Home / Opinião

OPINIÃO

Novo Refis prevê descontos em juros e multas

No úl­ti­mo dia 31 de maio, de­pois de in­ten­sos de­ba­tes en­tre a equi­pe eco­nô­mi­ca do go­ver­no e os par­la­men­ta­res, foi edi­ta­da a Me­di­da Pro­vi­só­ria n. 783, que cri­ou uma no­va es­pé­cie de Refis, ago­ra de­no­mi­na­da de Pert-Pro­gra­ma Es­pe­ci­al de Re­gu­la­ri­za­ção Tri­bu­tá­ria.

O tex­to veio pa­ra sub­sti­tu­ir o Refis ins­ti­tu­í­do pe­la Me­di­da Pro­vi­só­ria n. 766, que en­con­trou for­te re­sis­tên­cia no Con­gres­so Na­ci­o­nal, es­pe­ci­al­men­te por não ter pre­vis­to qual­quer des­con­to em ju­ros e mul­tas.

Nos úl­ti­mos anos, a Re­cei­ta Fe­de­ral im­ple­men­tou vá­rios par­ce­la­men­tos se­me­lhan­tes. Den­tre os mais fa­mo­sos, ti­ve­mos, em 2009, o “Refis da Cri­se” e, em 2014, o “Refis da Co­pa”.

A des­pei­to das crí­ti­cas que so­frem, es­ses pro­gra­mas bus­cam, além da re­cu­pe­ra­ção de cré­di­tos fis­cais, in­cen­ti­var o au­men­to da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca, já que a re­gu­la­ri­da­de fis­cal é es­sen­cial pa­ra a par­ti­ci­pa­ção em li­ci­ta­ções e ob­ten­ção de fi­nan­cia­men­tos.

De acor­do com as re­gras do pro­gra­ma, po­de­rão ade­rir pes­so­as fí­si­cas e ju­rí­di­cas, in­clu­si­ve aque­las em re­cu­pe­ra­ção ju­di­cial, com dí­vi­das ven­ci­das até 30 de abril de 2017. Os in­te­res­sa­dos po­de­rão for­ma­li­zar o re­que­ri­men­to de ade­são até o dia 31 de agos­to de 2017.

Di­fe­ren­te­men­te do Refis an­te­ri­or, o Pert pre­vê par­ce­la­men­tos em até 180 mes­es com des­con­to má­xi­mo de 90% nos ju­ros e 50% nas mul­tas. Ou­tra no­vi­da­de que me­re­ce des­ta­que é a pos­si­bi­li­da­de de se­rem es­co­lhi­dos os dé­bi­tos que se­rão in­cluí­dos no par­ce­la­men­to.

O go­ver­no pre­ten­de ar­re­ca­dar R$ 13 bi­lhões com o no­vo pro­gra­ma. O âni­mo dos con­tri­buin­tes em ade­rir ao par­ce­la­men­to se­rá de­ci­si­vo pa­ra que se­jam al­can­ça­dos os efei­tos de­se­ja­dos nos co­fres da Uni­ão e no in­cre­men­to da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca.

(Da­ni­el Wal­ner San­ta­na Du­ar­te, ad­vo­ga­do e pro­cu­ra­dor do Es­ta­do)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias