Home / Opinião

OPINIÃO

Assertividade e violência: diferenças e aspectos políticos

Fre­quen­te­men­te se con­fun­de o com­por­ta­men­to as­ser­ti­vo com o com­por­ta­men­to vi­o­len­to. As­ser­ti­vi­da­de e vi­o­lên­cia, no en­tan­to, di­zem res­pei­to à cam­pos di­fe­ren­tes, sen­do tal en­ten­di­men­to ne­ces­sá­rio pa­ra se evi­tar equí­vo­cos in­ter­pre­ta­ti­vos. A re­fle­xão so­bre es­ses ter­mos po­de se dar atra­vés de vá­ri­as áre­as do co­nhe­ci­men­to. Uma de­las é a Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca, que con­tri­bui com pes­qui­sas so­bre os as­pec­tos po­lí­ti­cos da re­a­li­da­de, aque­les que di­zem res­pei­to à to­ma­da de de­ci­sões, es­pa­ços co­le­ti­vos e pro­du­ção de re­gras so­bre e pa­ra o fun­cio­na­men­to da so­ci­e­da­de.

As­ser­ti­vi­da­de é um ele­men­to de afir­ma­ção e pro­po­si­ção ao pas­so que vi­o­lên­cia é uma ação de des­res­pei­to e im­po­si­ção de von­ta­des, com sub­se­quen­te anu­la­ção do ou­tro, po­den­do in­clu­si­ve ocor­rer atra­vés de atos não afir­ma­ti­vos. A pes­soa que agri­de nem sem­pre “ba­te de fren­te” com a re­a­li­da­de ou com as pes­so­as que vi­ti­mi­za. Um exem­plo é vi­o­lên­cia psi­co­ló­gi­ca, que não se de­fi­ne pe­la in­va­são cor­po­ral ou ver­bal, ocor­ren­do mui­tas ve­zes pe­la au­sên­cia, in­clu­si­ve. O aban­do­no afe­ti­vo é uma for­ma de vi­o­lên­cia psi­co­ló­gi­ca, sen­do de­fi­ni­do pe­la fal­ta de cui­da­do, con­ta­to, apoio e com­pa­nhei­ris­mo em uma re­la­ção afe­ti­va. Ou­tros exem­plos são: a cons­tan­te des­va­lo­ri­za­ção do ou­tro, se­ja atra­vés de pa­la­vras, olha­res ou au­sên­cia de re­co­nhe­ci­men­to das con­quis­tas e qua­li­da­des de uma pes­soa, ao pas­so que as ca­rac­te­rís­ti­cas ne­ga­ti­vas são sem­pre res­sal­ta­das; con­tro­le do ou­tro, atra­vés de com­por­ta­men­to que ma­ni­fes­ta des­con­for­to com a li­ber­da­de de ir e vir do/a par­cei­ro/a; en­tre ou­tros exem­plos. Em ge­ral, a vi­o­lên­cia psi­co­ló­gi­ca se dá atra­vés da com­bi­na­ção de ele­men­tos as­ser­ti­vos e não-as­ser­ti­vos; pre­sen­ça e au­sên­cia de ações; e ocor­re em es­pa­ços pro­lon­ga­dos de tem­po. Es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas fre­quen­te­men­te di­fi­cul­tam a iden­ti­fi­ca­ção da vi­o­lên­cia, pois, es­ta é di­luí­da em vá­ri­as pe­que­nas ações e mas­ca­ra­da por ele­men­tos não-ex­plí­ci­tos.

A as­ser­ti­vi­da­de é uma ca­rac­te­rís­ti­ca que se dá de for­ma ex­plí­ci­ta. A pes­soa as­ser­ti­va res­sal­ta sua opi­ni­ão pa­ra o co­le­ti­vo, de­fen­de seu pon­to de vis­ta e pro­põe idei­as, so­lu­ções, ca­mi­nhos. Ob­via­men­te que mui­tos atos de vi­o­lên­cia ocor­rem a par­tir de com­por­ta­men­to as­ser­ti­vo, po­rém, nem to­da ação as­ser­ti­va é vi­o­len­ta, as­sim co­mo nem to­da ação vi­o­len­ta é as­ser­ti­va. A pes­soa as­ser­ti­va em­pe­nha sua pa­la­vra, ou se­ja, a cons­trói de for­ma ini­ci­a­ti­va e de­fen­de seu pon­to de vis­ta, di­a­lo­gan­do com ou­tros ar­gu­men­tos, a par­tir de sua con­sis­tên­cia e co­e­rên­cia.

Há vá­ri­as de­fi­ni­ções de vi­o­lên­cia, au­xi­li­an­do no en­ten­di­men­to so­bre o mun­do que nos cer­ca. O Di­ci­o­ná­rio de Po­lí­ti­ca, es­cri­to por três ho­mens (Bob­bio, Mat­teu­ci e Pas­qui­no, 1983) ver­sa so­bre os as­pec­tos fí­si­cos da vi­o­lên­cia, res­sal­tan­do os con­tex­tos es­ta­tais e de con­tro­le dos in­di­ví­duos on­de es­ta ocor­re. Já as te­o­ri­as fe­mi­nis­tas, es­cri­tas por mu­lhe­res, vem en­ri­que­cen­do os con­cei­tos so­bre vi­o­lên­cia, iden­ti­fi­can­do-a em vá­rios ní­veis: fí­si­co, se­xu­al, psi­co­ló­gi­co, sim­bó­li­co, mo­ral, pa­tri­mo­ni­al, ver­bal. A vi­o­lên­cia é um ele­men­to com­ple­xo das re­la­ções so­ci­ais e de­ve ser pes­qui­sa­da e de­ba­ti­da pu­bli­ca­men­te com mais fre­quên­cia, a par­tir da pro­fun­di­da­de com que se dá na vi­da so­ci­al. Sa­fi­o­ti (2004) e Hi­ra­ta (2009) ver­sam so­bre a vi­o­lên­cia que ho­mens co­me­tem con­tra mu­lhe­res a par­tir de vá­rios pa­râ­me­tros: o ob­je­ti­vo e o sub­je­ti­vo; os ní­veis pú­bli­cos e pri­va­dos da re­a­li­da­de; e as di­men­sões so­ci­ais, psi­co­ló­gi­cas e ju­rí­di­cas exis­ten­tes pa­ra in­ter­pre­tar e com­ba­ter a vi­o­lên­cia. A Lei Ma­ria da Pe­nha (2006) e a Con­ven­ção Be­lém do Pa­rá (1994) tam­bém am­pli­am o en­ten­di­men­to so­bre vi­o­lên­cia no ní­vel ju­rí­di­co, for­ne­cen­do ins­tru­men­tos pa­ra eli­mi­nar a vi­o­lên­cia con­tra mu­lhe­res, pra­ti­ca­da em gran­de par­te por ho­mens.

É im­por­tan­te res­sal­tar que fre­quen­te­men­te a mu­lher as­ser­ti­va é in­ter­pre­ta­da a par­tir de um va­lor ne­ga­ti­vo, ao pas­so que com os ho­mens tal si­tu­a­ção é me­nos fre­quen­te. O as­pec­to  de gê­ne­ro in­flu­en­cia a in­ter­pre­ta­ção so­bre a re­a­li­da­de, em fun­ção dos su­jei­tos da ação se­rem ho­mens ou mu­lhe­res e lo­go, se­rem con­si­de­ra­dos mas­cu­li­nos ou fe­mi­ni­nos. Nas so­ci­e­da­des pa­tri­ar­ca­is, há uma as­so­cia­ção di­re­ta e ne­ces­sá­ria en­tre ho­mens e mas­cu­li­ni­da­de e mu­lhe­res e fe­mi­ni­li­da­de, sen­do que o mas­cu­li­no se­ria a ação e o fe­mi­ni­no, a su­jei­ção. Nes­se uni­ver­so in­ter­pre­ta­ti­vo a as­ser­ti­vi­da­de diz res­pei­to ao mas­cu­li­no e a pas­si­vi­da­de, ao fe­mi­ni­no. Nes­se sen­ti­do, mu­lhe­res as­ser­ti­vas es­ta­ri­am trans­gre­din­do a or­dem so­ci­al es­ta­be­le­ci­da. Em con­jun­to com es­ta in­ter­pre­ta­ção, o es­tí­mu­lo so­ci­al à mi­so­gi­nia e a re­pro­va­ção so­ci­al da exis­tên­cia de mu­lhe­res au­tô­no­mas, pro­po­si­ti­vas e con­fi­an­tes, as­sim co­mo a sus­pei­ta da ca­pa­ci­da­de de mu­lhe­res em pro­po­rem so­lu­ções co­le­ti­vas, ge­ram uma in­ten­sa rai­va co­le­ti­va di­re­cio­na­da a mu­lhe­res as­ser­ti­vas, as­sim co­mo de­sa­pro­va­ção so­ci­al do com­por­ta­men­to das mes­mas. Mu­lhe­res as­ser­ti­vas são co­lo­ca­das no lu­gar de trans­gres­so­ras da or­dem, ou se­ja, vi­o­la­do­ras. É uma in­ver­são e tan­to do sig­ni­fi­ca­do e va­lor das ações, ten­do raí­zes for­tes e pro­fun­das nas cul­tu­ras pa­tri­ar­ca­is. Mu­lhe­res as­ser­ti­vas são mu­lhe­res as­ser­ti­vas. Pon­to. Vi­o­lên­cia é ou­tro as­sun­to.

A as­ser­ti­vi­da­de co­la­bo­ra pa­ra o an­da­men­to dos pro­ces­sos po­lí­ti­cos, se­ja na ma­cro ou na mi­cro po­lí­ti­ca (po­lí­ti­ca re­pre­sen­ta­ti­va e ins­ti­tu­i­ções; e to­ma­da de de­ci­sões no co­ti­dia­no, res­pec­ti­va­men­te), en­quan­to que a vi­o­lên­cia ob­strui a po­lí­ti­ca. En­quan­to que po­lí­ti­ca é di­á­lo­go, vi­o­lên­cia é su­pres­são  e im­pe­di­men­to de di­á­lo­go. A as­ser­ti­vi­da­de, por sua vez, co­la­bo­ra pa­ra o di­á­lo­go, pois ex­pli­ci­ta opi­ni­ões e po­si­cio­na­men­tos, fa­ci­li­tan­do o en­ten­di­men­to so­bre ar­gu­men­tos, as­sim co­mo o an­da­men­to de pro­ces­sos de de­ci­são. Pa­ra que exis­ta po­lí­ti­ca há que exis­tir as­ser­ti­vi­da­de, to­le­rân­cia em re­la­ção à di­ver­si­da­de de re­a­li­da­des e in­to­le­rân­cia à vi­o­lên­cia. Por sua vez, pa­ra se atin­gir a ex­tin­ção da vi­o­lên­cia, há que exis­tir as­ser­ti­vi­da­de. A su­pres­são da vi­o­lên­cia exi­ge pos­tu­ras in­ci­si­vas e afir­ma­ti­vas, tan­to por par­te dos ci­da­dã­os e ci­da­dãs no co­ti­dia­no, co­mo por par­te do âm­bi­to po­lí­ti­co re­pre­sen­ta­ti­vo, na for­ma de leis e re­gras que vi­sem a de­mo­cra­cia, a paz e o bem es­tar pa­ra to­das e to­dos e não so­men­te pa­ra al­gu­mas par­ce­las da so­ci­e­da­de.

(Da­ni­e­la Al­va­res Beskow, es­cri­to­ra e bai­la­ri­na. Ba­cha­rel e li­cen­cia­da em Ci­ên­cias Po­lí­ti­cas - Unicamp e ba­cha­rel em Co­mu­ni­ca­ção das Ar­tes do Cor­po - PUC-SP). Mes­tran­da em Ar­tes Cê­ni­cas - Unesp-SP)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias