Home / Opinião

OPINIÃO

Não perca a esperança!

A situação política e econômica do Brasil nos levam a perder a esperança por dias melhores. Essa, definitivamente não é a melhor opção que devemos fazer. A crise é séria, as autoridades estão desmoralizadas e pouca gente ainda acredita em solução a curto prazo. Realmente é quase que impossível solução rápida, mas sempre há tempo para começar, e as medidas que o novo governo está tomando, se forem de fato implementadas, estaremos reconstruindo um novo caminho que nos conduzirá a ordem e ao progresso. Há uma luz no fim do túnel, cabe acreditarmos que ela não vai se apagar e que em pouco tempo pode iluminar o território nacional. A esperança não pode acabar, por mais ruim que seja a situação, precisamos sempre acreditar e substituir a descrença por otimismo e trabalho. Sabemos que não temos bons líderes a seguir, mas nem por isso devemos seguir os maus exemplos, temos que resistir as incursões do inimigo, combater o mal e fazer o bem. Qualquer mudança no país passa por cada um de nós. Se não fizermos a nossa parte, as dificuldades continuam e os problemas vão cada dia se perpetuando cada vez mais. O momento é de pensarmos no Brasil, é de união dos brasileiros e do envolvimento total da sociedade pela mesma causa.

Acompanhando o que acontece no Brasil, em todas as áreas vitais da administração pública, concluímos que os políticos sempre enganaram o povo, dilapidaram o patrimônio pública, criaram a cultura da mentira e permitiram que os criminosos se organizassem e representassem real perigo para a população brasileira. Não sabemos exatamente a onde falhamos, mas desconfiamos que estamos perdendo o sentimento patriótico, o respeito pelas normas sociais e o amor pelo próximo. Mesmo com tudo isso, não temos o direito de desistir do Brasil. Aqui é a nossa terra, aqui nascemos e somos criados, jamais abriremos mão de lutarmos pela nossa Pátria. Diante da crise instalada, a nossa proposta será sempre de reagir com todas as forças, controlarmos a situação, punir os infratores e desenharmos um país que seja bom para todos. Essa pode ser a pior crise que o Brasil já viveu, mas não é a única e nem será a última, outras aconteceram e os brasileiros foram capazes de superá-las. Somos um povo forte, uma nação grande e um território rico, jamais vamos desistir do nosso País.

O Brasil está doente, suas instituições dilaceradas e o seu povo assustado diante de tanta maldade, tanta injustiça e tanta desigualdade social. O sistema político brasileiro está falido, os poderes da república corrompidos, e os princípios éticos e de bons costumes, foram todos jogados na lata de lixo. O Brasil chegou a tal estágio de degradação, que tem servido de chacota para países piores do que o nosso. Somos inteligentes e trabalhadores, podemos, em pouco tempo, reconstruirmos o que foi destruído e reconquistar o que nos foi roubado. A bola da vez está em nossas mãos, fazer a cesta da vitória ou não, vai depender da nossa capacidade e do nosso comprometimento com os interesses do Brasil. O tempo para diagnósticos já acabou, o momento é de ação, é de fazer, sem perder tempo e sem descanso. Nós brasileiros precisamos pensar no Brasil de forma conjunta, deixarmos as questões pessoais e pequenas de lado e abraçarmos as questões maiores e de interesse do conjunto da sociedade. Para isso precisamos restabelecer a confiança no país e trabalharmos muito para que ele continue sendo uma das maiores potências do Planeta.

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias