Home / Opinião

OPINIÃO

Airbnb e os condomínios residenciais

Mui­to tem se fa­la­do de tec­no­lo­gia e ser­vi­ços ofe­re­ci­dos por meio de apli­ca­ti­vos e pla­ta­for­mas di­gi­tais. En­tre uma in­fi­ni­da­de dis­po­ní­vel des­ta­cam-se airbnb, uber, ifo­od, Tri­va­go, pet an­jo, en­fim, mi­lha­res de ser­vi­ços que co­nec­tam pes­so­as e ser­vi­ços.

O airbnb tem da­do o que fa­lar nos con­do­mí­nios da ci­da­de de São Pau­lo e até mes­mo tem si­do mo­ti­vo de pau­ta em vá­ri­as as­sem­blei­as na ten­ta­ti­va de "re­gu­la­men­tar" sua uti­li­za­ção.

Exis­tem con­dô­mi­nos com pen­sa­men­tos mais mo­der­nos e que que­rem ter a pos­si­bi­li­da­de de lo­car seu imó­vel por uma noi­te, ou até mes­mo um quar­to do seu imó­vel pa­ra pes­so­as que se in­te­res­sam por es­se ti­po de ser­vi­ço, com cus­to mais aces­sí­vel do que um Ho­tel e, às ve­zes, co­mo al­ter­na­ti­va a fal­ta de quar­tos dis­po­ní­veis na ci­da­de.

Mas o as­sun­to não é tra­ta­do com tan­ta fa­ci­li­da­de en­tre os mo­ra­do­res. Na ver­da­de, sín­di­cos e ad­mi­nis­tra­do­res sem­pre têm su­as dú­vi­das so­bre es­se ti­po de si­tu­a­ção, sen­do que a prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção é com a se­gu­ran­ça dos de­mais mo­ra­do­res.

En­tre­tan­to, não exis­te uma lei es­pe­cí­fi­ca que re­gu­la­men­te es­se ti­po de lo­ca­ção, a Lei do in­qui­li­na­to nº 8.245/1991, pre­vê du­as si­tu­a­ções que são a lo­ca­ção tí­pi­ca por mais de 90 di­as e lo­ca­ção por tem­po­ra­da de até 90 di­as.

En­tão não dá pa­ra fa­zer na­da? Va­mos fi­car atrás dos tem­pos mo­der­nos e im­pe­di­dos de lo­car nos­sos imó­veis por tem­po me­nor do que 90 di­as? Va­mos en­trar num acor­do? Pre­ci­so lo­car meu imó­vel pa­ra pa­gar o con­do­mí­nio em dia!

São vá­rios ques­ti­o­na­men­tos co­mo es­ses nas por­ta­ri­as dos con­do­mí­nios.

Mas o con­do­mí­nio tem um ato cons­ti­tu­ti­vo que é a Con­ven­ção de Con­do­mí­nio e um Re­gu­la­men­to In­ter­no, jus­ta­men­te pa­ra di­ri­mir dú­vi­das so­bre a uti­li­za­ção do em­pre­en­di­men­to que na mai­o­ria das ve­zes é pa­ra uso ex­clu­si­vo re­si­den­ci­al e lo­ca­ção por um dia, com vá­rios lo­ca­tá­rios num mes­mo mês, po­de ser en­ca­ra­da co­mo ati­vi­da­de co­mer­cial, por­tan­to, pro­i­bi­da e pas­sí­vel de mul­ta ao pro­pri­e­tá­rio.

Já exis­tem vá­ri­as de­ci­sões ju­di­ci­ais pro­i­bin­do es­se ti­po de lo­ca­ção, ba­se­a­das no ar­gu­men­to da mo­ra­dia ser de uso ex­clu­si­vo re­si­den­ci­al, por­tan­to, exis­te a pos­si­bi­li­da­de de pro­i­bi­ção por par­te dos ad­mi­nis­tra­do­res do con­do­mí­nio.

Ago­ra é se o con­do­mi­nio qui­ser per­mi­tir es­se ti­po de lo­ca­ção, po­de?

Sim, des­de que apro­va­do por una­ni­mi­da­de dos mo­ra­do­res, (Art. 1351 do CC) nu­ma as­sem­bleia es­pe­cí­fi­ca con­vo­ca­da pa­ra es­se fim, que al­te­ra­rá a for­ma de uti­li­za­ção de ex­clu­si­va re­si­den­ci­al pa­ra de uso múl­ti­plo, e se al­te­re a Con­ven­ção do Con­do­mí­nio e o Re­gu­la­men­to In­ter­no, con­si­de­ran­do es­sa pos­si­bli­da­de e co­lo­can­do re­gras cla­ras pa­ra uti­li­za­ção, pois num con­do­mí­nio não é só a área in­ter­na pri­va­ti­va do imó­vel, tem que se ver que há áre­as co­muns e de la­zer etc Mui­tas de­las com re­gu­la­men­ta­ção pró­pria, ti­po pa­ra se usar a pis­ci­na pre­ci­sa de exa­me mé­di­co.

Com is­so con­cluo que da for­ma com que nos­sa le­gis­la­ção re­gu­la­men­ta os con­do­mí­nios re­si­den­ci­ais, tor­na es­se ti­po de lo­ca­ção co­mo im­pró­pria de uti­li­za­ção sob qual­quer ar­gu­men­to dos in­te­res­sa­dos.

(Car­los Jo­sé Ber­zo­ti é em­pre­sá­rio e pa­les­tran­te es­pe­cia­li­za­do no mer­ca­do imo­bi­liá­rio)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias