Home / Opinião

OPINIÃO

Caldas Novas agradece Marconi, Jayme e Vecci!

Go­i­ás na Fren­te! É as­sim que o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) vê nos­so Es­ta­do. Saiu da men­te do lí­der mai­or da po­lí­ti­ca go­i­a­na a ideia de re­vo­lu­ci­o­nar Go­i­ás com gran­des obras. Mar­co­ni co­me­çou por on­de de­ve-se co­me­çar: pe­los mu­ni­cí­pios.

É co­mo sem­pre di­go: é nas ci­da­des que o po­vo vi­ve, le­va os fi­lhos na es­co­la, usa o ser­vi­ço de sa­ú­de pú­bli­ca, tran­si­ta pe­las ru­as, pre­ci­sa de se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

O pro­gra­ma do Go­ver­no de Go­i­ás vem fa­zen­do uma ver­da­dei­ra re­vo­lu­ção do bem na ci­da­des go­i­a­nas. Con­ver­so sem­pre com ou­tros pre­fei­tos e ve­jo a sa­tis­fa­ção dos ges­to­res em re­ce­ber re­cur­sos pa­ra am­pli­ar re­des de água tra­ta­da, cu­i­dar bem das es­co­las, cri­ar mais uni­da­des de sa­ú­de, re­for­mar o as­fal­to, ze­lar da ma­lha vi­á­ria in­ter­na das ci­da­des.

Fa­lo com pro­pri­e­da­de das con­quis­tas que o Go­i­ás na Fren­te co­me­çou a tra­zer pa­ra Cal­das No­vas. É ver­da­dei­ro pa­co­te de obras pa­ra a mai­or ci­da­de tu­rís­ti­ca de Go­i­ás e do Cen­tro-Oes­te bra­si­lei­ro. Em Cal­das No­vas, sou mui­to gra­to a to­dos os lí­de­res po­lí­ti­cos que me au­xi­li­am na con­du­ção da nos­sa ci­da­de ru­mo ao pro­gres­so.

Cla­ro que co­me­ço agra­de­cen­do ao go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, que é o vi­si­o­ná­rio ti­mo­nei­ro des­se pro­je­to. Foi com as mãos de Mar­co­ni que ter­mi­na­mos e en­tre­ga­mos pa­ra a co­mu­ni­da­de o Co­lé­gio Pa­drão Sé­cu­lo XXI, do Se­tor Cal­das do Oes­te.

É uma ação be­lís­si­ma, com Edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra mais de 1000 jo­vens, mas que se ar­ras­ta­va co­mo uma no­ve­la me­xi­ca­na, por con­ta de uma gran­de dis­pu­ta ju­di­cial en­tre as em­pre­sas que co­me­ça­ram a obra.

Mar­co­ni e a mi­nha ami­ga se­cre­tá­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção, ex-de­pu­ta­da fe­de­ral Ra­quel Tei­xei­ra fo­ram lá e re­sol­ve­ram a pen­den­ga. Lu­ta­mos e o re­sul­ta­do veio. Mar­qui­nho Pal­mer­ston, de­pu­ta­do da ci­da­de, meu ex-vi­ce-pre­fei­to, tam­bém foi de­ter­mi­nan­te nes­sa con­quis­ta, atu­an­do co­mo um guer­rei­ro pe­las cau­sas de Cal­das No­vas.

De­pois de en­tre­gar o gran­de co­lé­gio, re­ce­be­mos em Cal­das No­vas o pre­si­den­te da Agên­cia Go­i­a­na de Tran­spor­tes e Obras Pú­bli­cas (Age­top), Jayme Rin­cón. Ele não veio de mãos aba­nan­do. Ao la­do de qua­se to­dos os pre­fei­tos das ci­da­des aqui do Sul e do Su­des­te go­i­a­no, sa­í­mos com obras pa­ra en­tre­gar às nos­sas co­mu­ni­da­des.

Em Cal­das No­vas, o che­fe da Age­top anun­ciou e foi em lo­co ver as obras do Cre­deq, um co­los­sal hos­pi­tal pa­ra tra­ta­men­to de de­pen­den­tes quí­mi­cos. Fez mais: pas­sou pe­la GO que li­ga Cal­das No­vas a Mar­za­gão, e por con­se­guin­te, um dos ca­mi­nhos pa­ra Ca­ta­lão, e foi pon­tu­an­do os tre­vos que se­rão edi­fi­ca­dos na ro­do­via pa­ra dar se­gu­ran­ça à mo­ra­do­res e mo­to­ris­tas.

Nes­sa mes­ma es­tra­da, Jayme e eu con­fe­ri­mos de per­tís­si­mo, com ré­gua na mão, a es­pes­su­ra da ca­pa as­fál­ti­ca. É mes­mo CM30 de qua­li­da­de! Se­gui­mos de­pois pa­ra du­as ro­do­vi­as que tan­to pe­di a Jayme Rin­cón e ele as fez: a re­cons­tru­ção da li­ga­ção en­tre Cal­das No­vas e Ipa­me­ri, que já es­tá pron­ta, e a via que che­ga até Pi­res do Rio, to­tal­men­te em re­cons­tru­ção.

A pa­la­vra é exa­ta­men­te es­sa: re­cons­tru­ção! Ar­ran­ca­ram o as­fal­to ve­lho, or­ga­ni­za­ram uma no­va ter­ra­pla­na­gem, re­fez do ze­ro, no­vi­nho, em ex­ce­len­te qua­li­da­de.

Há mais obras pa­ra se­rem en­tre­gues em Cal­das No­vas. Com o Go­ver­no de Go­i­ás, ter­mi­na­mos re­ser­va­tó­rios de água po­tá­vel em par­ce­ria com o De­mae, nos­so de­par­ta­men­to de águas. Com a ami­za­de que nu­tro pe­lo vi­ce-go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton, con­se­gui­mos con­quis­tas im­por­tan­tes, co­mo o con­vê­nio de R$ 5 mi­lhões de re­ais pa­ra pa­vi­men­ta­ção de bair­ros de Cal­das No­vas.

Eu, que vim da ex­tre­ma po­bre­za, mo­rei em rua de ter­ra e sei a di­fi­cul­da­de que é. Por is­so, com o re­cur­so ob­ti­do pe­lo vi­ce-go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton e meu ami­go, ir­mão, lí­der, pre­si­den­te do meu par­ti­do, o PP, se­na­dor Wil­der Mo­ra­is, va­mos ti­rar mui­ta gen­te da la­ma e da po­ei­ra.

Co­mo te­mos um vá­cuo mui­to gran­de de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de na Câ­ma­ra Fe­de­ral, vis­to que a elei­ta pe­la ci­da­de, com 20 mil vo­tos lo­ca­is, te­ve o des­pau­té­rio de man­dar ape­nas R$ 22 re­ais pa­ra a Sa­ú­de de Cal­das No­vas, fui atrás de ou­tros de­pu­ta­dos fe­de­ra­is pa­ra aju­dar Cal­das No­vas. Os en­con­trei, cla­ro, por que não fo­gem à lu­ta!

Abra­cei com o Vec­ci, ir­mão, lu­ta­dor, que es­tá co­la­bo­ran­do mui­to pa­ra equi­par­mos as uni­da­des de sa­ú­de que cons­tru­í­mos em Cal­das No­vas. Já são 12 no­vas, uma dú­zia de es­pa­ços de ex­ce­len­te qua­li­da­de pa­ra aten­der ao po­vo com mé­di­co, odon­tó­lo­go e psi­có­lo­go. Vec­ci tam­bém é um gran­de ali­a­do nas obras de in­fra­es­tru­tu­ra.

Na área da Ha­bi­ta­ção, te­nho co­mo par­cei­ro o ami­go Mar­cos Abrão, que aju­dou Cal­das No­vas com o pro­gra­ma ‘Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da’. Es­ta­mos em fa­se fi­nal de cons­tru­ção de 768 apar­ta­men­tos po­pu­la­res no bair­ro Ita­nhan­gá 2, fa­zen­do da obra a mai­or da ha­bi­ta­ção no in­te­ri­or go­i­a­no.

Te­mos mais ami­gos e ali­a­dos em Cal­das No­vas. Ci­to o re­pu­bli­ca­no Ru­bens Oto­ni, sem­pre pró­xi­mo dos lí­de­res do PT lo­cal, e uma mão ami­ga da sa­ú­de. Aplau­do tam­bém Ale­xan­dre Baldy, co­la­bo­ra­dor em in­fra­es­tru­tu­ra, e o Heul­ler Cru­vi­nel, de Rio Ver­de, mas par­cei­ro dos plei­tos da nos­sa ci­da­de nos mi­nis­té­ri­os das Ci­da­des e Agri­cul­tu­ra.

Dei­xo meus pa­ra­béns tam­bém ao lí­der Jo­ão Cam­pos, mui­to pró­xi­mo das igre­jas evan­gé­li­cas de Cal­das No­vas e sem­pre um par­cei­ro de to­das as ho­ras no cam­po da se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

Com Go­i­ás na Fren­te, Cal­das No­vas se de­sen­vol­ve! Com tan­tos ami­gos, Cal­das No­vas al­can­ça o pro­gres­so que tan­to al­me­jo! Quem tor­ce con­tra, po­de pa­rar. Cal­das No­vas se­gui­rá cres­cen­do!

(Evan­dro Ma­gal, pre­fei­to de Cal­das No­vas pe­lo quar­to man­da­to, ex-de­pu­ta­do es­ta­du­al e se­cre­tá­rio de Es­ta­do)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias