Home / Opinião

OPINIÃO

O Rotary e a comunidade

O Ro­tary é uma or­ga­ni­za­ção hu­ma­ni­tá­ria, cen­te­ná­ria e com­pos­ta por ho­mens e mu­lhe­res, vo­lun­tá­rios, cha­ma­dos de ro­ta­ri­a­nos e ro­ta­ri­a­nas, que pres­tam ser­vi­ços às co­mu­ni­da­des, no Bra­sil e no mun­do. Pou­ca gen­te sa­be do bem que es­ses vo­lun­tá­rios fa­zem às co­mu­ni­da­des ca­ren­tes, em mais de du­zen­tos paí­ses. A tí­tu­lo de exem­plo, a ní­vel in­ter­na­ci­o­nal, em par­ce­ria com a OMS e ou­tras or­ga­ni­za­ções si­mi­la­res, o Ro­tary pa­tro­ci­na o pro­je­to Pó­lio Plus, que vi­sa er­ra­di­car a po­lio­mi­e­li­te da fa­ce da ter­ra. No Bra­sil, gra­ças a Deus, há mui­to tem­po es­ta­mos li­vres des­ta ter­rí­vel do­en­ça, que tan­to mal fez à po­pu­la­ção bra­si­lei­ra. Es­ta­mos mui­to per­to de nos li­vrar­mos des­se mal­di­to ví­rus, ape­nas no Afe­ga­nis­tão e no Pa­quis­tão, fo­ram cons­ta­ta­dos pou­cos ca­sos de pes­so­as ain­da con­ta­mi­na­das com o ví­rus. Em ra­zão dis­so o Ro­tary man­tém o pro­je­to e os paí­ses con­ti­nuam va­ci­nan­do as po­pu­la­ções, cri­an­ças, até que a do­en­ça se­ja to­tal­men­te er­ra­di­ca­da da fa­ce da ter­ra.

O Ro­tary, cum­prin­do a sua fi­lo­so­fia de tra­ba­lho, sem­pre que pos­sí­vel, pre­fe­re tra­ba­lhar em par­ce­rias com ór­gã­os pú­bli­cos, pri­va­dos e com ou­tras or­ga­ni­za­ções do gê­ne­ro. Atua nas co­mu­ni­da­des mais ca­ren­tes, prin­ci­pal­men­te na­que­las on­de o po­der pú­bli­co ain­da não aten­de as  ne­ces­si­da­des bá­si­cas da po­pu­la­ção. O Ro­tary não é uma or­ga­ni­za­ção fi­lan­tró­pi­ca. To­da­via, uma vez ou ou­tra, de­pen­den­do da ne­ces­si­da­de da pes­soa, e co­mo pro­ces­so ini­ci­al de pres­ta­ção de ser­vi­ços, aca­ba aju­dan­do mui­ta gen­te que ne­ces­si­ta. En­tre­tan­to, que fi­que cla­ro, não é es­sa a mis­são prin­ci­pal do Ro­tary. Os pro­je­tos do Ro­tary são sus­ten­tá­veis, apoia quem de­se­ja su­pe­rar as su­as di­fi­cul­da­des, ao in­vés de dar o pei­xe, pre­fe­re en­si­nar pes­car. O Ro­tary têm um dos me­lho­res pro­je­tos so­bre meio am­bi­en­te do mun­do, cu­jo no­me é: Pre­ser­ve o Pla­ne­ta Ter­ra, sob a res­pon­sa­bi­li­da­de dos trin­ta e qua­tro mil Ro­tary Club es­pa­lha­dos pe­lo mun­do. O pro­ces­so de exe­cu­ção des­se pro­je­to se dá por meio de pa­les­tras de con­sci­en­ti­za­ção, plan­tio de ár­vo­res nas áre­as de­gra­da­das, re­cu­pe­ra­ção de nas­cen­te e ma­tas ci­li­a­res, apoio aos ór­gã­os e en­ti­da­des que atuam na área, além de aler­tar as co­mu­ni­da­des so­bre o pe­ri­go do des­per­dí­cio de água, vis­to tra­tar-se de um bem fi­ni­to, sem o qual não há vi­da.

O Ro­tary faz mui­to mais do que tu­do is­so que fa­la­mos. Na área da edu­ca­ção, por exem­plo, têm vá­ri­as es­co­las mu­ni­ci­pa­is, es­ta­du­ais e uni­ver­si­da­des que, em par­ce­rias com as pre­fei­tu­ras, es­ta­dos e uni­ão, de­sen­vol­ve o me­ga pro­je­to de me­lho­rar o en­si­no e er­ra­di­car o anal­fa­be­tis­mo em to­dos os paí­ses on­de atua. Ain­da nes­se cam­po, o Ro­tary de­sen­vol­ve di­ver­sos pro­gra­mas, in­ter­nos e ex­ter­nos, co­mo o in­ter­câm­bio de jo­vens, que aten­de mi­lha­res de es­tu­dan­tes e o pro­gra­ma pró paz, que ofe­re­ce cur­sos de al­to ní­vel em re­so­lu­ções de con­fli­tos, re­a­li­za­dos nas me­lho­res uni­ver­si­da­des do mun­do. Es­tou ex­pon­do aqui pou­quís­si­mas ações do mui­to que o Ro­tary In­ter­na­ti­o­nal exe­cu­ta nos paí­ses on­de es­tá pre­sen­te. Go­i­ás, To­can­tins e Dis­tri­to Fe­de­ral, fa­zem par­te da área ge­o­grá­fi­ca ad­mi­nis­tra­da pe­lo Dis­tri­to 4530, do RI, cu­ja ad­mi­nis­tra­do­ra 2017/2018 é a Go­ver­na­do­ra Mar­ga­reth Fé­lix da Sil­va, on­de mui­to tem si­do fei­to pe­las co­mu­ni­da­des des­sas uni­da­des da fe­de­ra­ção bra­si­lei­ra.

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo. Go­ver­na­dor 2012/2013)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias