Home / Opinião

OPINIÃO

Qualidade e humanização em nutrição

Os hos­pi­tais evo­lu­í­ram, co­mo tam­bém as exi­gên­cias e as mu­dan­ças do mer­ca­do. Tan­to que o pa­ci­en­te dei­xou de ser um usu­á­rio pas­si­vo, sub­mis­so, pa­ra ser con­si­de­ra­do um cli­en­te, con­su­mi­dor de um ser­vi­ço pe­lo qual ele pa­ga de al­gu­ma for­ma, se­ja co­mo cli­en­te par­ti­cu­lar, de con­vê­ni­os ou do SUS, e que se sen­te, por­tan­to, no di­rei­to de exi­gir qua­li­da­de.

O cli­en­te hos­pi­ta­li­za­do é um ser úni­co, que es­tá em um mo­men­to de vul­ne­ra­bi­li­da­de, pois o seu bem mai­or - a vi­da - po­de es­tar ame­a­ça­do. Es­se cli­en­te re­quer uma as­sis­tên­cia se­gu­ra e hu­ma­ni­za­da, além de com­pe­ten­te no as­pec­to téc­ni­co-ci­en­tí­fi­co.

A aten­ção in­te­gral ao pa­ci­en­te sob in­ter­na­ção, abar­ca uma ga­ma de cui­da­dos, den­tre es­ses, os re­la­ci­o­na­dos à ali­men­ta­ção e à nu­tri­ção em seus di­fe­ren­tes ní­veis de com­ple­xi­da­de e de in­ter­ven­ção, res­pei­tan­do as ca­rac­te­rís­ti­cas in­di­vi­dua­is e o ti­po de en­fer­mi­da­de dos mes­mos, co­mo tam­bém as­se­gu­ran­do uma ofer­ta se­gu­ra de ali­men­tos, evi­tan­do e cor­ri­gin­do de­fi­ci­ên­cias nu­tri­cio­nais que con­cor­ram pa­ra o au­men­to das com­pli­ca­ções e da mor­ta­li­da­de .

Ob­ser­va-se tam­bém que a as­sis­tên­cia nu­tri­cio­nal em uma uni­da­de hos­pi­ta­lar in­clui tam­bém pe­que­nas ações hu­ma­ni­za­das, co­mo a ofer­ta de ali­men­ta­ção de con­for­to, a abor­da­gem do pa­ci­en­te no mo­men­to da en­tre­ga da ali­men­ta­ção e a lem­bran­ça do ani­ver­sá­rio. Nes­ta li­nha de pen­sa­men­to, a Uni­da­de de Nu­tri­ção e Di­e­té­ti­ca do Hos­pi­tal Es­ta­du­al Al­ber­to Ras­si (HGG) vem tra­ba­lhan­do pa­ra dar ao pa­ci­en­te uma ali­men­ta­ção sa­u­dá­vel e nu­tri­ti­va, sem aban­do­nar as ca­rac­te­rís­ti­cas da tão sa­u­do­sa co­mi­da ca­sei­ra.

A hu­ma­ni­za­ção re­fle­te-se nas re­fei­ções es­pe­ci­ais em da­tas co­me­mo­ra­ti­vas, com o ob­je­ti­vo de tra­zer o acon­che­go do lar pa­ra o am­bi­en­te hos­pi­ta­lar, co­mo por exem­plo, um bo­li­nho de ani­ver­sá­rio res­pei­tan­do as res­tri­ções da pa­to­lo­gia; na ali­men­ta­ção in­di­vi­dua­li­za­da pa­ra pa­ci­en­tes em cui­da­dos pa­li­a­ti­vos con­for­me acei­ta­ção e von­ta­de; nas di­e­tas res­tri­ti­vas pa­ra os pa­ci­en­tes em fes­tas co­me­mo­ra­ti­vas pro­mo­vi­das pe­lo hos­pi­tal, fa­vo­re­cen­do a in­te­gra­ção pa­ci­en­te - co­mu­ni­da­de; nos trei­na­men­tos pa­ra co­pei­ras e téc­ni­cas de nu­tri­ção no que­si­to aten­di­men­to hu­ma­ni­za­do aos pa­ci­en­tes; na acu­ra­da anam­ne­se a bei­ra lei­to aten­den­do as pe­cu­li­a­ri­da­des ali­men­ta­res dos pa­ci­en­tes em ris­co nu­tri­cio­nal, con­for­me pro­to­co­los as­sis­ten­ci­ais ins­ti­tu­í­dos; e ain­da, nas ati­vi­da­des de edu­ca­ção nu­tri­cio­nal vol­ta­das pa­ra qua­li­da­de de vi­da dos co­la­bo­ra­do­res, não uso de fri­tu­ras na con­fec­ção de ali­men­tos do hos­pi­tal, den­tre ou­tras.

O HGG, en­quan­to Hos­pi­tal En­si­no, ofe­re­ce cam­po tam­bém pa­ra os es­ta­gi­á­rios de nu­tri­ção, que vêm re­a­li­zan­do ações co­la­bo­ra­ti­vas à equi­pe por meio de ati­vi­da­des edu­ca­cio­nais su­per­vi­si­o­na­das, que abar­cam, co­mo exem­plo, edu­ca­ção nu­tri­cio­nal vol­ta­das pa­ra os pa­ci­en­tes (re­a­li­za­dos a bei­ra lei­to), pa­ra co­la­bo­ra­do­res in­ter­nos atra­vés de trei­na­men­tos téc­ni­cos e co­la­bo­ra­do­res ex­ter­nos, via tra­ba­lhos vi­su­ais.

Fo­ca­dos nes­ta li­nha de atu­a­ção, va­le res­sal­tar a im­por­tân­cia de se co­nhe­cer a per­cep­ção do pa­ci­en­te com re­la­ção às re­fei­ções e à con­tí­nua in­te­gra­ção en­tre as áre­as de nu­tri­ção clí­ni­ca e de pro­du­ção pa­ra que ha­ja com­pro­me­ti­men­to das equi­pes com a qua­li­da­de, di­ver­si­fi­ca­ção e apri­mo­ra­men­to di­e­té­ti­co, vi­san­do sem­pre a me­lhor acei­ta­ção dos pa­ci­en­tes, ga­ran­tin­do uma ali­men­ta­ção equi­li­bra­da, com o apor­te nu­tri­cio­nal que lhe é ne­ces­sá­rio.

Acre­di­ta-se que o aten­di­men­to hu­ma­ni­za­do, o com­pro­mis­so com a qua­li­da­de e me­lho­ria cons­tan­te nos ser­vi­ços, pri­o­ri­zan­do sem­pre o pa­ci­en­te, re­fle­te não só na me­lho­ria da sua es­ta­dia no hos­pi­tal, co­mo tam­bém pro­mo­ção e re­cu­pe­ra­ção da sa­ú­de. Es­te é o ob­je­ti­vo do Ser­vi­ço de Nu­tri­ção do HGG.

(Va­lé­ria de Sou­za Abreu, ge­ren­te do Ser­vi­ço de Nu­tri­ção do Hos­pi­tal Es­ta­du­al Al­ber­to Ras­si – HGG)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias