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Intraempreendedorismo: a atitude da vez

Atualmente muito se fala sobre empreendedorismo, especialmente no âmbito empresarial, já que o termo está relacionado à criação de empresas ou produtos novos. Empreender é resolver um problema ou uma situação complicada. É agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Mas como reconhecemos uma pessoa empreendedora? Uma das maneiras mais fáceis é observando a forma como se dedica a um projeto ou ideia, o quanto se entrega na concretização dos seus ideais, trabalhando para que se tornem projetos de grande sucesso. Engana-se quem pensa que empreende somente aquele que conquista seu próprio negócio... Aquele que se dedica com verdadeiro envolvimento, força de vontade e paixão pelo que se propõe a fazer, também é um empreendedor.

Então como podemos concluir o significado de Intraempreendedorismo? É justamente esse desejo de sucesso aplicado dentro da empresa na qual trabalha. É alinhar seus objetivos pessoais aos objetivos da empresa na qual está inserido. O intraempreendedor é aquele que tem Senso de Dono, sabe que o sucesso dos projetos da empresa está diretamente relacionado ao seu sucesso. Foca o crescimento coletivo, a construção conjunta.

Ao alcançar determinado nível de estabilidade, uma empresa pode ter seu potencial empreendedor reduzido. Aí entra a importância do intraempreendedorismo, que pode e deve acontecer dentro de uma empresa, independentemente de seu porte, porque pode levar a novos negócios, desenvolvimento de novos produtos, além de agregar à companhia serviços e estratégias inovadores e posturas mais competitivas. É o reconhecimento de oportunidades e geração de valor agregado, recursos indispensáveis às empresas de alta competitividade.

Quando iniciei minha carreira, a expressão intraempreendedor ainda não existia, mas acredito que sempre tive esse perfil. Vendi sorvete pelas ruas, amendoim nos estádios de futebol, me tornei soldado do exército em Brasília, auxiliar, analista, supervisor, gerente, diretor, presidente e, atualmente, empresário e fundador da PG Mais Resultados, empresa de tecnologia que desenvolve software, produtos e soluções em canais de comunicação. Sempre tive em mente que não interessava o lugar onde eu estivesse, ou se meus sonhos eram muito maiores do que a função que ocupava naquele momento, eu praticava o meu melhor. Atento às oportunidades, trabalhando com sede de saber, dedicação e paixão.

Um intraempreendedor deve ter essas características. Precisa dos cinco ‘Is’: implementação, imaginação, inovação, intenção e informação. Estar atento a novas ideias, ser proativo, persistente, inovador, resiliente e não se conformar com a situação atual, mas sim, estar em busca de constante capacitação para conquistar novos desafios. Este tipo de profissional deixa sua marca, mostra para que veio, vive realmente tudo o que está a sua volta, é um grande caçador de oportunidades que tem muito a contribuir com qualquer empresa ao recriar a cultura empreendedora interna.

O espírito empreendedor está no interior de todos. Depende de cada um despertar e desenvolver, quebrando paradigmas e as barreiras do conservadorismo, que só limitam e impedem de arriscar. Questione-se, busque seu desenvolvimento contínuo, atente-se às oportunidades ocultas, pense em novas ideias que originem benefícios coletivos. Faça tudo o que estiver ao seu alcance (eticamente) para que o negócio dê certo, transformando iniciativa em “acabativa”, com início, meio e fim. Assim você será intraempreendedor, deixará sua marca e se tornará fonte de inspiração para aqueles que ainda não tiveram a sua coragem.

(Paulo Gastão, CEO e fundador de empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação)

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