Home / Opinião

OPINIÃO

Esperar pelas condições ideais de resolvê-los raramente será uma opção!

“Os problemas são apenas oportunidades com roupas de trabalho.”

Henry John Kaiser.

Pergunto: realmente sabemos o que venha a ser um problema?  Vejamos por uma perspectiva melhor, o que realmente entendemos por “um problema”.

No nosso dia a dia as coisas são mais ou menos assim: tentamos fazer as coisas – seja no trabalho, uma brincadeira, a interação com nossos familiares, ou alguma outra coisa qualquer – e nos vemos tendo que fazer isso em meio a uma tempestade, simplesmente, não podemos evitá-los.

Os problemas estão por toda a parte, independente de nossa situação financeira. Escolha qualquer pessoa e veremos que ela teve um problema.

É simplesmente impossível escaparmos de um problema, se somos seres humanos e respiramos, fiquem certos, teremos um.

A nossa perspectiva sobre “o problema”, e não o problema em si, normalmente, é que vai determinar o nosso sucesso ou o nosso fracasso.

Alfred Armand Montapert (escritor francês) disse: “ A maioria vê os obstáculos; a minoria vê os objetivos; a história registra os sucessos dos últimos, enquanto o esquecimento é a recompensa dos primeiros”. Tenho a certeza que muitos já ouviram falar disso, a verdade é que a nossa perspectiva faz uma grande diferença no modo como abordamos os problemas.

Observem as abordagens corretas e erradas sobre os problemas:

Perspectiva Errada: os problemas não tem solução, eles são permanentes, não são normais, os problemas nos deixam amargos, nos controlam, nos paralisam.

‘Perspectiva Correta: tem solução, são passageiros, eles são uma parte normal da vida, nos deixam melhores, nos desafiam, e os problemas nos fazem crescer.

Agora, uma das razões por que resolver um problema é tão difícil, é que muitas vezes, nós estamos tão próximos deles que não os entendemos. Se você se afasta (literal ou figurativamente) de um problema, você pode ter um perspectiva melhor sobre ele. E, vai ser essa perspectiva melhor, que não somente vai ajuda-lo(a), como também, vai permitir resolver mais facilmente tal situação.

Agora, prestem atenção: há uma diferença entre reconhecer o problema e resolver este problema; ou seja, para que você se torne uma pessoa que supere de  fato problemas, você precisa passar de fato à resolver problemas.

O tamanho da sua capacidade tem que ser mais importante do que o tamanho do seu problema.

Orison Swett Marden( fundador da revista – Success(sucesso), observou: Você pode medir a capacidade de uma pessoa pela oposição necessária para desanimá-la.

Trocando em miúdos, o que ele quis dizer é o seguinte: “os obstáculos lhe parecerão maiores ou menores em função de  você se sentir grande ou pequeno”.

É, realmente! Há uma enorme diferença entre uma pessoa que tem um grande problema e uma pessoa que faz com que um problema seja grande. É aquela velha piada: “Domador de leões procura leão manso”; num dá né? Ao invés de crescer, o dito artista circense, quis diminuir o problema.

Se você trata corretamente os seus problemas, eles podem de fato fazê-lo avançar; melhor: a maneira mais fácil de você escapar de um problema é reconhecê-lo e resolvê-lo.

O filósofo Abraham Kaplan, fez uma bela distinção entre problemas e situações difíceis. “Problema é algo sobre o qual você pode fazer alguma coisa; se você não puder fazer nada, não se trata de um problema, trata-se de uma situação difícil”.

Significa, caros leitores, que é algo que você deverá enfrentar, suportar (não sozinhos!), mais se possível, com a ajuda de alguém próximo( principalmente em seu ambiente de trabalho).

Quando tratamos uma situação difícil como um problema e sozinhos, podemos ficar frustado(a), irritado(a) ou até deprimido(a).Tomamos decisões erradas, nos vemos como vítimas e até nos acomodamos.

Tem determinados problemas que nos despertam para a criatividade. Se optarmos por despertar e levantarmo-nos, os problemas irão nos estimular a usarmos das nossas habilidades, reunir nossos recursos e nos levar a seguir em frente. Se você é daquelas pessoas que faz a diferença, a adversidade fará com que você, use e desenvolva uma força maior.

Quem pensa bem, sempre tem mais de uma maneira para resolver um problema. Eu sempre acreditei que as pessoas se enganam quando pensam que só existe uma solução para qualquer problema. Se aprendermos a identificar as três melhores soluções para qualquer problema, teremos opções para resolvê-lo – é criarmos um plano de segurança, caso a primeira solução falhe.

Adoro trabalhar com “acróstico”, em meus trabalhos, uso-os sempre que possível para facilitar a criatividade do grupo. Não deixaria de usá-lo, neste texto, para definir melhor o que significa para muitos autores esta palavra:

Predizem – ajudando a moldar nosso futuro.

Recordam - mostrando-nos que não podemos ter sucesso sozinho.

Oportunidades – arrancando-nos da rotina e incentivando-nos a pensar criativamente.

Bênçãos – abrindo portas pelas quais, de outra forma, não passaríamos.

Lições – dando instrução a cada novo desafio.

Em toda a parte -  dizendo que ninguém está livre de dificuldades.

Mensagens – advertindo-nos sobre o possível desastre.

Aquilo que se pode resolver – lembrando-nos de que todo problema tem uma solução.

Sabe aquele velho ditado: “Se correr o bicho pega, se ficar o bico come?”

Pois,bem! se reunirmos forças sem egoísmos, não seria melhor: sair andando?

E, vamos à luta!

(Cezar Tadeu S. Veiga, administrador de empresas, especialista em Docência Universitária e especialista Andragógico em Gestão de Pessoas. Site: www.formador.com.br – 99063173 e 99080218)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias