Home / Opinião

OPINIÃO

Jóquei: convergência cultural

Ane­xo: O jor­na­lis­ta e ad­vo­ga­do Ani­bal Sil­va é de opi­ni­ão  que o Jó­quei, com o apoio do Exe­cu­ti­vo e Le­gis­la­ti­va, de­va abri­gar um Cen­tro Cul­tu­ral es­cola, com um bra­são de bron­ze con­ten­do os no­mes pi­o­nei­ros do clu­be.

No do­min­go  pas­sa­do vi­si­tei o pro­fes­sor Edil­ber­to da Vei­ga  Jar­dim Fi­lho, no con­do­mí­nio  que os­ten­ta o no­me im­por­tan­te da evo­lu­ção fí­si­ca, cul­tu­ral e po­lí­ti­ca de Go­i­â­nia. O dr. Edil­ber­to da Vei­ga Jar­dim , seu pai.

De­pois de de­va­gar­mos so­bre al­guns vul­tos da his­tó­ria go­i­a­na en­tra­mos,  no as­sun­to do Jó­quei Clu­be. Era meu de­se­jo ou­vir do pro­fes­sor a sua opi­ni­ão so­bre o as­sun­to.

De­vo ad­mi­tir que fi­quei  ad­mi­ra­do com su­as pa­la­vras elo­gi­an­do as ma­té­rias pu­bli­ca­das na Opi­ni­ão Pú­bli­ca, do Di­á­rio da Ma­nhã, de mi­nha  la­vra.

Na opor­tu­ni­da­de o pro­fes­sor e exí­mio vi­o­li­nis­ta fa­lou de seus tem­pos na Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás e seus re­ci­tais ( pa­ra mim me­mo­rá­veis) no Jó­quei Clu­be, Por fim, sin­te­ti­zou, ten­do an­tes ma­ni­fes­ta­do afa­gos a vá­rios no­mes que ha­via eu in­se­ri­dos nos ar­ti­gos so­bre o Jó­quei Clu­be, pes­so­as li­ga­das ao bem fa­da­do tem­po do Jó­quei dos anos dou­ra­dos de Go­i­â­nia.

A re­la­ção vem a se­guir ao tex­to pu­bli­ca­do na edi­ção de 3 de de­zem­bro so­bre o Jó­quei Clu­be no Di­á­rio da Ma­nhã da la­vra de Lu­iz Au­gus­to Pam­pi­nha, na co­lu­na Ge­leía Ge­ral.

Com a no­ti­cia de que o Jó­quei Clu­be de Go­i­â­nia po­de­rá ser ven­di­do ( ele tem uma di­vi­da de R$ 40 mi­lhões), o Con­se­lho de Ar­qui­te­tu­ra e Ur­ba­nis­mo de Go­i­ás ma­ni­fes­ta sua pre­o­cu­pa­ção a res­pei­to do fu­tu­ro de um dos mai­o­res pa­tri­mô­ni­os his­tó­ri­co e ar­qui­te­tô­ni­co da ca­pi­tal.

Pro­je­ta­do em 1962 pe­lo mai­or no­me vi­vo da ar­qui­te­tu­ra bra­si­lei­ra, Pau­lo Men­des da Ro­cha, a se­de do Jó­quei in­te­gra o mo­vi­men­to mo­der­no bra­si­lei­ro e cons­ti­tui a pai­sa­gem do cen­tro de Go­i­â­nia, fa­zen­do par­te da me­mó­ria afe­ti­va e da iden­ti­da­de do go­i­a­nen­se.

Fa­la-se que o gru­po que co­man­da o Jó­quei es­ta­ria em ne­go­ci­a­ções com a Igre­ja Uni­ver­sal e que as con­tas se­ri­am fe­cha­das ain­da es­te ano.

A exem­plo do Es­tá­dio An­tô­nio Ac­ci­oly, do At­lé­ti­co Go­i­a­ni­en­se, on­de es­tá o Jó­quei o ter­re­no foi do­a­do pe­lo Es­ta­do e , pa­ra ser ven­di­do, pre­ci­sa da au­to­ri­za­ção da As­sem­bleia  Le­gis­la­ti­va e o sim do Exe­cu­ti­vo.

Além das igre­jas, gru­pos que co­man­dam o se­tor imo­bi­liá­rio em Go­i­â­nia que­rem a se­de do Jó­quei pa­ra cons­tru­ir um gran­de shop­ping. A Uni­ver­sal não es­tá só na ale­gria e no de­se­jo de ter um dos pon­tos mais co­bi­ça­dos da ca­pi­tal.

Se­ma­na pas­sa­da sur­giu a no­tí­cia de que o Es­ta­do po­de­rá de­sa­pro­pri­ar a se­de do Jó­quei e trans­for­mar o lo­cal mais um cen­tro es­por­ti­vo e cul­tu­ral de Go­i­â­nia.

Pe­lo sim, pe­lo não es­tá aber­ta mais uma ba­ta­lha pa­ra se sal­var o pou­co que ain­da res­ta da me­mó­ria de Go­i­â­nia. O Jó­quei pre­ci­sa ser sal­vo !

Al­guns no­mes dos anos dou­ra­dos do Jó­quei

Fa­mi­lia­res das fa­mí­lias de Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, Ve­ne­ran­do de Frei­tas Bor­ges, Mau­ro Bor­ges Tei­xei­ra, Belkis Spen­ci­e­re Car­nei­ro de Men­don­ça ou Ni­on Al­ber­naz.

Per­gun­tem aos de­sem­bar­ga­do­res Gil­ber­to Al­ves Fi­lho, Djal­ma Ta­va­res de Gou­veia.

Per­gun­tem ao Pro­fes­sor Edil­ber­to da Vei­ga Jar­dim Fi­lho, Jo­sé Men­don­ça Te­les ou An­to­nio Ro­dar­te, es­te úl­ti­mo que foi um gran­de na­da­dor que efe­tu­a­va ar­tís­ti­cos mer­gu­lhos no Tam­po­lim do Jó­quei Clu­be. E tam­bém era Ge­ren­te Ge­ral da Grá­fi­ca do Jor­nal O Po­pu­lar.

Per­gun­tem a ou­tros as­so­cia­dos se apro­vam a ven­da do Jó­quei.

An­tô­nio Ri­bei­ro de Frei­tas, Le­na Cas­te­lo Bran­co Fer­rei­ra de Frei­tas, An­tô­nio Al­mei­da (Kelps), ex- pre­fei­to Fran­cis­co de Frei­tas Cas­tro, Jef­fer­son  Bu­e­no, De­pu­ta­do He­lio de Sou­sa, Li­cí­nio Le­al Bar­bo­sa, Ma­ria Lui­za Po­voa da Cruz, Ur­su­li­no Ta­va­res Le­ão, Ma­ria Nar­ci­sa  Cor­dei­ro de Abreu, He­lio Mo­rei­ra, Al­mir Tu­ris­co Araú­jo, pro­fes­sor Car­los Por­te­lha, pro­fes­so­ra Ma­ria Luzy Vei­ga Tei­xei­ra, dr. Ge­tú­lio Tar­gi­no de Li­ma, Val­de­mes Ri­bei­ro Me­ne­zes, Um­be­li­na Fro­ta Bas­tos, Sô­nia Fer­rei­ra, Cel. Eu­ri­des Cur­vo,Ma­ria Gui­lher­mi­na, Jo­ão As­mar, An­tô­nio So­a­res Ne­to, Hu­go Gold­feld, Ade­mir Ha­mú, Ma­ria Na­za­ré Bai­oc­chi, Ani­bal Sil­va e Wag­ner Nas­ser.

(Wal­ter Me­ne­zes, ex- pre­si­den­te e con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da AGI – As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias