Home / Opinião

OPINIÃO

Administração é fazer as coisas direito

É difícil falar de gestão sem se lembrar de Peter Drucker, que deixou tantos ensinamentos sobre administração. O pai da moderna gestão de empresas ressaltava que "toda organização está sempre competindo por seu recurso mais essencial: pessoas qualificadas e com conhecimentos" e que "o planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes".

Hoje, mais de 400 mil profissionais de Administração registrados do País comemoram no dia 9 de setembro os 51 anos da regulamentação da Administração no Brasil, já que em 1965, por meio da Lei nº 4.769, a profissão foi regulamentada, assim como foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). Contudo, sabe-se que a Administração é uma Ciência antiga.

Essas cinco décadas de regulamentação da Administração tem-se que comemorar. Afinal, a profissão cresceu muito no País. Foram muitas as conquistas ao longo desses anos. A primeira delas, de fato, foi a regulamentação da profissão por meio da Lei 4.769/1965. A partir de então os Administradores passaram a contar com um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão.

Uma das principais conquistas nesses 51 anos da Administração foi, sem dúvida, a aproximação do Sistema CFA/CRAs com os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Esse diálogo tem sido muito positivo e gerou alianças importantes com parlamentares que, sensibilizados pela causa dos Administradores, têm apoiado o Sistema em proposições legislativas que são benéficas à profissão e a combater aquelas que prejudicam a sociedade.

Neste sentido, Goiás tem sido berço de grandes conquistas da profissão. Os anos de luta em prol da Administração resultaram, ainda, na criação de importantes cargos para o administrador. Dentre eles a inclusão do administrador como vogal das Juntas Comerciais. Há quase 20 anos, quando apresentei essa proposta, ninguém no Brasil acreditava que os administradores pudessem ter assento no vocalato das Juntas Comerciais.  A inclusão do administrador como vogal foi, portanto, um trabalho de Goiás para o Brasil. Na ocasião, a meu pedido, o deputado federal Sandro Mabel foi o autor da proposta, defendeu a matéria e trabalhou pela sua aprovação, superando vários obstáculos. Ainda com o apoio do deputado federal Sandro Mabel, fui autor intelectual da proposta de instituir o “Nove de Setembro” – Dia do Administrador no calendário Cívico-cultural do País (Projeto de Lei nº 2009), data esta escolhida devido a assinatura da Lei nº 4.769, que criou a profissão de Administrador e instituído pela Resolução do CFA nº 65/68, de 09 de dezembro de 1968.

Nesta mesma frente, conquistamos a indicação de um membro administrador no Conselho Administrativo Tributário (CAT) da Secretaria de Estado da Fazendo (Sefaz) de Goiás e, recentemente, no Conselho Tributário Fiscal (CTF) de Goiânia também foram grandes lutas lideradas e defendidas há vários anos.

São por essas e outras razões que o Conselho Regional de Administração de Goiás só tem o que comemorar nesses 51 anos da regulamentação da Administração no Brasil. É um orgulho muito grande participar desta história de lutas e conquistas, porém continuo empenhado para futuros projetos tais como a instituição do piso salarial e da criação do cargo de administrador nas prefeituras, pois trabalhamos diuturnamente para construir uma classe mais forte, democrática, ética, valorizada e presente em todo o estado de Goiás e no Brasil.

Cumprimentamos a todos os colegas pelo seu dia e pelas conquistas alcançadas. Parabéns, profissionais de Administração!

(Samuel Albernaz, administrador)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias