Opinião

As vantagens da publicidade empresarial

diario da manha

É sempre importante se falar em tema como a publicidade, principalmente quando o País está se preparando para sair de uma crise.

O britânico Eric Solava é um dos mais respeitados analistas da comunicação mundial, sendo inclusive um dos conselheiros do Governo Inglês.

Ele disse sobre nossa crise: “É bem pouco usual para o Brasil, um período tão longo de queda na economia. Por isto, as pessoas sentem mais.”

Para tirar proveito da crise, sentenciou: “Todas as nossas pesquisas nos últimos 30 anos mostram que as companhias que investem em marketing em períodos de baixa, conseguiram crescer, mais fortemente, depois do fim da crise. Mas, com certeza, isto não é fácil de fazer.

Mas precisamos levar em consideração e acreditar nestes importantes conceitos publicitários:

  1. a) A Publicidade estimula o crescimento do mercado;
  2. b) A publicidade é vital para os esportes;
  3. c) A publicidade suporta as artes, a cultura e a economia criativa;
  4. d) A publicidade incentiva a competição pela qualidade e preço;
  5. e) A publicidade pode sustentar diversos setores econômicos e muitas de suas empresas;
  6. f) A publicidade patrocina a televisão e o rádio;
  7. g) A publicidade contribui com a educação publica, as causas sociais e o desenvolvimento humano;
  8. h) A publicidade assegura a existência independente e plural dos jornais, revistas e da mídia digital;
  9. i) A publicidade promove e incentiva a diferenciação pela inovação;
  10. j) A publicidade fomenta a conquista e manutenção do mercado.”

O industrial Michael Derry quando presidente mundial da Unilever  e presidente da Associação Britânica de Anunciantes, declarou: “A não ser que uma marca atinja rapidamente um nível adequando de participação no mercado, que só é possível através da publicidade e, não há maneira de fazer com que um projeto de inovação seja oferecido ou financiado e, consequentemente, não há nenhum outra forma  pela qual os consumidores sejam beneficiados por essas inovações.”

Em 2006, o professor Maximilien Nayaradou defendeu, na Universidade de Paris – Dauphine, sua tese de doutorado em economia onde prova que quanto mais investir, em publicidade, maior será o progresso econômico dos países.

Sua tese foi apoiada pela Associação Francesa de Anunciantes e pela Federação Mundial de Anunciantes.  Sua pesquisa foi extraordinariamente aceita, pois foi realizada em 12 países. A saber: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia, França, Holanda, Itália, Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

Sua tese apresenta quatro conclusões que informamos a seguir:

  1. A publicidade estimula o aumento do consumo.

Há correlação direta entre maior investimento em mídia/veículos de comunicação e a proporção para o consumo.

Assim, como há correlação direta entre aumento do investimento em propaganda comercial em uma categoria e seu consumo no mês seguinte.

  1. A publicidade estimula a competição.

Não há correlação entre grandes investimentos em propaganda comercial e a concentração de mercado em poucos competidores (ou seja, o elevado uso da publicidade pelos grandes não elimina os médios e os pequenos).

Mas há correlação direta entre alto nível de investimento em publicidade numa categoria e o aumento da competição. E há correlação direta entre menor uso da propaganda comercial e a redução das vendas (de empresas e de categorias) durante períodos de recessão econômica.

  1. A Publicidade aumenta a velocidade de absorção das inovações

Há correlação direta entre os investimentos em propaganda comercial e a velocidade de absorção das inovações pelas pessoas e as transformações do mercado.

  1. O dinamismo do setor publicitário estimula o crescimento do PIB

Os países com maior crescimento econômico geral (PIB) foram aqueles com maiores investimentos per capita em publicidade. Há, portanto, correlação direta entre o aumento da produtividade econômica e o volume de investimentos em propaganda comercial.

Portanto, vamos anunciar para crescer e fortalecer sua liderança, sua marca ou seu produto no mercado consumidor.

 

(Zander Campos da Silva, empresário, publicitário, jornalista. Presidente da Cannes Publicidade Ltda)

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