Opinião

Dominação rural da cidade - Final

diario da manha

A Vi­la e Mu­ni­cí­pio, cri­a­dos pe­la Lei es­ta­du­al 257 de 1905, en­tram na his­tó­ria de­mo­grá­fi­ca num pri­mei­ro cen­so de 1920, quan­do a po­pu­la­ção foi es­tu­da­da e quan­ti­fi­ca­da pe­la pri­mei­ra vez, re­par­ti­da em “zo­na ru­ral”, pre­do­mi­nan­te, e “zo­na ur­ba­na”, já dis­tri­bu­í­da por se­xo. Eram 4.154 ha­bi­tan­tes, com 2.234 ho­mens e 1.920 mu­lhe­res, “qua­se to­dos na zo­na ru­ral”. Es­se pre­do­mí­nio du­rou cin­co dé­ca­das, al­can­çan­do 1970, quan­do a po­pu­la­ção ur­ba­na, pe­la pri­mei­ra vez em sua his­tó­ria, ul­tra­pas­sou a ru­ral, bu­có­li­co-te­lú­ri­ca, ca­rac­te­rís­ti­ca  das fa­zen­das e de tu­do o que ali se pen­sa, se pro­duz  e se  pra­ti­ca, da de­ca­den­te aris­to­cra­cia cam­pe­si­na, tí­pi­ca dos co­ro­néis, sem­pre dis­pu­tan­do he­ge­mo­nia e po­der, à ain­da ati­va cul­tu­ra, ora eru­di­ta, so­bre­tu­do cai­pi­ra, des­ta­ca­da na li­te­ra­tu­ra, por exem­plo,  pe­lo ex­cep­cio­nal  “Tro­pas e Boi­a­das”, de Hu­go de Car­va­lho Ra­mos, um dos li­vros mais  em­ble­má­ti­cos da cul­tu­ra go­i­a­na, 1ª edi­ção de 1917, por­tan­to cen­te­ná­ria, res­ga­tan­do, além da vi­da in­ten­sa e me­lan­có­li­ca de Hu­go de Car­va­lho, a lín­gua e vi­da dos tro­pei­ros e tan­ge­ri­nos do ser­tão, que não tem na­da a ver com o in­cer­to e in­cul­to, pa­ra não di­zer atra­sa­do, dos que acham que o ho­mo sa­pi­ens é o cen­tro do Uni­ver­so, po­den­do, com ba­se não sei em que, sub­ju­gar as de­mais es­pé­ci­es.

Em  sen­ti­do po­é­ti­co, creio que nin­guém mos­trou me­lhor a vi­da “ru­ral go­i­a­na”, do que o es­cri­tor – fun­da­men­tal­men­te po­e­ta – Gil­ber­to Men­don­ça Te­les que, além de no­tá­vel es­cri­tor e en­sa­ís­ta nas ter­ras de nas­ci­men­to, on­de con­se­gue ser uni­ver­sal e re­gi­o­nal co­mo um dos mai­o­res ex­po­en­tes da li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra,  ja­mais es­que­ceu o for­te te­lu­ris­mo e li­ris­mo ru­ral dos seus sa­u­do­sos rin­cões go­i­a­nos, nes­se mais cen­tra­li­za­do Es­ta­do do Bra­sil. Faz is­so atra­vés de apu­ra­do tra­ba­lho in­te­lec­tu­al, mais pre­ci­sa­men­te po­é­ti­co”, ten­do co­mo me­lhor exem­plo a jus­ti­fi­car o seu pro­je­to “sub­je­ti­vo-es­té­ti­co”, a opor­tu­na me­tá­fo­ra “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”, re­pre­sen­ta­da em li­vro ho­mô­ni­mo de 1982, on­de a pre­o­cu­pa­ção cam­pe­si­na co­me­ça num tra­ça­do da ca­pa, exi­bin­do um pa­pa­gaio de fron­te azul, uma co­bra ji­boia e uma on­ça pin­ta­da, so­bre bu­có­li­ca ve­ge­ta­ção do cer­ra­do, sa­in­do a 7ª edi­ção em 2013, ain­da mais es­me­ra­da, com bri­lhan­te pre­fá­cio do es­cri­tor Car­los Go­mes de Car­va­lho. Além de uma sín­te­se da po­e­sia tra­ba­lha­da de Gil­ber­to, é uma obra de amor à ter­ra na­tal – com seu po­vo, su­as len­das-mi­tos, co­mo a em­ble­má­ti­ca do sa­ci pe­re­rê, su­as ár­vo­res, rios e bi­chos, sem qual­quer sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo dos que acham que po­dem do­mi­nar a na­tu­re­za. Com as edi­ções ci­ta­das, “sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na”, mos­tra o la­do cam­pe­si­no go­i­a­no de di­ver­sos mo­dos, sem­pre atra­vés de apu­ra­das e co­mo­ven­tes po­e­si­as. Na me­mó­ria e es­per­te­za de um sa­ci, na me­tá­fo­ra do pró­prio li­vro on­de Gil­ber­to, sem a me­nor dú­vi­da,  é o per­so­na­gem mais im­por­tan­te; na lin­gua­gem, on­de al­gu­mas ve­zes se “alem­bra du­ma tar­de na ro­ça: a po­ei­ra da boi­a­da e o ber­ran­te cor­tan­do e dan­do nó; nu­ma de­cla­ra­ção/in­ven­tá­rio, on­de re­cor­da “cin­quen­ta al­quei­res go­i­a­nos de mon­ta­nha e la­gar­ti­xas te­nho al­to pa­ra­í­so des­te pla­nal­to, on­de ha­bi­to plan­tan­do pe­dras, cri­an­do nu­vens, num va­go pro­je­to de ga­do e mi­na de urâ­nio, cen­tral de lé­gu­as e ven­tos na cha­pa­da  mais bo­ni­ta de Go­i­ás”; na Ge­o­gra­fia do mi­to, além de vá­ri­as ou­tras mo­da­li­da­des, o “sa­ci go­i­a­no é do Pe­re­rê: pas­sa o ano to­do jun­to de vo­cê, er­guen­do saia de mo­ça den­go­sa. Pu­lan­do cer­ca e con­tan­do pro­sa, ver re­de­mo­i­nho de po­ei­ra jun­to à por­tei­ra, nu­ma per­na só, com seu lá­pis pre­to fa­zen­do so­ne­to de ven­to e ci­pó”. E a fas­ci­nan­te des­cri­ção des­se bi­cho do ma­to, ti­ran­do sar­ro com seu gor­ro, ber­ran­do, pu­lan­do, gu­lo­so?  Ao cer­to, Gil­ber­to, as­sim co­mo Ber­nar­do Elis e Co­ra Co­ra­li­na, é uma ví­ti­ma das in­jus­ti­ças do atra­so.

En­fim, o ru­ral são as fron­tei­ras; os ca­mi­nhos de bu­ri­tis-ve­re­das na luz da es­tre­la d’al­va; as lo­ca­li­da­des, mos­tran­do os mu­ni­cí­pios, os dis­tri­tos e os po­vo­a­dos, Go­i­â­nia, Hi­dro­lân­dia e Pi­re­nó­po­lis, sem ol­vi­dar Rio Ara­gu­aia, Ara­gar­ças, Aru­a­nã, Ara­gu­a­ci, Ara­gu­a­ce­ma, Ara­gu­a­çu, Ara­gua­tins, Ara­gua­nã e Ara­po­e­ma; na hi­dro­gra­fia dos rios de Go­i­ás que, além de rios de ver­da­de, tem pei­xes, bi­chos, len­das. Têm vár­ze­as e vã­os  e seus res­frio no fun­do dos ge­ra­is e das fa­zen­das; o ri­co Ma­to Gros­so Go­i­a­no, com ve­ge­ta­ção ori­gi­nal dos sé­cu­los XVI­II, XIX, XX e atu­al, já bas­tan­te re­du­zi­da; na his­tó­ria, dos pri­mei­ros ban­dei­ran­tes, dei­xan­do a tra­di­ção das ban­dei­ras, sen­do a mais fa­mo­sa a ban­dei­ra do Di­vi­no nas fes­tas ca­va­lais de Pi­re­nó­po­lis; na eco­no­mia, do ou­ro, Bar­to­lo­meu Bu­e­no inau­gu­ran­do “cir­co do ou­ro”; a pe­cu­á­ria, quan­do se des­co­briu que na ori­gem da pa­la­vra pe­cu­á­ria ha­via mui­to di­nhei­ro e pe­cu­la­to, não se te­ve mais dú­vi­da com a cri­a­ção do ga­do”; a agri­cul­tu­ra, on­de jun­tou-se a cri­a­ção do ga­do, “os an­ti­gos go­i­a­nos fo­ram to­can­do a sua ro­ci­nha de mi­lho e ar­roz, en­tre­me­a­da de pés de fei­jão, qui­a­bo e me­lan­cia, pa­ra o gas­to”. Ima­gi­nem se for re­cor­dar a ge­ne­a­lo­gia de pau­lis­tas, mi­nei­ros e ba­i­a­nos. A co­re­o­gra­fia do mi­to, Lo­re­lei, Ie­ma­já, Ia­ra! On­de não po­dem ser es­que­ci­das as len­das da Pe­dra Apa­ra­da, na GO-194, tre­cho Mi­nei­ros Pon­te Bran­ca e do Ran­cho do Ho­mem Se­co, in­su­la­do no Par­que Na­ci­o­nal das Emas, cá no la­do mí­ti­co mi­nei­ren­se.

Ao fun­dar e ins­ta­lar-se o ora Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio de Mi­nei­ros, Uni­fi­mes, a evi­den­te in­flu­ên­cia ru­ral co­me­ça no no­me do pri­mei­ro cur­so de gra­du­a­ção, que o pro­fes­sor Val­ter Cha­ves Ma­rim, em 1985, já cha­ma­va “Ad­mi­nis­tra­ção ru­ral”. Com o cres­ci­men­to da Ins­ti­tu­i­ção, já di­vi­di­da em pe­lo me­nos cin­co uni­da­des bá­si­cas em seus cur­sos su­pe­ri­o­res, a ten­dên­cia ou “vi­és ru­ral” es­tá mui­to ex­plí­ci­ta na Uni­da­de das Bi­o­ci­ên­cias, atra­vés dos se­guin­tes cur­sos: Agro­no­mia, Edu­ca­ção Fí­si­ca, En­ge­nha­ria Am­bien­tal e Sa­ni­tá­ria, En­ge­nha­ria Flo­res­tal, cur­so de Me­di­ci­na, Me­di­ci­na Ve­te­ri­ná­ria e Psi­co­lo­gia, não po­den­do ser omi­ti­da a Fa­zen­da Ex­pe­ri­men­tal, da Uni­da­de II, com 40 hec­ta­res de ter­ras que, me­re­ci­da­men­te, ho­me­na­geia o pro­fes­sor Lu­ís Eduar­do de Oli­vei­ra Sal­les, o que mais sa­bia so­bre so­los e “bi­o­ma cer­ra­do” na Uni­fi­mes.

A apai­xo­nan­te mú­si­ca ser­ta­ne­ja, da qual Go­i­ás é cam­pe­ão, via de du­plas ad­mi­rá­veis, co­mo Ze­zé de Ca­mar­go e Lu­ci­a­no, Le­an­dro e Le­o­nar­do, Chris­ti­ann e Ralf, den­tre ou­tras,  não po­de ser pre­te­ri­da nes­se  cul­ti­vo ou “ci­vi­li­za­ção ru­ral”, co­me­çan­do por es­tu­dos  co­mo: a an­to­lo­gia fol­cló­ri­ca, “Len­das e En­can­ta­men­tos” (1938), de Ame­ri­ca­no do Bra­sil, os li­vros de con­tos  “Na ci­da­de e na ro­ça” (1924), de Pe­dro Go­mes, “Er­mos e Ge­ra­is” (1944), de Ber­nar­do Élis, “Pá­gi­nas da Ro­ça” (1945), de Gel­mi­res Reis, “Gen­te de Ran­cho” (1954), “O Ca­mi­nho das Boi­a­das (1958), de Leo Go­doy Ote­ro, “O Que Foi Pe­lo Ser­tão (1956), de Wal­do­mi­ro Ba­ri­a­ni Or­tên­cio, o ro­man­ce his­tó­ri­co, “Pi­o­nei­ros” (1959), com per­so­na­gens es­sen­cial­men­te fa­zen­dei­ros, de Ba­si­leu To­le­do Fran­ça e “Pri­mei­ros Fa­zen­dei­ros do Su­do­es­te Go­i­a­no e Les­te  Ma­to­gros­sen­se” (2004), de Bi­nô­mi­no da Cos­ta Li­ma (Me­co), com cer­te­za a mai­or au­to­ri­da­de nos es­tu­dos ar­que­o­ló­gi­cos, an­tro­po­ló­gi­cos e ru­ra­is do Su­do­es­te, sem omi­tir, nes­se par­ti­cu­lar, a ex­tra­or­di­ná­ria obra li­te­rá­ria de Car­mo Ber­nar­des.

Es­sa per­sis­ten­te “in­flu­ên­cia ru­ral”, co­me­ça­da no se­gun­do mai­or Mu­ni­cí­pio do Es­ta­do, com área de 10.000 km², re­du­zi­da pa­ra 8.896 km², man­ten­do 183 pro­pri­e­da­des ru­ra­is ca­das­tra­das jun­to ao Ins­ti­tu­to de Co­lo­ni­za­ção e Re­for­ma Agrá­ria (Incra), in­com­ple­tas, já re­a­li­zou  38 Ex­po­si­ções Agro­pe­cu­á­rias, a ca­da ano mais apri­mo­ra­das com atra­en­tes pro­gra­ma­ções: quei­ma de alho, ro­deio, lei­lão, shows, cur­sos, ba­res, res­tau­ran­tes, brin­que­dos, stands, pa­les­tras, jul­ga­men­tos, ca­val­ga­da, pro­va dos três tam­bo­res, bo­a­te etc., co­me­ça­das a par­tir de 9 a 15 de se­tem­bro de 1969,  ges­tão do pre­fei­to, fa­zen­dei­ro An­tô­nio Pa­ni­a­go, pre­si­din­do o Sin­di­ca­to Ru­ral o mé­di­co ve­te­ri­ná­rio Jo­sé de Car­va­lho Vi­le­la, “Dr. Ze­ca”, so­man­do 15 Pre­si­den­tes em 17 Di­re­to­ri­as, des­ta­can­do-se co­mo no­vi­da­de, or­na­men­tan­do a Ex­po­si­ção, ocor­ri­da na Ave­ni­da An­tô­nio Car­los Pa­ni­a­go, a apre­sen­ta­ção de mo­ças da mais fi­na eli­te ru­ral, can­di­da­tas a ra­i­nha da fes­ta, sen­do elei­tas, Jus­sa­ra Bor­ges, Ma­ria Lú­cia Ri­bei­ro da Cos­ta, Clé­lia Ma­ria Vi­le­la e Ma­ria Cân­di­da Ca­jan­go, re­pre­sen­tan­do San­ta Ri­ta do Ara­gu­aia. A Miss Go­i­ás, se­nho­ri­ta El­za, co­ro­ou a ra­i­nha Jus­sa­ra Bor­ges pe­ran­te ani­ma­do pú­bli­co, sob for­te co­mo­ção, re­al­ça­da por de­mo­ra­do fo­gue­tó­rio.

Se­gun­do o cen­so agro­pe­cu­á­rio de 2006, do IB­GE, são de­fi­ni­dos pro­du­to­res ru­ra­is do mu­ni­cí­pio, o ar­ren­da­tá­rio, em 26.251 ha; o as­sen­ta­do sem ti­tu­la­ção de­fi­ni­ti­va, em 1.334 ha; o ocu­pan­te, em 3.634 ha; o par­cei­ro, em 1.710 há ou área des­ti­na­da à par­ce­ria; e o pro­pri­e­tá­rio, em 617.624 há ou área ocu­pa­da e ex­plo­ra­da pe­lo pro­pri­e­tá­rio. A con­di­ção le­gal do pro­du­tor ru­ral, po­de ocor­rer em con­do­mí­nio, con­sór­cio ou so­ci­e­da­de de pes­so­as, co­o­pe­ra­do, pro­pri­e­tá­rio in­di­vi­dual, so­ci­e­da­de anô­ni­ma ou por co­ta de res­pon­sa­bi­li­da­de li­mi­ta­da, den­tre ou­tras, já ha­ven­do mi­lha­res de hec­ta­res ocu­pa­das por es­sas “con­di­ções”, não po­den­do es­que­cer que há áre­as plan­ta­das com des­ti­no a for­ra­gens ou ali­men­ta­ção pa­ra o ga­do e ou­tros ani­mais, sem omi­tir as mi­lha­res de pas­ta­gens na­tu­ra­is, ain­da exis­ten­tes e o opor­tu­no apa­re­ci­men­to do ca­pim Bra­qui­á­ria, cer­ta­men­te de ori­gem afri­ca­na, des­de 1970, com qua­se tre­zen­tos mil hec­ta­res de área plan­ta­da em bo­as con­di­ções.

Em 2005, en­con­trar os dez mai­o­res pro­pri­e­tá­rios ru­ra­is com área su­pe­ri­or a 7 mil hec­ta­res em Mi­nei­ros, era fá­cil. Pou­cos anos de­pois, ape­sar do vi­sí­vel pro­ces­so de di­vi­são e re­du­ção de áre­as, com au­men­to po­pu­la­cio­nal e ou­tros fa­to­res, en­con­trar os 10 mai­o­res pro­pri­e­tá­rios ru­ra­is ain­da foi re­la­ti­va­men­te  fá­cil, sen­do um de­les com mais de 20 mil hec­ta­res, em du­as áre­as: Se­ve­ri­no Jo­sé de Oli­vei­ra, 14.384,40 e 8.968,00 ha; Eva­ris­to Tren­tin, 8.915,10 ha; Jo­sé Re­zen­de Cru­vi­nel, 8.55,00 ha; Elói Ri­bei­ro da Cos­ta, 7.767,40 ha; Jo­sé Fe­li­ci­a­no de Mo­ra­es, 6.872,50 ha; Er­na­ni Io­res, 6.61580 ha; Ka­li­na Bor­ges Car­va­lho do Va­le, 6.520,70 ha; Se­bas­ti­ão Jo­nas de Sou­za, 6.416,00 ha e Ma­ria Vi­le­la Re­zen­de, 5.836,10 ha; sen­do  me­nor pro­pri­e­tá­rio, en­tre os 10 me­no­res, Jo­sé Pau­lo So­a­res, com 0,10 ha e o mai­or, Ani­ta Ma­ria de Je­sus, com 2,50 ha.

Nas de­vi­das pro­por­ções, a re­a­li­da­de re­ve­la­da no pa­rá­gra­fo an­te­ri­or se re­pe­te nos da­dos for­ne­ci­dos pe­lo ti­tu­lar do Car­tó­rio de Re­gis­tro de Imó­veis da ci­da­de, Sr. Adri­a­no Jo­a­quim da Sil­va. Se­gun­do Adri­a­no, os imó­veis ru­ra­is de Mi­nei­ros, en­fei­xan­do mais de oi­to mil qui­lô­me­tros qua­dra­dos de área, são dis­tri­bu­í­dos em ta­ma­nhos e di­men­sões pa­re­ci­dos, não sen­do no­vi­da­de as áre­as su­pe­ri­o­res a dez mil hec­ta­res, oi­to, se­te, seis etc., ape­sar de to­das as trans­for­ma­ções que vem ocor­ren­do na re­gi­ão, jus­ti­fi­can­do au­men­to po­pu­la­cio­nal e mais jus­ta dis­tri­bui­ção da ri­que­za imo­bi­liá­ria tam­bém na cha­ma­da zo­na ru­ral. O que es­tá ocor­ren­do, con­tu­do, é que os que tem mais, es­tão ad­qui­rin­do de quem tem me­nos, re­du­zin­do as­sim a quan­ti­da­de de pro­pri­e­tá­rios ru­ra­is no cam­po, co­me­ten­do de­se­qui­lí­brio eco­nô­mi­co e su­til in­jus­ti­ça si­len­ci­a­da. Con­for­me o Car­tó­rio, até o dia 31 de agos­to de 2017, os do­nos de imó­veis ru­ra­is do Mu­ni­cí­pio são 3.042, na pos­si­bi­li­da­de de se­rem re­du­zi­dos pa­ra 2.800, apro­xi­ma­da­men­te, nu­ma po­pu­la­ção com 62.750 mil ha­bi­tan­tes, se­gun­do in­for­ma o IB­GE! Es­sa tris­te re­a­li­da­de não é no­ti­ci­a­da! Os que tem um imó­vel mai­or, pas­sam a ter dois, três ou até mais!

Re­fle­xo des­se con­tex­to, o Sin­di­ca­to Ru­ral de Mi­nei­ros é um ca­so pa­ra­dig­má­ti­co com ori­gem nu­ma ins­ti­tu­i­ção cha­ma­da “As­so­cia­ção Ru­ral”, fun­da­da em 29 de ju­nho de 1963, na se­de do ve­lho Gi­ná­sio San­to Agos­ti­nho, nu­ma re­u­ni­ão ofi­ci­al da clas­se agro­pe­cu­á­ria lo­cal e re­gi­ões ad­ja­cen­tes, oca­si­ão em que An­tô­nio Pa­ni­a­go, nu­ma As­sem­bleia Ge­ral, fez lei­tu­ra dos Es­ta­tu­tos, tran­scri­tos em Ata. Pri­mei­ra Di­re­to­ria, pre­si­den­te, Dr. Rol­dão Er­nes­to de Re­zen­de, vi­ce, Moi­sés Lo­pes de Car­va­lho Fi­lho, pri­mei­ro se­cre­tá­rio, Afon­so Jo­sé Car­ri­jo, se­gun­do, Da­vi Be­ral­do da Sil­va, pri­mei­ro te­sou­rei­ro, Ma­no­el Ri­bei­ro Vi­le­la, se­gun­do An­tô­nio Pa­ni­a­go Vi­le­la.

Já em 29 de no­vem­bro de 1967, na se­de so­ci­al do Mi­nei­ros Club, o mais grã-fi­no da ur­be, a As­so­cia­ção Ru­ral, en­tão pre­si­di­da pe­lo Dr. Jo­sé de Car­va­lho Vi­le­la, em As­sem­bleia Ge­ral e em se­gun­da con­vo­ca­ção, foi trans­for­ma­da no atu­al Sin­di­ca­to Ru­ral, cu­jos Es­ta­tu­tos fo­ram li­dos, pas­san­do a ser di­ri­gi­do pe­la se­guin­te Di­re­to­ria: pre­si­den­te, Jo­sé Car­va­lho Vi­le­la, vi­ce, Jo­a­quim Al­ves de Sou­za, pri­mei­ro se­cre­tá­rio, Afon­so Jo­sé Car­ri­jo. Se­gun­do, Da­vid Be­ral­do da Sil­va, pri­mei­ro te­sou­rei­ro, An­tô­nio Pa­ni­a­go e se­gun­do, Jo­ão Ca­e­ta­no de Mo­ra­es.

A par­tir de 1971/73, já de­vi­da­men­te ins­ta­la­do, man­ten­do con­se­lho fis­cal e de­le­ga­dos re­pre­sen­tan­tes jun­to à Fe­de­ra­ção Agro­pe­cu­á­ria do Es­ta­do, Faeg, pre­si­di­ram-no os se­guin­tes fa­zen­dei­ros e agri­cul­to­res: Rol­dão Er­nes­to de Re­zen­de, Cel­so Iri­neu, Au­re­li­a­no Ro­dri­gues Si­mões, Jo­ão Ba­tis­ta Pa­ni­a­go Vi­le­la,  Jo­sé de Re­sen­de, Dr. Ju­ca, Jai­ro Oli­vei­ra Re­zen­de, Ju­ca, ou­tra vez, Le­o­nar­do Mou­ra Vi­le­la, Wal­ter To­bi­as dos Reis, Aza­ri­as Jo­sé de Re­zen­de,  Jú­lio Ce­sar V. Car­ri­jo, Fá­bio Re­zen­de Car­va­lho, Al­ber­to Oli­vei­ra Car­va­lho, Fer­nan­do Car­va­lho Men­don­ça, fe­chan­do o tri­ê­nio 2012/2015.

Em nos­sos di­as (2015/2018), a Di­re­to­ria do Sin­di­ca­to, tam­bém dig­na de re­gis­tro, mos­tran­do vá­rios “avan­ços”, en­tre os qua­is, a “quei­ma do alho”, em­pol­gan­te apre­sen­ta­ção da Ca­val­ga­da e pu­bli­ca­ção da “Re­vis­ta Sin­di­ca­to Ru­ral”, em 11ª edi­ção em ju­lho de 1917, es­tá as­sim cons­ti­tu­í­da: Pre­si­den­te – Io­nal­do Mo­ra­es Vi­le­la; 1º vi­ce – Afon­so de Oli­vei­ra Car­va­lho; 2º – Sa­mu­el Bran­dão Car­va­lho; 1º se­cre­tá­rio – Lu­iz Hen­ri­que Re­zen­de Pei­xo­to; 2º – Jo­ão Pe­dro Mic­lhels; 1º te­sou­rei­ro – Isa­ac Lu­iz de Men­don­ça Fi­lho, 2º – De­o­clé­cio Ra­mos de Bar­ros.

Se­gun­do o IB­GE, em 2015 o efe­ti­vo do re­ba­nho em Mi­nei­ros são 342.500 ca­be­ças, des­ta­can­do uma for­te pe­cu­á­ria de cor­te e de lei­te,  já con­tan­do com a pre­sen­ça de um Fri­go­rí­fi­co ou uni­da­de da em­pre­sa Marfrig­, pre­sen­te no Mu­ni­cí­pio há quin­ze anos, co­mo pri­mei­ra in­dús­tria da ci­da­de em âm­bi­to in­dus­tri­al, ge­ran­do mui­tos em­pre­gos di­re­tos e in­di­re­tos e ex­por­tan­do car­ne, so­bre­tu­do bo­vi­na, pa­ra vá­rios paí­ses do mun­do; cau­san­do, con­tu­do, vá­rios im­pac­tos eco­nô­mi­co-so­ci­ais e eco­ló­gi­cos, ora po­si­ti­vos, ora ne­ga­ti­vos, al­can­çan­do a vi­da hu­ma­na e prin­ci­pal­men­te o am­bi­en­te da Mãe-Ter­ra, sem­pre mai­or ví­ti­ma nes­ses em­pre­en­di­men­tos. Os efei­tos ne­ga­ti­vos con­tra a Eco­lo­gia, ape­sar do que exi­ge o ar­ti­go 225 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, ain­da não fo­ram de­vi­da­men­te re­ve­la­dos, con­so­an­te re­cla­mam as for­mas e fun­ções já sen­do exer­ci­das pe­la ci­da­de no tem­po e no es­pa­ço.

No­tem que de tão ar­ti­cu­la­da e co­nec­ta­da ao lo­cal e ao mun­do, atra­vés de Con­fe­de­ra­ções, Fe­de­ra­ções da Agri­cul­tu­ra e Pe­cu­á­ria, As­so­cia­ção Na­ci­o­nal da Pe­cu­á­ria In­ten­si­va, As­so­cia­ção Go­i­a­na de Cri­a­do­res de Ze­bu, com his­tó­ria nar­ra­da em li­vro, So­ci­e­da­de Go­i­a­na de Pe­cu­á­ria e Agri­cul­tu­ra, Fun­do pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to da Pe­cu­á­ria, Sin­di­ca­tos etc., a “Ci­vi­li­za­ção” ou “Zo­nas Ru­ra­is”  já con­se­guiu o Dia do Pro­du­tor Ru­ral, em 25 de ju­lho, mos­tran­do o cam­po ca­da vez mais mo­der­no e em cres­cen­te aces­so às no­vas tec­no­lo­gi­as na efi­ci­ên­cia da pro­du­ção, on­de não são no­vi­da­de mu­lhe­res tam­bém  am­pli­an­do pre­sen­ça na ges­tão das pro­pri­e­da­des ru­ra­is; no­tan­do-se que es­sas en­ti­da­des já se uni­ram e lan­ça­ram até o pro­je­to “Bra­sil Pe­cu­á­rio acon­te­ce aqui”, em 17 de agos­to do ano cor­ren­te na se­de da Faeg, se­gun­do in­for­ma  o jor­na­lis­ta Wan­dell Sei­xas (Di­á­rio da Ma­nhã).

 

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGG, Ubego, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio – mar­ti­nia­nojsil­[email protected]­hoo.com.br)

 

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