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OPINIÃO

O Natal exalta a miséria interior de muitas pessoas

Eu po­de­ria nes­te tex­to es­tar a fa­lar de abun­dân­cia, de far­tu­ra, de fes­tas e ban­que­tes. São ter­mos e ver­be­tes, ce­ná­rios e fa­tos,  mui­to re­pe­ti­dos em fes­ti­vi­da­des, em ce­le­bra­ção de ani­ver­sá­rios, de ba­tis­mos de pes­so­as e em­pre­sas, de na­tal e pas­sa­gem de ano. E as pes­so­as têm ab­so­lu­to mo­ti­vo pa­ra tan­to! Afi­nal a vi­da me­re­ce to­das es­sas so­le­ni­da­des, es­ses jú­bi­los e ex­pres­sões de ener­gia e fe­li­ci­da­de. Ima­gi­ne o que pen­sa­ria a so­ci­e­da­de se de­pa­ras­se al­guém com pa­la­vras de or­dem do ti­po vi­va o de­sâ­ni­mo, mor­ra a ale­gria, abai­xo o re­go­zi­jo e o pra­zer!

Tal arau­to, com tais anún­cios ne­ga­ti­vis­tas e des­tru­ti­vos, se­ria no mí­ni­mo ta­cha­do de san­deu, men­te­cap­to e atra­pa­lha­do do ju­í­zo. En­tão  vi­va a vi­da e a ale­gria.

E aqui eu exal­to e bra­do eu unís­so­no  com es­ses men­sa­gei­ros da ale­gria, do jú­bi­lo, do ri­so, do hu­mor. E en­tre­me­a­do a tais sen­ti­men­tos, o pra­zer e go­zo das de­li­cio­sas li­ba­ções, das be­bi­das do gos­to de ca­da um, dos ape­ti­to­sos e gus­ta­ti­vos ali­men­tos. Dos ca­pi­to­sos e ine­bri­an­tes pra­tos em tais co­me­mo­ra­ções. São exem­plos as tão con­cor­ri­das e es­pe­ra­das da­tas na­ta­li­nas e de pas­sa­gem de ano. Ali­ás, Na­tal e ano no­vo, ca­da vez mais per­dem o sen­ti­do ori­gi­nal. Tu­do se tor­nou um mer­ca­do e seus mer­ca­do­res. As­sim se vê no co­mér­cio, na in­dús­tria de tu­do, nas cer­ve­ja­ri­as, nas  em­pre­sas e in­dús­tri­as de be­bi­das, etc.

Con­tu­do, fei­tas es­sas re­fe­rên­cias a es­sas da­tas fes­ti­vas de mui­ta pom­pa, de ex­pan­si­vi­da­de, de efu­são de nos­sos sen­ti­dos, de nos­sos ins­tin­tos de con­ser­va­ção e so­bre­vi­vên­cia, co­mo são nos­so ol­fa­to e pa­la­dar no ato de co­mer e ali­men­tar, ve­ja­mos  ou­tras con­si­de­ra­ções, em um ou­tro po­lo da vi­da e de nos­sa so­ci­e­da­de. Nem só de ale­gria, efu­são, pra­zer e fes­tas se faz a vi­da.

Com to­das es­sas alu­sões, en­tão te­nho co­mo ob­je­ti­vo mai­or fa­lar de ou­tra con­di­ção hu­ma­na, a mi­sé­ria. Tal pa­la­vra vem do la­tim, mi­ser e sig­ni­fi­ca de­sa­for­tu­na­do (des­pro­vi­do do bens ma­te­ri­ais, sem for­tu­na), des­gra­ça­do (sem o be­ne­fí­cio ou dá­di­va de Deus) ou in­fe­liz (des­pro­vi­do de qual­quer con­di­ção que tra­ga fe­li­ci­da­de, se­ja mo­ral , emo­cio­nal ou  ma­te­ri­al­men­te fa­lan­do).

De for­ma di­dá­ti­ca po­de­mos  clas­si­fi­car a mi­sé­ria  hu­ma­na em ma­te­ri­al e es­pi­ri­tual. E pa­ra dar for­ma­to de me­lhor com­pre­en­são eu tra­go dois exem­plos, de du­as mu­lhe­res que tem o mes­mo no­me, Ma­ria. São dois ca­sos con­cre­tos, por mim tes­te­mu­nha­dos em uma ati­tu­de fi­lan­tró­pi­ca.

Fi­lan­tro­pia. Pa­la­vra que vem do gre­go, phi­lo = ami­go, an­tho­pus=  ho­mem, ami­za­de ou  amor ao ho­mem. O con­trá­rio de fi­lan­tro­pia é mi­san­tro­pia. Ter­mo que lem­bra mi­sé­ria, mi­se­rá­vel, sem mi­se­ri­cór­dia. Mi­san­tro­po. Do gre­go mis (o) ou mi­sein, aver­são ou ódio ao ho­mem, ao se­me­lhan­te.

Nes­sa vi­si­ta fei­ta à pri­mei­ra Ma­ria, se cons­ta­tou que ela com­bi­na­va em tu­do (co­mo pes­soa) aos pou­cos per­ten­ces e ob­je­tos em sua pos­se. A co­me­çar pe­lo seu abri­go, ca­se­bre ou bar­ra­cão. To­dos aque­les “mi­se­rá­veis bens” de sua so­bre­vi­vên­cia en­con­tra­vam-se em pe­ti­ção de mi­sé­ria ou de mi­se­ri­cór­dia. To­das as con­di­ções bá­si­cas e mí­ni­mas de hi­gi­e­ne, lim­pe­za, de or­ga­ni­za­ção eram pre­cá­rias, de pe­nú­ria e in­di­gên­cia. Com­bi­na­do a to­do es­se de­plo­rá­vel es­ta­do de des­con­for­to ma­te­ri­al era o es­ta­do de de­sâ­ni­mo e de es­pí­ri­to ou de ín­do­le des­sa mí­se­ra pes­soa de no­me San­to, Ma­ria. Nos­sa pri­mei­ra Ma­ria, fez de seu hu­mil­de abri­go, um au­tên­ti­co mu­qui­fo. To­mo de em­prés­ti­mo es­te ter­mo, com a li­cen­ça dos pu­ris­tas de nos­so idi­o­ma. Nos­sa pri­mei­ra Ma­ria, se re­ve­la­va uma mí­se­ra de al­ma, de es­pí­ri­to, de hu­mor, de es­pí­ri­to; ela ti­nha de­fi­ci­ên­cia de  vá­ri­as vir­tu­des in­ter­nas sem de­pen­dên­cia e sem ne­xo com con­for­to ma­te­ri­al ou pe­cu­ni­á­rio, pa­ra en­con­tro da fe­li­ci­da­de.

Ato con­tí­nuo de vi­si­ta­ção de­pa­ro-me na ca­sa da se­gun­da Ma­ria. Ao con­trá­rio da pri­mei­ra  Ma­ria, en­con­tro ago­ra uma mu­lher efu­si­va de ale­gria, re­cep­ti­va, cor­da­ta, gra­tís­si­ma pe­lo mí­ni­mo con­quis­ta­do e re­ce­bi­do de ter­cei­ros nes­sas vi­si­ta­ções.  Era a pes­soa em sim­pa­tia e oti­mis­mo.

Os hu­mí­li­mos e sim­ples per­ten­ces de nos­sa se­gun­da  Ma­ria  en­con­tra­vam-se nos pa­drões de ex­ce­lên­cia nos que­si­tos de hi­gi­e­ne, ma­nu­ten­ção, lim­pe­za e or­ga­ni­za­ção. Sua ta­ca­nha e sin­ge­la ca­si­nha em tu­do com­bi­na­va com o seu hu­mor, ale­gria e mos­tras de fe­li­ci­da­de e re­a­li­za­ção. Es­sa se­gun­da Ma­ria era uma mos­tra vi­va de que nem sem­pre di­nhei­ro traz fe­li­ci­da­de. Ele não cons­ti­tui um item ex­clu­si­vo e im­pe­ra­ti­vo de fe­li­ci­da­de hu­ma­na. Quan­do bem ma­ne­ja­do e se usa­do de for­ma ra­ci­o­na­li­za­da po­de co­la­bo­rar nes­se sen­ti­do. Tan­to que mui­tos ri­cos e abas­ta­dos são eter­na­men­te in­fe­li­zes. E mui­tas pes­so­as sem pos­ses ma­te­ri­ais mai­o­res es­ban­jam ale­gria e fe­li­ci­da­de.

O cer­to e con­cre­to que fi­cam nas vi­si­tas a es­sas du­as Ma­ri­as é que os vi­si­tan­tes  vo­lun­tá­rios e fi­lan­tró­pi­cos po­dem sa­ir mais for­ta­le­ci­dos e con­for­ta­dos do que as vi­si­ta­das. A con­clu­são de tais vi­si­tas é que a pi­or mi­sé­ria de que po­de so­frer o ser hu­ma­no não é a pri­va­ção de bens e con­for­to ma­te­ri­al, mas aque­la que es­tá en­tra­nha­da no es­pí­ri­to, no ín­ti­mo e no ca­rá­ter da pes­soa. A mi­sé­ria de es­pí­ri­to, a mi­sé­ria  de ge­ne­ro­si­da­de,  a mi­sé­ria de fra­ter­ni­da­de , de amor e res­pei­to ao pró­xi­mo. Es­tas , sim, são  as mi­sé­ria mais de­gra­dan­tes de que po­de so­frer o ser hu­ma­no. Na­tal/2017.

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM. fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62)98224-8810)

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