Home / Opinião

OPINIÃO

Desconfiança nas instituições públicas

Nos es­ter­to­res do sé­cu­lo XX, bem me lem­bram aque­les tem­pos, nin­guém ima­gi­na­va pas­sar o que es­ta­mos pas­san­do no iní­cio do XXI . E tal at­mos­fe­ra a con­si­de­rar que ain­da es­ta­mos nos al­bo­res da era di­gi­tal. O cer­to é que pa­de­ce­mos de vá­ri­as cri­ses pe­lo mun­do afo­ra  e o Bra­sil es­tá a in­te­grar es­se con­tex­to.

Quan­do fa­ze­mos um re­tros­pec­to da his­tó­ria, cons­ta­ta­mos que a hu­ma­ni­da­de so­freu as mais di­ver­sas cri­ses. Fo­ram dra­mas e tra­gé­di­as de do­en­ças, de guer­ra, de con­fli­tos ge­o­po­lí­ti­cos, na­tu­ra­is e sís­mi­cas co­mo ter­re­mo­tos e ma­re­mo­tos; tor­tu­ras e mas­sa­cres nas mãos de di­ta­do­res e dés­po­tas, o so­fri­men­to de ne­gros co­mo es­cra­vos; etc.

Quan­do se lem­bra dos re­gi­mes ti­râ­ni­cos, o bom se­ria que to­dos eles fos­sem ape­nas re­gis­tros his­tó­ri­cos. Co­mo o foi nos­so re­gi­me mi­li­tar de 1964-1985. La­men­ta­vel­men­te, em ple­no sé­cu­lo XXI ain­da so­bre­vi­vem al­gu­mas for­mas de go­ver­no ti­râ­ni­co, ca­so de Cu­ba, Co­réia do Nor­te e al­guns paí­ses da Ásia e da Áfri­ca. Mais me­lan­có­li­co ain­da é ha­ver em nos­sa épo­ca o res­sur­gi­men­to de um go­ver­no de ex­ce­ção (di­ta­to­ri­al) co­mo a Ve­ne­zu­e­la. Re­fe­ri­do go­ver­nan­te (Ni­co­lás Ma­du­ro) ob­tem o pe­nhor e aval de al­guns paí­ses la­ti­nos que ain­da são re­gi­mes ti­râ­ni­cos e ou­tros com fa­cha­da de de­mo­cra­cia, mas que na prá­ti­ca e em ter­mos de li­ber­da­des in­di­vi­dua­is com­por­tam em mes­mo grau ou pi­or do que o tal do bo­li­va­ria­nis­mo (in­jus­ti­ça com Si­mon Bo­lí­var),   do fa­le­ci­do Hu­go Cha­ves.

Quan­do o par­ti­do dos tra­ba­lha­do­res (PT) as­su­miu a pre­si­dên­cia do Bra­sil em 2002, in­de­pen­den­te­men­te de sim­pa­tia ou fi­li­a­ção par­ti­dá­ria, to­dos al­me­ja­vam que o pa­ís ti­ves­se o sal­to de pros­pe­ri­da­de em to­das as se­a­ras so­ci­ais. Afi­nal, o di­ri­gen­te-mor da na­ção, Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va, já era ho­mem ca­le­ja­do na vi­da, co­mo ex me­ta­lúr­gi­co e ex per­se­gui­do da di­ta­du­ra mi­li­tar.

Nos seus pri­mei­ros qua­tro anos de man­da­to, hou­ve de fa­to pro­gres­so, mui­tos pro­gra­mas be­ne­fi­cen­tes e avan­ços so­ci­ais. Mas, fo­ram só es­sas con­quis­tas. Um go­ver­nan­te não go­ver­na so­zi­nho. E do tal fi­si­o­lo­gis­mo e bal­cão de ne­gó­ci­os ne­nhum bom ou mau po­lí­ti­co es­ca­pa. Foi en­tão nos ter­mos e cláu­su­las des­sa po­lí­ti­ca su­ja e po­dre que sur­giu o mai­or es­que­ma de cor­rup­ção, su­bor­nos e des­vi­os de di­nhei­ro dos co­fres das es­ta­tais. Es­ta­mos a fa­lar do Men­sa­lão e ou­tros men­sa­li­nhos da cor­rup­ção.  Era as­sim que fun­cio­na­va o con­gres­so. Ou me­lhor, é as­sim que fun­cio­na. Mui­tos de seus mem­bros se tor­nam ve­nais, cor­rup­tos e cor­rup­to­res.

O re­sul­ta­do é que o pa­ís foi jo­ga­do na pi­or cri­se de sua his­tó­ria. De sor­te que no es­tá­gio em que nos en­con­tra­mos nin­guém dos po­de­res se sal­va de al­gum “be­ne­fí­cio” ou par­ti­ci­pa­ção no mai­or es­que­ma cri­mi­no­so do mun­do. As­sim o afir­mam to­das as au­to­ri­da­des in­te­gran­tes da po­lí­cia fe­de­ral, do mi­nis­té­rio pú­bli­co e do ju­di­ci­á­rio. A qua­dri­lha do mai­or es­que­ma de cor­rup­ção do Bra­sil e do mun­do ini­ciou no go­ver­no do pre­si­den­te Lu­la em 2005. Mes­mo com vá­rios con­de­na­dos,  a rou­ba­lhei­ra, su­bor­no e frau­des se per­pe­tu­a­ram por anos a fio. Mais que is­so, to­dos os pró­ce­res e li­de­res do PT fi­ze­ram es­co­la e um vas­to dis­ci­pu­la­do por­que de­pois vi­e­ram ou­tras ca­ma­ri­lhas e car­té­is que di­la­pi­da­ram mui­tas es­ta­tais co­mo a Pe­tro­bras e su­as sub­si­di­á­rias de fa­bri­ca­ção e co­mér­cio de pe­tró­leo e com­bus­tí­veis. Até a Ele­tro­bras e DNDES en­tra­ram nes­se im­bró­glio.

A par da cri­se eco­nô­mi­ca e de re­ces­são em que o pa­ís foi jo­ga­do vi­e­ram ou­tras de igual gra­vi­da­de. Ci­tam-se aqui as cri­ses po­lí­ti­ca e de cre­di­bi­li­da­de. Tem si­do de acei­te con­sen­su­al que nos­sa na­ção nun­ca es­te­ve em tão al­to des­cré­di­to com o que se tem de mo­men­to. Com tal ce­ná­rio que se per­pe­tua por anos é na­tu­ral que ou­tras cri­ses sur­jam co­mo no tu­ris­mo, no in­ves­ti­men­to de ca­pi­tal es­tran­gei­ro etc; e o pa­ís mer­gu­lhan­do ca­da vez mais nes­se lo­da­çal de go­ver­na­bi­li­da­de , de des­cré­di­to in­ter­no e ex­ter­no a per­der de vis­ta.

Não es­que­cen­do que in­ter­na­men­te te­mos cri­ses na sa­ú­de, na edu­ca­ção, na se­gu­ran­ça, nos sis­te­mas de tran­spor­te, en­tre ou­tros. E o que tor­na mais gra­vo­sas re­fe­ri­das cri­ses é ima­gi­nar que até as ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas es­tão ame­a­ça­das de cri­ses. Bas­ta re­fle­tir a se­guin­te si­tu­a­ção. Os po­de­res Exe­cu­ti­vo e Le­gis­la­ti­vo já es­tão es­pan­don­ga­dos e em fran­ga­lhos de tan­tas tra­fi­cân­cias e des­cré­di­to.

Ago­ra se até  Ju­di­ci­á­rio e mi­nis­té­rio pú­bli­co per­dem cré­di­to e o seu mú­nus pú­bli­co, aqui nes­te es­tá­gio es­ta­mos to­dos per­di­dos. Nos res­ta en­tão mu­dar­mos pa­ra a lua, por­que pa­ra os “Sta­tes” do Trump, de tan­ta tra­pa­lha­da in­ter­na­ci­o­nal,  é que não vou!. Ele já pen­sou em uma mu­ra­lha se­pa­ran­do o Mé­xi­co. E o que ele mais quer, com ou sem ra­zão, é bar­rar a en­tra­da de ou­tros imi­gran­tes. Mar­te, Mar­te, se­rá que da­ria pa­ra mo­rar nes­se lon­gín­quo pla­ne­ta. Não, não, lá fal­tam agua po­tá­vel e oxi­gê­nio. Mes­mo es­fu­ma­ça­da e com efei­to es­tu­fa, a Ter­ra ain­da con­ti­nua re­don­da e boa pa­ra mo­rar.

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM – fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra – www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62) 98224-8810)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias