos ca­mi­nhos, é tem­po de vol­tar às fon­tes, é tem­po - co­mo diz Frei Bet­to - de rein­ven­tar o PT (e ou­tras for­ças po­lí­ti­cas po­pu­la­res), é tem­po de re­to­mar o tra­ba­lho de ba­se. Não adi­an­ta cho­rar o lei­te der­ra­ma­do! Bo­la pa­ra fren­te!

Pre­si­den­ta Dil­ma, apro­vei­te o tem­po do seu afas­ta­men­to pro­vi­só­rio - que é o tem­po do “gol­pis­ta in­te­ri­no” (e não do “pre­si­den­te in­te­ri­no”) pa­ra - em ca­rá­ter de ur­gên­cia - fa­zer uma gran­de con­vo­ca­ção na­ci­o­nal com o le­ma: vi­ra­da já! Su­gi­ro três fren­tes de lu­ta: fren­te ju­rí­di­ca, fren­te po­pu­lar e fren­te in­ter­na­ci­o­nal.

Fren­te ju­rí­di­ca: pre­si­den­ta Dil­ma, con­vo­que pa­ra uma re­u­ni­ão a Re­de Na­ci­o­nal de Ad­vo­ga­dos Po­pu­la­res (Re­nap) e ou­tras Or­ga­ni­za­ções Po­pu­la­res de Ad­vo­ga­dos, que atuam de­sin­te­res­sa­da­men­te em to­das as re­gi­ões do pa­ís, de­fen­den­do os di­rei­tos dos Tra­ba­lha­do­res/as. Com cer­te­za, os ad­vo­ga­dos/as des­sa Re­de e des­sas Or­ga­ni­za­ções te­rão o mai­or pra­zer de co­la­bo­rar, de ma­nei­ra or­ga­ni­za­da, na sua de­fe­sa con­tra as in­jus­tas acu­sa­ções, que le­va­ram à aber­tu­ra do pro­ces­so de im­pe­achment.

Fren­te po­pu­lar: pre­si­den­ta Dil­ma, con­vo­que pa­ra uma re­u­ni­ão as li­de­ran­ças dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res e das Cen­tra­is de Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res, as li­de­ran­ças dos Sin­di­ca­tos de Tra­ba­lha­do­res/as e das Cen­tra­is Sin­di­cais de Tra­ba­lha­do­res/as, que (por não se­rem pe­le­gos e pe­le­gas, co­mo - in­fe­liz­men­te - al­guns Sin­di­ca­tos e al­gu­mas Cen­tra­is Sin­di­cais) lu­tam por um pro­je­to po­lí­ti­co po­pu­lar, pa­ra: co­lo­car o Bra­sil in­tei­ro em es­ta­do per­ma­nen­te de mo­bi­li­za­ção; de­nun­ci­ar que o im­pe­achment sem cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de é um gol­pe na de­mo­cra­cia e nos di­rei­tos hu­ma­nos e (co­mo afir­ma em sua De­cla­ra­ção) “a mai­or das bru­ta­li­da­des con­tra o ser hu­ma­no”; di­vul­gar am­pla­men­te na mí­dia o no­me dos de­pu­ta­dos e se­na­do­res que vo­ta­ram e con­ti­nuam vo­tan­do con­tra o po­vo, a fim de que, nas pró­xi­mas elei­ções, se­jam ba­ni­dos pa­ra sem­pre da vi­da pú­bli­ca.

Fren­te in­ter­na­ci­o­nal: pre­si­den­ta Dil­ma, con­vo­que pa­ra uma re­u­ni­ão li­de­ran­ças po­pu­la­res de ou­tros paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na e do mun­do pa­ra sen­si­bi­li­zá-las so­bre o que es­tá acon­te­cen­do no Bra­sil e sus­ci­tar uma gran­de re­de de so­li­da­ri­e­da­de e apoio.

“Es­se sis­te­ma não se aguen­ta mais. Te­mos que mu­dá-lo, te­mos que vol­tar a co­lo­car a dig­ni­da­de hu­ma­na no cen­tro, e que, so­bre es­se ali­cer­ce, se cons­truam as es­tru­tu­ras so­ci­ais al­ter­na­ti­vas de que pre­ci­sa­mos” (Pa­pa Fran­cis­co. 1º En­con­tro Mun­di­al dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res - EMMP. Ro­ma, 27-29/10/14).

“Po­vo uni­do, ja­mais se­rá ven­ci­do!”. Vi­ra­da já!

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção - SP) e pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias