Home / Opinião

OPINIÃO

Negras e negros no poder e como chegar lá

O único caminho que res­ta a negras e negros é chegar ao poder. Somente pela re­presentatividade política es­sas cidadãs e esses cidadãos serão reconhecidos como tal, e a população negra deixará de ser oprimida, violentada e excluída do meio de bem-es­tar social a que todos almeja­mos. O trajeto é longo, a luta é árdua, mas a causa é justa, necessária e urgente.

A população negra no Bra­sil é a que mais sofre com a desigualdade social, é a que mais carece de políticas públi­cas protetivas e afirmativas, é a que mais está exposta à vio­lência, e a mais vulnerável so­cialmente. Sou negro, preto, e digo, muitas vidas estão se per­dendo, jovens são jogados na marginalidade por falta de op­ção de vida digna, são eles, os negros, que lotam as cadeias.

Nos últimos tempos, é co­mum as pessoas empregarem a palavra “empoderamento”, que vem do verbo “empode­rar”, e se refere ao ato de dar ou conceder poder para si pró­prio ou para outrem, quando se faz comparativo de classes sociais. Buscar essa condição de empoderamento é deter­minante para que nós, negras e negros tenhamos voz, seja­mos ouvidos e representados nas instâncias de poder. Isso se faz, por meio de um proces­so de educação contínua e de construção coletiva.

Nossa luta deve estar pau­tada em políticas públicas, em educação, lazer e saúde. É preciso politizar a popula­ção trabalhadora de negras e negros; termos um projeto de nação que parta da fala delas e deles, que são maioria po­pulacional e minoria política e econômica, e exigir o domí­nio de fazer política e de se­rem igualmente mandatários.

As ações afirmativas na educação e no serviço públi­co devem ser cuidadas com maior zelo, pois permitem que formemos uma elite negra no campo da ciência, pesquisa, intelectualidade e burocracia. O que nos desafia, desde já, é transformar essa massa espe­cializada, que escapará do lu­gar comum de ser negra e ne­gro no Brasil, numa imensa vanguarda que elevará a luta racial e será capaz de remode­lar esse quadro social no país.

André Luiz Barbosa do Nascimento é presidente Esta­dual da Unegro - União de Ne­gros e Negras pela Igualdade

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias