Home / Opinião

OPINIÃO

Os desafios da democracia na modernidade 

Li­ber­da­de, Igual­da­de e Fra­ter­ni­da­de. Fo­ram es­tes os gri­tos de sé­cu­los atrás quan­do se bus­ca­va um fim ou me­lhor, um no­vo co­me­ço as di­ver­sas for­mas de ad­mo­es­ta­ções que a vi­da em co­mu­ni­da­de ha­via tra­zi­do jun­to seu de­sen­vol­vi­men­to. Pois bem, al­can­ça­mos es­se no­vo co­me­ço, sa­í­mos as ru­as com car­ta­zes, quei­ma­mos su­ti­ãs em pra­ça pú­bli­ca, der­ru­ba­mos mu­ros, tu­do is­so pa­ra que pu­dés­se­mos num fu­tu­ro não tão pró­xi­mo, mas que vi­ria a apa­re­cer, ga­ran­tir um es­ta­do on­de a vi­da não fos­se ba­na­li­za­da e a con­di­ção de ca­da in­di­ví­duo se fi­zes­se tão im­por­tan­te que sua vi­o­la­ção sig­ni­fi­cas­se uma afron­ta a con­di­ção hu­ma­na.

Es­sa par­ti­ci­pa­ção ati­va do eu in­di­vi­dual e ao mes­mo tem­po co­le­ti­va na ba­ta­lha con­tra as opres­sões ser­vi­ram de mar­co pa­ra uma no­ção cla­ra acer­ca da for­ça po­pu­lar, do po­der de de­ci­são e prin­ci­pal­men­te do que mais tar­de se­ria co­nhe­ci­do co­mo de­mo­cra­cia. A pre­sen­ça do ci­da­dão que nes­te mo­men­to era re­co­nhe­ci­do co­mo tal fa­zia-se la­ten­te nas de­ci­sões que ca­da na­ção to­ma­va, era es­sa par­ti­ci­pa­ção vi­sí­vel e in­se­pa­rá­vel en­tre po­vo e go­ver­no que tor­na­ra a pa­la­vra de­mo­cra­cia de fa­to sig­ni­fi­ca­ti­va. Tu­do is­so ser­viu não só pa­ra di­tar o pa­pel do Es­ta­do e sua su­bor­di­na­ção ao po­vo, mas tam­bém mos­trou-se es­sen­cial pa­ra a cons­tru­ção da ba­se cons­ti­tu­ci­o­nal de ca­da na­ção, on­de as res­tri­ções bem co­mo as for­mas de pro­te­ção e enal­te­ci­men­to do tra­ta­men­to ao ser hu­ma­no tor­na­ram-se cla­ri­vi­den­tes e é cla­ro, pas­sí­veis de san­ções ca­so fos­sem des­res­pei­ta­das, ou se­ja, os mo­vi­men­tos so­ci­ais mo­vi­dos pe­la in­sa­tis­fa­ção de ca­da in­di­ví­duo ser­vi­ram não so­men­te co­mo for­ma de li­mi­ta­ção ao gi­gan­te Le­vi­a­tã apa­ren­te­men­te so­be­ra­no, mas tam­bém fo­ram fon­tes ins­pi­ra­do­ras da pro­mo­ção, pro­te­ção e cum­pri­men­to da igual­da­de en­tre os ho­mens,  nu­ma es­ca­la não só do âm­bi­to pú­bli­co, mas tam­bém pri­va­da ao di­tar as for­mas con­sen­su­al­men­te con­si­de­ra­das dig­nas de tra­ta­men­to do ser hu­ma­no.

Tor­na-se aqui ab­so­lu­ta­men­te ir­re­le­van­te dis­cu­tir acer­ca des­sa in­ques­ti­o­ná­vel par­ti­ci­pa­ção po­pu­lar na con­quis­ta dos di­rei­tos ho­je go­za­dos por nós, con­tu­do é jus­ta­men­te so­bre es­sa in­ques­ti­o­ná­vel par­ti­ci­pa­ção que me aten­to. Os efei­tos tra­zi­dos por es­sas con­quis­tas não se li­mi­tam ape­nas no go­zo, nos­sa igual­da­de e li­ber­da­de ga­nha­ram ou­tras apa­rên­cias e sig­ni­fi­ca­dos e com is­so al­te­ra­mos o fo­co de nos­sos es­for­ços ou lu­tas pa­ra uma ação bem mais apá­ti­ca, oci­o­sa.

A de­mo­cra­cia trou­xe con­si­go uma no­va for­ma de ação po­pu­lar, des­ta vez um pou­co me­nos ba­ru­lhen­ta, sem gran­des mo­vi­men­tos (sem me re­fe­rir ao Bra­sil nos úl­ti­mos anos) on­de a pos­si­bi­li­da­de de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de bem co­mo a es­co­lha de quem a fa­rá, e não re­ti­ro a im­por­tân­cia des­ta, trou­xe ao ci­da­dão um cer­to co­mo­dis­mo, uma fal­sa sen­sa­ção de que não há ne­ces­si­da­de ou mo­ti­vos pa­ra lu­tas e de que po­de­mos sem­pre co­brar de nos­sos re­pre­sen­tan­tes es­sa fun­ção,  fez com que nos tor­nás­se­mos “se­den­tá­rios po­lí­ti­cos”. A ação ati­va e la­ten­te an­tes vi­va, ho­je pa­re­ce es­tar dis­tan­te, si­len­cio­sa, tal­vez com ex­ce­ção de gru­pos es­pe­cí­fi­cos for­ma­dos por mi­no­ri­as que ser­vem de pro­va vi­va na ten­ta­ti­va de mos­trar que ob­via­men­te ain­da há mo­ti­vos pa­ra sair­mos to­dos as ru­as, de que não al­can­ça­mos a per­fei­ção na de­mo­cra­cia e de que os mo­vi­men­tos so­ci­ais bem co­mo os re­sul­ta­dos des­tes dei­xa­dos por nos­sos an­te­pas­sa­dos ain­da ca­re­cem de ma­nu­ten­ção. Por ou­tro la­do, es­sa ação tão in­ve­já­vel de par­ti­ci­pa­ção por par­te de mi­li­tan­tes e que de cer­ta for­ma po­de ser com­pa­ra­da a já es­que­ci­da for­ma par­ti­ci­pa­ti­va de um ci­da­dão gre­go se de­sen­vol­ve de uma for­ma an­ta­gô­ni­ca.  Nes­ses ca­sos es­pe­cí­fi­cos a par­ti­ci­pa­ção bem co­mo os in­te­res­ses le­van­ta­dos, di­zem res­pei­to a gru­pos da mes­ma for­ma es­pe­cí­fi­cos e  que por sua vez es­tão lu­tan­do por in­te­res­ses do pró­prio gru­po, se­ja pe­lo re­co­nhe­ci­men­to, se­ja pe­la cri­a­ção de le­gis­la­ções ou for­mas de le­gi­ti­ma­ção ou mes­mo pe­la vi­si­bi­li­da­de, mas que de cer­ta for­ma aca­bam por res­trin­gir es­se ani­mus a uma par­ce­la da so­ci­e­da­de que se in­te­res­se por elas e não nu­ma es­ca­la que com­pre­en­da to­da a so­ci­e­da­de de for­ma a ga­ran­tir a es­sa par­ti­ci­pa­ção não só uma ver­da­de ou plau­si­bi­li­da­de de ações e lu­tas, mas ho­mo­ge­ne­i­da­de a mes­ma.

Os re­sul­ta­dos da mo­der­ni­da­de não se res­trin­gem ape­nas as di­ver­sas for­mas de di­rei­tos re­co­nhe­ci­dos e tan­tos ou­tros cri­a­dos de for­ma até se­rem di­vi­di­dos por ge­ra­ções, mas na mes­ma pro­por­ção a um dis­tan­ci­a­men­to por par­te dos au­to­res des­ses mes­mos di­rei­tos. Se num pas­sa­do nem tão dis­tan­te a con­quis­ta por es­ses di­rei­tos mos­tra­vam-se dis­tan­tes e até mes­mo utó­pi­cos, a con­tem­po­ra­ne­i­da­de pa­re­ce es­tar se en­car­re­gan­do de tor­na-los mais uma vez dis­tan­tes e sem que­rer ser pes­si­mis­ta, com gran­des ris­cos de ex­tin­ção. O ris­co mai­or tal­vez se con­cen­tre nes­se dis­tan­ci­a­men­to ex­tre­mo e que con­se­quen­te­men­te de­po­si­ta to­do e qual­quer em­pe­nho nas en­ti­da­des ou nos me­ca­nis­mos de mer­ca­do pro­mo­ven­do mais uma vez es­sa con­ver­são par­ti­ci­pa­ti­va en­tre au­tor e ator so­ci­al.

A de­mo­cra­cia de­ve as­sim co­mo a so­ci­e­da­de re­no­var-se a ca­da dia, in­cor­po­ran­do-se as ações e con­vic­ções di­á­rias de mo­do que se fa­ça for­te a ca­da nas­cer do sol e não que se in­ti­mi­de di­an­te de dis­cur­sos ca­mu­fla­dos on­de a exal­ta­ção do pró­prio eu se fa­ça su­pe­ri­or ou mais ur­gen­te do que o ou­tro. Da mes­ma for­ma a so­ci­e­da­de de­ve in­cor­po­rar pa­ra si uma ta­re­fa que de fa­to não é sim­ples e ja­mais se­rá, a con­sci­ên­cia de que a de­mo­cra­cia, a li­ber­da­de e to­dos os de­mais di­rei­tos ho­je con­si­de­ra­dos ina­li­e­ná­veis fa­zem par­te de um com­ple­xo pro­ces­so mui­tas ve­zes vis­to co­mo in­sus­ten­tá­vel já que re­a­li­zam uma im­por­tan­te li­mi­ta­ção es­ta­tal e que con­se­quen­te­men­te so­frem cons­tan­tes ata­ques. Des­sa for­ma não se tra­ta ape­nas de se re­co­nhe­cer seu va­lor, mas ain­da mais im­por­tan­te de se per­sis­tir por sua exis­tên­cia.

Se nos­sos an­te­pas­sa­dos pu­de­ram fa­zer tan­to, mes­mo com as li­mi­ta­ções que a épo­ca os im­pu­nha, a con­tem­po­ra­ne­i­da­de pos­sui ar­mas su­fi­ci­en­tes ca­pa­zes não só de ga­ran­tir a exis­tên­cia des­tes, mas de es­ten­dê-los de for­ma tão gri­tan­te que pos­sam ser au­dí­veis mes­mo nos mais inós­pi­tos can­tos da ter­ra. Pa­ra is­so a ní­ti­da com­pre­en­são da par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca e so­ci­al se faz ne­ces­sá­ria, de for­ma que con­fi­e­mos mui­to mais nos au­to­res des­se pro­ces­so do que nos me­ros ato­res mui­tas ve­zes dis­tan­tes de­le. Que te­nha­mos sim con­si­de­ra­ção pe­la lei que nos re­gu­la vis­to que ela é nos­sa sal­va­guar­da, mas que a con­fi­an­ça no de­ver não se per­ca e que atro­ci­da­des an­tes pra­ti­ca­das em no­me de ide­o­lo­gi­as não ga­nham in­cen­ti­vo, afi­nal no fu­tu­ro não se­rão as leis que nos sal­va­rão de nós mes­mos.

(Saymonn Ca­e­ta­no Fer­rei­ra, ba­cha­rel em Di­rei­to e gra­du­an­do de Fi­lo­so­fia-UFG)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias