Home / Opinião

OPINIÃO

O conto do vigário

En­tão é Na­tal...

Va­mos ce­le­brar!

Gu­la, ve­las co­lo­ri­das, mú­si­cas na­ta­li­nas, lu­zes or­na­men­tan­do pa­lá­cios e as áre­as no­bres das ci­da­des... A ma­gia per­pe­tu­an­do a cul­tu­ra de um uni­ver­so fan­ta­sio­so de fra­ter­ni­da­de cris­tã, har­mo­nia e o ver­da­dei­ro es­pí­ri­to de Na­tal!

In­ge­nua­men­te, acre­di­tei um dia no Co­e­lhi­nho da Pás­coa, de olhi­nhos ver­me­lhos e ore­lhas gran­des, que in­con­di­ci­o­nal­men­te tra­zia ovos de cho­co­la­tes pa­ra to­das as cri­an­ças. In­clu­si­ve pa­ra cri­an­ças po­bres, ne­gras, cris­tãs ou não e que qua­se sem­pre, vi­vem pen­du­ra­das nas en­cos­tas mo­ve­di­ças!

Co­mo tam­bém acre­di­tei que se eu fos­se um bom me­ni­no, nu­ma es­pé­cie de bar­ga­nha com o To­do-Po­de­ro­so, eu se­ria re­com­pen­sa­do com um be­lo pre­sen­te de Na­tal. Eu se­ria me­re­ce­dor, não por ser cri­an­ça, ino­cen­te ou bom ga­ro­to, ga­nha­ria, pois acre­di­ta­va que to­das ga­nha­ri­am pre­sen­tes, por ser Na­tal, in­de­pen­den­te­men­te de me­re­cer ou não.

Na mi­nha pu­re­za da mais ten­ra ida­de, tam­bém apren­di so­bre um Cris­to  bem mais cris­tão, do que os mui­tos cris­tã­os pre­gam ago­ra.

Per­gun­ta­va sem­pre:

__ Por que  o Na­tal é sem­pre tão ilu­mi­na­do e co­lo­ri­do se na rua que eu mo­ro - mes­mo pa­gan­do ta­xa de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca - nem luz tem?

__ Ain­da bem que as va­las co­muns da mi­nha rua, não per­mi­tem que o ca­mi­nhão de co­le­ta de li­xo pas­se, se não, meu Na­tal tam­bém se­ria no li­xão!

__ Por que Pa­pai No­el não é ne­gro?

Res­pon­de­ram-me:

__ Não exis­te!

__ Res­pon­di:

__ E Pa­pai No­el, exis­te?

Ago­ra, o tem­po rou­bou mi­nha in­fân­cia, co­mo a re­li­gi­ão dos la­drões, char­la­tões e hi­pó­cri­tas rou­bou mi­nha fé! E com ela, mi­nha ino­cên­cia. Des­co­bri que o Co­e­lhi­nho da Pás­coa e o Pa­pai No­el, es­tão pa­ra cul­tu­ra cris­tã, co­mo Sa­ci Pe­re­rê e o Ne­gri­nho do Pas­to­reio, es­tão pa­ra o fol­clo­re bra­si­lei­ro, na mes­ma di­men­são de im­por­tân­cia e re­a­li­da­de.

O mes­mo “Boi da ca­ra pre­ta” que em­ba­lou meus trau­mas e te­mia en­con­trar na in­fân­cia, ago­ra adul­to e por­ta­dor de to­dos os pe­ca­dos do mun­do, te­mo ser man­da­do pa­ra o in­fer­no! En­fim, tan­to na in­fân­cia co­mo ago­ra, vi­vo ame­dron­ta­do pe­las mes­mas e cru­éis ame­a­ças.

Sob um cons­tan­te ter­ro­ris­mo ve­la­do im­pos­to pe­la tra­di­ção re­li­gi­o­sa e con­su­mis­ta, o Na­tal co­mo um bál­sa­mo anual, vem nos brin­dar com um dis­cur­so re­li­gi­o­so atre­la­do per­ni­cio­sa­men­te a um ca­pi­ta­lis­mo  sel­va­gem, cúm­pli­ces em in­te­res­ses es­cu­sos de ca­da la­do, se­lan­do um pac­to en­tre o sa­gra­do e o pro­fa­no.

Per­ce­bo ago­ra, que era pre­ci­so fo­men­tar meus so­nhos de cri­an­ça,  pa­ra sa­ci­ar a sa­nha de ou­tros in­te­res­ses.

E “que o ver­da­dei­ro es­pí­ri­to de Na­tal es­te­ja den­tro de ca­da um de nós”. In­clu­si­ve dos ca­na­lhas, la­rá­pios do erá­rio pú­bli­co; dos san­gui­ná­rios ho­mo­fó­bi­cos; dos es­tú­pi­dos ra­cis­tas; dos co­var­des ma­chis­tas que agri­dem, vi­o­len­tam, es­tu­pram e as­sas­si­nam mu­lhe­res; os or­di­ná­rios mo­les­ta­do­res de cri­an­ças nas al­co­vas das sa­cris­ti­as; os pa­ti­fes de di­rei­ta ou es­quer­da que di­vi­dem a mes­ma ce­la; os hi­pó­cri­tas que vão a igre­ja es­fo­lar os jo­e­lhos nu­ma sor­di­dez des­la­va­da e que ci­ni­ca­men­te, ain­da se in­ti­tu­lam “san­tos”!

Um des­ti­no glo­ri­o­so de pre­sen­tes, pom­pa e ban­que­tes...

Pa­ra ou­tros fi­lhos de Deus, res­tam as mi­ga­lhas que os ra­tos re­jei­ta­ram, o in­for­tú­nio de mi­se­rá­veis es­que­lé­ti­cos e fa­min­tos, in­vi­sí­veis aos pre­sen­tes de ca­da dia e al­hei­os aos ban­que­tes na­ta­li­nos!

O con­su­mis­mo apro­priou-se da fes­ta “sa­gra­da” ou vi­ce-ver­sa. Co­me­mo­ram com mi­mos e co­mi­lan­ças o nas­ci­men­to de Cris­to, que se­gun­do as Es­cri­tu­ras, nas­ceu em uma es­tre­ba­ria, nu­ma man­je­dou­ra, en­tre equi­nos e bo­vi­nos, nu­ma de­mons­tra­ção clás­si­ca de sim­pli­ci­da­de e tal­vez, do que se­ria o ver­da­dei­ro “es­pí­ri­to na­ta­li­no”. Pen­so que Ele se cons­tran­ge­ria ho­je, com o ní­vel das co­me­mo­ra­ções em alu­são ao seu nas­ci­men­to, com mui­tas plu­mas e pa­e­tês, os­ten­ta­ção e oba-oba.

O Na­tal re­al­men­te é uma fes­ta in­te­res­san­te!

Con­tro­ver­sas a par­te, re­za a tra­di­ção cris­tã que o me­ni­no Je­sus nas­ceu no dia 25 de de­zem­bro. Nu­ma re­gi­ão do con­ti­nen­te asi­á­ti­co, co­nhe­ci­do atu­al­men­te co­mo Ori­en­te Mé­dio.  Re­gi­ão de sol es­cal­dan­te e gran­des áre­as de­sér­ti­cas, en­tre mu­las, ove­lhas, ca­va­los e bois.

Mui­to di­fe­ren­te da La­pô­nia eu­ro­peia, que afir­mam vi­ver o Pa­pai No­el, o sím­bo­lo mai­or do Na­tal de um Cris­to que nas­ceu em um con­tex­to sim­ples e hu­mil­de, vi­veu e mor­reu lu­tan­do con­tra a hi­po­cri­sia, as de­si­gual­da­des e as in­jus­ti­ças.

En­tão qual se­ria de fa­to o ver­da­dei­ro sen­ti­do cris­tão do Na­tal? E o Pre­sé­pio? Ca­be na fes­ta?  Eter­ni­za­do num mo­men­to, uma re­pro­du­ção ar­tís­ti­ca tão sim­ples e ma­jes­to­sa, ove­lhas, ju­men­tos, es­tá­bu­lo... Pa­ra um Na­tal ex­clu­den­te, pro­fa­no, re­ga­do a be­be­dei­ra e co­mér­cio! Lu­cro, ex­plo­ra­ção... Na­tal é pa­ra quem po­de pa­gar! Se­ria en­tão es­te o ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do do “es­pí­ri­to na­ta­li­no”?

E os pre­sen­tes? Ah, os pre­sen­tes. Pa­pai No­el nun­ca fa­lha.

Ago­ra, se for cri­an­ça po­bre, qua­se sem­pre não tem nem o que co­mer na Ceia de Na­tal, nem be­nes­ses! Con­fra­ter­ni­zam e so­ci­a­li­zam-se com os ébri­os e a in­di­fe­ren­ça so­ci­al, o cli­ma fes­ti­vo lú­gu­bre que ce­le­bram to­dos os di­as san­tos, di­vi­de o es­pe­tá­cu­lo com os in­di­gen­tes, sen­ta­dos a gran­de me­sa do aban­do­no, far­tan­do-se do ban­que­te dos re­ne­ga­dos, vi­ven­do em pe­le e os­so, o ver­da­dei­ro es­pí­ri­to do Na­tal.

Que sa­u­da­de da mi­nha ino­cen­te in­fân­cia! Dos bei­jos e dos abra­ços de mi­nha mãe! Quem apren­deu a vi­ver co­mo es­cra­vo tem me­do da li­ber­da­de!

E o que os “pa­pa­gai­os” re­pe­tem to­do ano, so­am co­mo una­ni­mi­da­de e dog­ma. Que nes­te Na­tal eu re­ce­ba de pre­sen­te me­nos hi­po­cri­sia, me­nos in­di­fe­ren­ça, me­nos in­to­le­rân­cia e ati­tu­des no lu­gar de pa­la­vras!

Con­clu­são, caí no “con­to do vi­gá­rio”!

(Mar­cos Ma­no­el Fer­rei­ra, pro­fes­sor, pe­da­go­go, his­to­ri­a­dor, es­cri­tor, pós-gra­du­an­do em Do­cên­cia do En­si­no Su­pe­ri­or. mar­cos­ma­no­e­lhis­to­ri­a­ge­ral@hot­mail.com e  www.vo­zes­da­sen­za­la.blog­spot.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias