Home / Opinião

OPINIÃO

Vivendo de ilusão

A cerimônia de abertura dos jogos Rio-2016 foi espetacular e o mundo não poupou elogios ao evento, calando os que prognosticavam um fiasco. A nota destoante foi a esdrúxula vaia dedicada ao presidente interino Michel Temer, que, de forma minimalista,  limitou-se, discretamente, a declarar abertos os Jogos Olímpicos. Fico a me perguntar: por que  o azedume? Será porque o interino (ainda) não acabou com a penúria de quase 12 milhões de desempregados? Quem sabe será porque não reverteu – nestas poucas semanas de sua interinidade –  os mais de 3 pontos percentuais negativos do PIB em 2016? Ou quem sabe porque não zerou o déficit monumental deixado pelo PT nas contas públicas? Ora,  quem jogou nosso país na lama em que está - crise social, moral, ética,  política e econômica -  foi o desgoverno de Dilma Rousseff, a “presidenta” que incidiu em crime de responsabilidade fiscal e, por isso, está em vias de ser afastada (definitivamente) da presidência da República. Ir à abertura dos jogos com o espírito de vaiar justamente aquele que não tem responsabilidade alguma pelo atual estado de coisas por que passa o País é patético. Michel Temer, além de nada ter a ver com o peixe, tampouco é algum tipo de David Copperfield ou ‘Dynamo’ - famosos mágicos.  As pessoas, parece, não querem ter no comando do País alguém minimamente sério; estão,  sim, à espera de algum ilusionista que lhes transporte, com uma varinha mágica,  para o mundo do faz de conta. Esquecem-se que foi exatamente em razão desse tipo de alienação que chegamos ao fundo do poço onde estamos.

(Silvio Natal, via e-mail)


Deu pena!

Paulo Roberto Gotaç

Pobre Caetano! Sem o brilho de outros tempos, resolve empunhar, durante a abertura dos jogos olímpicos, irretocável sob o ponto de vista de produção de espetáculo, um cartaz absolutamente fora de propósito, com foco no presidente em exercício, com intenções que extrapolam ao que realmente pensa, dando a entender que seu protesto de natureza política se prende à perda de um manancial generoso de financiamento para suas montagens. Deu pena!

(Paulo R. Gotaç, via e-mail)


Seleção de araque

Izabel Avallone

Enquanto no Brasil tivermos ídolos do futebol preocupados em curtir baladas, vamos assistir à seleção de araque nos envergonhando. O Brasil não se deu conta de que já perdeu o grande trunfo que carregava, ser o país do futebol. Hoje o Brasil é conhecido mundialmente por ser o país mais corrupto do mundo.

(Izabel Avallone, via e-mail)


Novos critérios do COI

Edgard Gobbi

Conforme noticiado, a crise financeira do Brasil e a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro levaram o Comitê Olímpico Internacional (COI) a modificar os critérios para escolher as sedes dos futuros eventos. Em 2009, quando o Rio foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, o cenário econômico mundial já era preocupante, mas para o presidente Lula, o homem mais “honesto do país”, tudo não passava de “uma marolinha”, e deu no que deu, a crise hoje é no Brasil, e o Estado do Rio está com as finanças no fundo do poço.

(Edgard  Gobbi, via e-mail)


Serra inocente ou culpado?

Beatriz Campos

Não que eu ache o ministro José Serra um santo, que não mereça ser investigado por ter sido delatado de ter recebido R$-23 milhões da Odebrecht.  Mas fica uma dúvida. Se os roubos na Petrobras foram organizados e idealizados pelos petistas, repartidos com dois dos seus principais coligados - PMDB e PP - como autorizariam que parte desse delito fosse usado contra a adversária Dilma Rousseff, candidata do PT em 2010? Muita coisa precisa ser esclarecida e investigada. Se foi doação espontânea da Odebrecht, usando dinheiro provindo de sonegação,  de roubo da Petrobras revestido de “dinheiro lícito”, etc. Porque ao leigo fica difícil ver o PT dividindo verba roubada com seu maior opositor. Eu só queria entender, para não sentir que joguei meu voto no ministro José Serra na lata do lixo.

(Beatriz Campos, via e-mail)


Será que o PSDB acordou?!

Paulo Panossian

Quando lemos pela imprensa que o PSDB cobra de Michel Temer austeridade, e que deixe de fazer as exageradas concessões aos Estados, e ao funcionalismo público federal, como dos reajustes salariais absurdos em meio a uma crise fiscal jamais vista neste País, é de se perguntar: será que os tucanos finalmente acordaram?!... Ou estão jogando somente para plateia... Porque é difícil entender como que um partido que tem como a sua principal referência FHC, e também quadros da melhor qualidade de administradores públicos desta nação, infelizmente não consegue ser protagonista na defesa das prioridades nacionais. E por causa desta medíocre comunicação com a nossa sociedade, e também da incompreensível falta de coragem de defender as inúmeras conquistas da era FHC, seus candidatos ao Planalto sucumbiram e perderam quatro pleitos seguidos para os demagogos e incompetentes Lula e Dilma!    Ou seja, será que é para valer essa advertência feita pelo PSDB, ao interino presidente Michel Temer, para que privilegie a austeridade, recupere as contas públicas e a nossa economia?!... Estou pagando para ver...

(Paulo Panossian, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias