Home / Opinião

OPINIÃO

Sequestro coletivo

Se­ques­tra­dos: fo­mos to­dos se­ques­tra­dos. Com o pas­sar dos mes­es, fo­mos nos dan­do con­ta da ter­rí­vel si­tu­a­ção. Até os ade­sis­tas co­me­ça­ram a per­ce­ber. Os que se opu­se­ram — a mai­o­ria já nem se opon­do mais — se ve­em sem pa­ra on­de ir, sem sa­ber o que fa­zer. As re­a­ções pa­re­cem gri­tos no ca­ti­vei­ro dis­tan­te de viv'al­ma.

Um pa­ís in­tei­ro se­ques­tra­do. Açoi­ta­do di­a­ria­men­te, pa­ra se man­ter cur­va­do, no má­xi­mo res­mun­gan­do ao fi­nal de ca­da ses­são de tor­tu­ra mo­ral.

Men­tes e co­ra­ções de­fen­si­va­men­te anes­te­si­a­dos, qua­se pre­ven­do que ama­nhã se­rá pi­or, sem vis­lum­brar um re­mé­dio.

A po­lí­ti­ca foi ani­qui­la­da: o po­der foi trans­for­ma­do em quin­tal de gen­te pa­ra quem pou­quís­si­mos, no pró­prio in­te­res­se dis­si­mu­la­do, abri­ria a por­ta de ca­sa.

O dia-a-dia, um es­pe­tá­cu­lo non­sen­se. Nin­guém mais é ca­paz de pro­fe­rir um "Não acre­di­to que fi­ze­ram ou dis­se­ram is­so!"

O fu­tu­ro se afas­ta, o ho­mem mín­gua, a Na­ção der­re­te, a es­pe­ran­ça (equi­li­bris­ta?) es­ma­e­ce, mes­mo di­an­te do show do ar­tis­ta in­sis­ten­te.

A po­lí­cia não vai nos res­ga­tar. Nem as for­ças ar­ma­das. Mui­to me­nos o ju­iz ou o pro­mo­tor. Dos bom­bei­ros cor­ta­ram a ver­ba, as­sim co­mo do so­cor­ris­ta hos­pi­ta­lar.

Sin­di­ca­to? Par­ti­do? Mo­vi­men­tos so­ci­ais? Ca­dê?

Quem po­de fa­zer o res­ga­te quan­do o se­ques­tra­do é um pa­ís in­tei­ro, que já te­ve seus co­fres exau­ri­dos pe­los man­dan­tes do se­ques­tro?

Quem?

(Val­de­mir Pi­res é pro­fes­sor da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias e Le­tras da Unesp de Ara­ra­qua­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias