Home / Opinião

OPINIÃO

Passos para obter sucesso na carreira de docente

Todo profissional que escolhe uma carreira quer ter sucesso. Todavia, é necessário repensar esse conceito em uma sociedade consumista, capitalista e narcisista. A carreira de docente em muitos países é considerada nobre e os profissionais que a exercem são vistos como pessoas iluminadas. Mas independentemente do local onde pretende atuar, é fundamental questionar suas reais motivações para investir na área.

É muito comum encontrarmos profissionais que estão na carreira simplesmente por não conseguirem uma colocação em suas formações de origem, por desejarem complementar a renda ou ainda por falta de uma verdadeira vocação.

Esta é apenas uma visão da educação. No entanto, é fundamental direcionar um novo olhar para isso. E aqueles que realmente sonharam com esta carreira? Nesse ponto, é preciso deixar claro que ser professor não é sacerdócio e nem missão e sim profissão. Uma vez definido esta carreira conscientemente, vale pensar:

Que área desejo atuar? É possível ser professor em diversos níveis. Educação Infantil, básica, superior ou mesmo pós-graduação. É possível ainda ser um professor particular de reforço ou instrutor em treinamentos específicos.

Quais competências devo desenvolver? Na carreira de docente, o professor será um eterno aprendiz, ou seja, é preciso investir em capacitações específicas da área escolhida. Portanto, vale apostar em cursos de curta duração, congressos e especializações nacionais e internacionais.

Que habilidades devo ter? Esta sem dúvida seria a primeira pergunta. Um professor deve ser um sujeito que em primeiro lugar gosta de gente e conheça a si mesmo. Desta forma, as principais habilidades para um professor de sucesso é autoconhecimento e capacidade de relacionamentos.

Qual o meu propósito na educação? É natural que uma escolha profissional esteja relacionada a vida do sujeito. Muitos escolhem a profissão pensando nos resultados para si mesmo. Na carreira de docente, a pergunta é: o que almejo deixar como legado a partir da minha profissão?

Como planejar a carreira docente? Em uma sociedade imediatista, o sucesso não tem a mesma conotação. A carreira de docente exige uma vida inteira de dedicação e aprimoramento. Então, o indicado é planejar cada passo anterior. Não queira vencer todos de uma vez e lembre-se que todos estão conectados e são decorrentes uns dos outros. De qualquer forma, esta carreira vale a pena, afinal, a educação é uma possibilidade de progresso da sociedade!

(Gláucia Yoshida, Drª em Ciências da Educação e professora do curso de pós-graduação Formação de Professores, Master Coach, Gestão de Pessoas do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG))

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias