Home / Opinião

OPINIÃO

A propósito do Dia dos Namorados

Festa junina, chegada do inverno e o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo, dia 12, estão movimentando o comércio local, tanto no Centro quanto nos shopping centers. As expectativas são positivas, naturalmente, e os comerciantes esperam ampliar as vendas, aproveitando a oportunidade de que o consumidor está buscando mais parcelamentos, sobretudo a longo prazo, a fim de garantir as compras em datas comemorativas e também para atender às mais diversas necessidades.

Considerada a terceira data mais lucrativa para o comércio, o Dia dos Namorados cria boas expectativas em Goiânia e cidades circunvizinhas, ao exemplo de Aparecida. Pessoalmente, estou otimista com o resultado preliminar de vendas para a data comemorativa. Contudo, diante da atual situação econômica, acredito que o consumidor será contido, porém as compras acontecerão. No sábado de manhã, as ruas comerciais da região central tiveram movimento intenso de consumidores. Havia inclusive ambulantes com produtos expostos nas calçadas.

O atual cenário econômico do País faz com que o cidadão tenha cautela, mas busca melhores condições para pagar suas contas sem apertar muito mais no bolso. O comércio eletrônico também é uma opção e a expectativa é de que o faturamento das vendas on-line cresça em torno de 12% em comparação com o ano passado.

Os lojistas poderão estender o horário de funcionamento especialmente para o Dia dos Namorados. Apesar das expectativas, o comerciante deve respeitar a convenção da categoria trabalhadora, ou seja, a cláusula 28ª da convenção coletiva estipula que os empregados no comércio no Estado de Goiás poderão trabalhar nas semanas que antecedem datas comemorativas, ao exemplo do Dia dos Namorados, mediante compensação prevista na cláusula 26ª, respeitando o limite máximo de 10 horas diárias, conforme parágrafo segundo do artigo 59 da Consolidação das Leis do Traba lho (CLT).

Entendemos que a criatividade é um ponto muito importante em vésperas dessas datas diferenciadas que realmente deixam o comércio mais movimentado. Contudo, queremos deixar bem claro que o sindicato acompanha o cumprimento da convenção por parte dos lojistas.

Inclusive, quero cumprimentar o diretor geral do Procon/Goiânia, Josué Gouveia, pela decisão de prorrogar a operação “Dia dos Namorados”, que está fiscalizando hotéis, motéis e o comércio em geral que tenha relação de consumo a propósito desta data. Soube que o resultado tem sido positivo, com parte significativa dos estabelecimentos fiscalizados apresentando situações que infringem a lei dos direitos do consumidor.

Aproveito por fim esse espaço democrático do DM para desejar um “Feliz Dia dos Namorados” a todos os casais!

(Eduardo Genner de Sousa Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg) e da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins (Fetacom/GO/TO) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias