Home / Opinião

OPINIÃO

Como se tornar um empresário de sucesso

Obtendo a  experiência  adequada. 

1 Eduque-se. É muito importante que você conheça bem a indústria, por mais que você não precise de um MBA para isso. Apesar disso, a falta do ensino superior pode acabar custando sua vaga em algumas empresas. Matricular-se em aulas de gestão de empresas, mesmo que em um curso à distância, demonstra determinação para aprender, o que deve agradar potenciais empregadores. Destaque isso em seu currículo! Todo mundo precisa começar em algum lugar.

  •  Faculdade. Um diploma em empreendedorismo ou gestão empresarial pode ajudá-lo bastante, mas antes de escolher um curso, verifique o que é mais importante para o tipo de indústria na qual está interessado. Alguns cargos podem exigir formações especializadas.
  •  Escolas de comércio. Se a empresa na qual está interessado é especializada em um tipo de comércio em particular, especifique-se no ramo.
  •  Palestras e apresentações. Ouça o conselho dos profissionais do ramo para aprender mais. Consulte a agenda de palestras de faculdades locais ou de convenções em sua cidade. Manter-se atualizado com os principais profissionais do ramo é essencial, mesmo que você acredite saber tudo que precisa saber sobre seu trabalho.
  • 2 Esforce-se fora do horário de trabalho. Para obter sucesso no mundo dos negócios, você precisará fazer alguns sacrifícios. Utilize os milhões de recursos disponíveis na internet para aprender mais caso esteja terminando de estudar (ou trabalhar) mais cedo. Sempre pense no que virá em seguida.
  •  Muitos empregadores atuais priorizam as habilidades que um candidato traz consigo no lugar de altas graduações. Pesquise exemplos de currículos para cargos que gostaria de ocupar e tente desenvolver as habilidades encontradas no tempo livre.
  •  Não permita que o esforço extra prejudique outros aspectos de sua vida. Você precisa encontrar um tempo para se recompensar pelo trabalho pesado que está fazendo.


3 Procure um mentor. Manter uma relação com um profissional que admira pode ajudá-lo a montar uma rede de contatos eficaz. Pode ser difícil se conectar com uma pessoa dessas, mas dê o seu melhor. Prepare algumas perguntas para quando encontrar com ele, como "Como você começou?"; "Você frequentou um curso de empreendedorismo?"; e "Qual foi seu primeiro trabalho na indústria?"

  •  Se algum colega de trabalho ou amigo de seus pais trabalha no ramo que o interessa, peça o contato dessa pessoa para conversar.
  •  Tente visitar uma empresa local e conversar com o proprietário. Apresente-se como empreendedor em potencial e admirador das conquistas dele, pedindo um tempo para conversar sobre o assunto.
  •  É possível que um professor da faculdade possa agir como seu mentor. Não ignore o conhecimento existente em uma universidade e não pense que só é permitido aprender durante a aula. Discuta e peça conselhos ao professor fora da sala de aula.
  •  Algumas empresas possuem programas de tutoria que combinam novos funcionários com trabalhadores já experientes. Aproveite essa oportunidade para aprender cada vez mais.


4 Candidate-se para um estágio para ganhar experiência. Não ignore cargos não remunerados se eles forem capazes de formar a base necessária para que você tenha sucesso no longo prazo, afinal, o expediente é curto e não o deixará pobre. Os estágios costumam ser a primeira oportunidade para que estudantes ou recém-formados criem uma rede de contatos e trabalhem com profissionais. Esses cargos menores são sua porta de entrada no mundo de negócios atual, em que os "cargos de entrada" requerem que você tenha ao menos alguns anos de experiência profissional.

  •  Ignore cargos não remunerados de empresas que não pareçam estar dispostas a ajudá-lo no longo prazo, seja dando um emprego remunerado no futuro ou abrindo portas para você.

Estabelecendo bons hábitos.

1 Priorize tarefas. Complete primeiro as tarefas que devem beneficiá-lo no longo prazo. É preciso diferenciar tarefas de alto valor (que o beneficiarão mais no longo prazo) e de baixo valor (que são mais fáceis, mas que oferecem menos benefícios).

2 Pare de procrastinar. Ignorar as partes menos agradáveis do serviço não fará com que elas desapareçam. Acumular as coisas ruins para lidar com elas de uma vez, após realizar as partes mais "divertidas" do cargo, apenas o deixará de saco cheio.

  •  Monte listas. Ver todo o trabalho que precisa ser feito e riscar cada os itens ao concluí-los pode ajudá-lo muito no combate da procrastinação. As listas devem ser longas o suficiente para manter todo o serviço em perspectiva, mas não o bastante para que você fique exausto só de vê-las.
  •  Divida tarefas grandes ou trabalhosas em blocos menores, espalhando os aspectos menos agradáveis delas entre as coisas de que você gosta.
  •  Atenha-se à agenda: montar listas de tarefas não é algo que funciona para todos, mas manter uma agenda regular deve ajudá-lo a cuidar dos negócios de modo eficiente. Organize os trabalhos que não gosta de fazer para um dia específico e esqueça deles nos outros dias para superar os hábitos de procrastinação.


3 Complete projetos. Conclua todas as tarefas que começar: terminar um projeto deve ensiná-lo mais do que realizar dúzias de projetos sem conclusão.

Às vezes, você pode ficar sobrecarregado por um serviço. Ao realizar um projeto que consumirá muito tempo, você deve avaliar se está utilizando bem seu tempo (lembre-se das tarefas de alto e baixo valor). Como saber quando é hora de abandonar um projeto? Olhe para dentro de si mesmo e seja sincero: se está sempre pensando em desistir – e tem um sem número de projetos não finalizados no currículo – talvez seja a hora de seguir em frente e concluir o serviço.

4 Assuma responsabilidades. Um empresário de sucesso deve assumir a responsabilidade por suas ações, sejam elas boas ou ruins. Isso demonstra que você está disposto a negociar de modo aberto e responsável. Fugir de resultados negativos pode causar consequências desastrosas em seus relacionamentos profissionais.

Transformando sua paixão em serviço. 

1 Corra atrás de algo que é importante para você. Comprometer-se a perseguir algo faz com que a paixão assuma as rédeas nos dias em que você se sente desmotivado. A paixão por algo não fará com que tudo se torne divertido, mas ela deve significar alguma coisa. Seus esforços devem sempre estar direcionados para algo que o deixará orgulhoso no final ou pelo menos aproximá-lo daquilo que você quer realmente fazer.

2 Encontre o equilíbrio entre diversão e trabalho. Manter um equilíbrio saudável entre a vida social e profissional é essencial para seu sucesso e bem estar no longo prazo. No começo, quanto maior sua ambição, maior será sua carga horária: ter paixão pelo serviço o ajudará a tornar essas horas extras em significativas.

  •  Entrar de cabeça no serviço sem descansar o deixará estressado e menos eficaz. Defina limites e faça pausas frequentes para descansar.
  •  Não ache que você é seu serviço: é importante se distanciar um pouco do trabalho – por mais que essa seja sua paixão – para descansar e ter uma nova visão.


3 Deixe a perfeição para lá. Isso pode ser muito difícil caso o serviço signifique algo para você, mas o foco excessivo na perfeição pode fazer com que você não consiga concluir o trabalho.

  •  Encontre o equilíbrio que satisfaça seu chefe, você e o cliente sem que sua vida social sofra. Os empregadores preferem funcionários que fazem um bom serviço constantemente do que funcionários que fazem ótimos serviços ocasionalmente e não cumprem prazos.


4 Seja comunicativo. Ao iniciar um novo negócio, pode parecer presunçoso falar sobre sua carreira como algo muito importante, mas isso fará com que você seja levado a sério pelos outros – e por você.

  •   Não cometa equívocos ao falar sobre um novo empreendimento. Chame sua nova empresa de "empreendimento" e, mesmo que trabalhe de casa, chame-a de "escritório". Não há problema algum em tratar isso com um pouco de humor, mas jamais diminua seus esforços.

Conhecendo as  pessoas certas 

1 Construa conexões e não se queime. O comportamento respeitoso e cortês com as pessoas é um ótimo ponto de partida! Você nunca sabe quem pode se tornar um possível parceiro, investidor ou empregador no futuro.

  •  Encerre relacionamentos apenas quando for absolutamente necessário. Ao sair de um emprego, resista à tentação de "falar tudo que pensa" de seu chefe. Você nunca sabe quais serão as repercussões disso.


2 Faça contatos como uma pessoa, não como um produto. A rede de contatos é essencial para o sucesso, mas você jamais deve esquecer de que está se conectando com pessoas. Uma abordagem humana pode torná-lo mais memorável para as pessoas no futuro. Em vez de pensar "Quem eu conheço que seria ótimo para este cargo?", um futuro empregador poderia pensar "Qual cargo seria ótimo para o Ricardo?"

  •  Todos sabem a importância da rede de contatos, portanto, não pense ser o único a fazê-lo. A autopromoção é a alma do negócio.


3 Desenvolva habilidades interpessoais. Além de ajudá-lo no dia a dia do serviço, essas habilidades o ajudarão a negociar e fechar contratos. Diversos estudos demonstram que os empreendedores de maior sucesso são ótimos em habilidades sociais e cognitivas.

  •  Esforce-se para demonstrar que valoriza o trabalho e as opiniões dos outros.
  •  Ouça ativamente, reconhecendo o que os outros dizem repetindo o que entendeu com suas próprias palavras.
  •  Preste atenção nos sentimentos, nas palavras e na linguagem corporal dos outros.
  •  Conecte as pessoas. Um bom empresário funciona como um centro de conexões interpessoais. Promova um ambiente que reúna as pessoas tratando-as de modo igual e justo e encorajando-as a trabalhar em conjunto.
  •  Assuma a liderança na resolução de conflitos. Aja sempre como mediador, nunca se envolvendo pessoalmente.


4 Conheça bem os clientes. Você não deve forjar relacionamentos apenas com potenciais empregadores e colegas de trabalho: esforce-se para desenvolver bons relacionamentos com as pessoas que visitam a loja, usam o produto ou valorizam seu trabalho. A emoção normalmente é um fator decisivo na hora de comprar algo, não os preços.

5 Contrate funcionários sabiamente. Os funcionários são sua rede de apoio e são necessários para que você alcance o sucesso. Contrate pessoas competentes e que saibam trabalhar como uma equipe.

  •  Não priorize a homogeneidade para fazer com que os funcionários combinem. Os pontos de vista distintos são ótimos para o negócio, pois agregam inovação e experiência.
  •  Seja cauteloso ao contratar amigos ou familiares: por mais que as conexões sejam os principais modos de se arranjar um emprego, o nepotismo pode acabar causando uma má impressão. Contrate apenas pessoas qualificadas para o cargo.

Cuidando do  negócio.

1 Sobreviva. Como proprietário, sua principal meta deve ser sobreviver. Se está começando, evite criar metas irreais para não quebrar a cara.

  •  A ideia por trás até mesmo do negócio mais altruísta é fazer dinheiro. Por mais modesto que seja seu objetivo (ganhar dinheiro suficiente para permitir que a empresa sobreviva e cresça), ganhar dinheiro ainda é a meta básica por trás de todos os negócios.
  •  Você nunca conquistará seu objetivo de que todas as crianças desprivilegiadas do mundo tenham gatos de estimação com sua loja de gatos se não manter o foco de manter sua cafeteria funcionando primeiro. Os objetivos de longo prazo são importantes, mas não devem subjugar os objetivos sustentáveis de curto prazo.


2 Invista no futuro. Ser econômico é bom, mas apenas o suficiente para liberar capital para gastos mais importantes. Você se lembra da expressão "É preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro"? Invista em coisas como salários de profissionais experientes ou ternos bons para fazer bonito na frente dos funcionários e clientes. Invista no sucesso futuro, não apenas comemore o sucesso atual.

  •  Evite gastos exorbitantes com carros, escritórios enormes e ternos caros: as coisas boas nem sempre são caras. A imagem é importante para o sucesso de um negócio, mas ela não deve ser superficial. Um escritório enorme e vazio que você não pode pagar em dia prejudicará sua imagem.


3 Assuma riscos calculados. Por mais que sua empresa precise sobreviver para crescer, é necessário assumir alguns riscos. Saia um pouco da curva para conseguir obter sucesso em um ambiente concorrido. Planeje seus empreendimentos cuidadosamente e corra o máximo de riscos que puder, se preparando para possíveis contratempos.

4 Apresente o inesperado. As pessoas inovadoras são adoradas por todos, mas perseguir novas ideias pode ser assustador. Não tenha medo de navegar pelo desconhecido – as boas ideias são raras e esforçar-se para persegui-las demonstra coragem.

  •  Um fracasso não indica que sua ideia estava errada. Não abandone tudo de uma vez e nem reestruture seu modelo de trabalho por isso. Ao trabalhar dentro de uma empresa ou parceria, por exemplo, o problema pode ser resolvido com a compreensão das responsabilidades de cada um.


5 Abrace o fracasso. Falhar o ajuda a entender melhor seus métodos e objetivos, por mais que isso doa em seu ego. Não tenha vergonha dos fracassos: considere-os um motivo para refletir. Muitas vezes, enfrentar o impossível, falhar e esforçar-se para se recompor é o que dará a força para fazer seu trabalho.

  •  O "fracasso", segundo Henry Ford, é a "oportunidade de começar de novo com mais inteligência.

(George Oliveira, jornalista)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias