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OPINIÃO

Simplificar para melhorar (e muito): a urgente Reforma Tributária

Ca­ó­ti­co, ir­ra­ci­o­nal, pro­va­vel­men­te o mais com­pli­ca­do e re­gres­si­vo do mun­do. A lis­ta é de al­guns co­men­tá­rios que po­de­mos fa­zer, sem me­do de er­rar, so­bre o atu­al sis­te­ma tri­bu­tá­rio bra­si­lei­ro. Cri­a­do em 1965, o nos­so mo­de­lo de co­bran­ça de im­pos­tos so­freu di­ver­sas al­te­ra­ções des­de en­tão, mas se­gue se apre­sen­tan­do com um gran­de ob­stá­cu­lo pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e a re­du­ção da de­si­gual­da­de no pa­ís. Pre­ci­sa­mos ur­gen­te­men­te de uma re­for­ma tri­bu­tá­ria.

Os pro­ble­mas não são ape­nas a com­ple­xi­da­de e in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca, dois gar­ga­los evi­den­tes pa­ra o em­pre­sa­ri­a­do bra­si­lei­ro. Tam­bém es­ta­mos di­an­te de uma ló­gi­ca in­jus­ta e re­gres­si­va, que cau­sa con­cen­tra­ção de ren­da por co­brar mais im­pos­to de quem ga­nha me­nos, em uma dis­tri­bui­ção de car­ga que ten­de a agra­var mui­tas de nos­sas ma­ze­las.

Di­an­te des­sas in­con­sis­tên­cias, um pro­je­to tra­mi­ta na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, apre­sen­ta­do pe­lo de­pu­ta­do fe­de­ral Lu­iz Car­los Hauly: a Re­for­ma Tri­bu­tá­ria, que vi­sa sim­pli­fi­car a bu­ro­cra­cia, me­lho­rar a fis­ca­li­za­ção, tor­nar o nos­so sis­te­ma pro­gres­si­vo de acor­do com a ren­da e au­men­tar a se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca do con­tri­buin­te. Tra­ta-se de uma ini­ci­a­ti­va mo­der­ni­za­do­ra, mui­to bem es­tru­tu­ra­da pa­ra au­men­tar a efi­ci­ên­cia e dis­tri­bui­ção de ren­da no Bra­sil, por en­quan­to sem re­du­zir a car­ga tri­bu­tá­ria e a ar­re­ca­da­ção do go­ver­no.

Atu­al­men­te, con­ta­mos com 93 im­pos­tos, con­tri­bui­ções e ta­xas no pa­ís – sen­do 11 im­pos­tos e 3 con­tri­bui­ções prin­ci­pa­is. De acor­do com um re­la­tó­rio do Ban­co Mun­di­al, aten­der a to­das es­sas exi­gên­cias, pa­ra se cer­ti­fi­car de que os re­co­lhi­men­tos es­tão cor­re­tos, con­so­me uma mé­dia de 1.958 ho­ras por ano nas em­pre­sas. O pre­ju­í­zo es­ti­ma­do des­sa bu­ro­cra­cia pa­ra a eco­no­mia é de R$ 60 bi­lhões anua­is.

Pe­la re­for­ma pro­pos­ta, es­sas 14 co­bran­ças prin­ci­pa­is se­ri­am re­du­zi­das a ape­nas 3: o Im­pos­to Se­le­ti­vo, o Im­pos­to de Ren­da e o IVA (Im­pos­to so­bre o Va­lor Agre­ga­do). O úl­ti­mo se­ria res­pon­sá­vel por re­du­zir a nos­sa gra­ve cu­nha fis­cal, eli­mi­nan­do con­tras­sen­sos co­mo im­pos­tos so­bre im­pos­tos.

Os be­ne­fí­ci­os des­sa sim­pli­fi­ca­ção po­dem ser cons­ta­ta­dos com exem­plos de su­ces­so já apli­ca­dos no Bra­sil. Os mai­o­res de­les são o Im­pos­to Sim­ples Na­ci­o­nal e o sis­te­ma de Mi­cro­em­pre­en­de­dor In­di­vi­dual (MEI), cri­a­dos pa­ra be­ne­fi­ci­ar as pe­que­nas em­pre­sas. A cen­tra­li­za­ção de di­ver­sos im­pos­tos em um só, a au­sên­cia de bu­ro­cra­cia e a di­fe­ren­cia­ção das alí­quo­tas le­van­do em con­ta a re­a­li­da­de dos se­to­res re­sul­tou em gran­des be­ne­fí­ci­os tan­to pa­ra o go­ver­no quan­to aos em­pre­en­de­do­res – em 10 anos, fo­ram ar­re­ca­da­dos cer­ca de R$ 543 bi­lhões em im­pos­tos e fo­ram aber­tas 6.7 bi­lhões de MEIS e 5 mi­lhões de mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas. Além dos di­ver­sos em­pre­gos ge­ra­dos.

Ou­tro es­pe­lho de­ve ser a Chi­na. Des­de 1994, o gi­gan­te asi­á­ti­co vem de­sen­vol­ven­do re­for­mas em seu sis­te­ma fis­cal, com o in­tui­to de mo­der­ni­zar a eco­no­mia e sus­ten­tar sua in­te­gra­ção com o mun­do. A ar­re­ca­da­ção, an­tes des­cen­tra­li­za­da e con­fu­sa, foi re­es­tru­tu­ra­da com o ob­je­ti­vo de des­bu­ro­cra­ti­zar as ope­ra­ções no pa­ís. Pa­ra não pre­ju­di­car as pro­vín­cias, que ti­ve­ram al­guns tri­bu­tos ex­tin­tos, o go­ver­no cen­tral pas­sou a dis­tri­bu­ir en­tre elas al­gu­mas con­tri­bui­ções ti­pi­ca­men­te na­ci­o­nais (co­mo o im­pos­to de ren­da). Uma for­ma de au­men­tar a efi­ci­ên­cia da má­qui­na em to­dos os ní­veis.

Um ra­ci­o­cí­nio se­me­lhan­te é apli­ca­do na nos­sa pro­pos­ta de re­for­ma fis­cal, que, en­tre ou­tras me­di­das, bus­ca o equi­lí­brio de ar­re­ca­da­ção dos po­de­res mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral. Não há co­mo de­ta­lhar to­da a en­ge­nho­si­da­de do pro­je­to em um ar­ti­go, mas é pos­sí­vel se­pa­rar dez me­di­das prin­ci­pa­is, ex­pli­ca­das aqui mui­to re­su­mi­da­men­te, de acor­do com o re­la­tó­rio do de­pu­ta­do Hauly:

1) Cri­ar um im­pos­to de ren­da pro­gres­si­vo;

2) Re­du­zir alí­quo­tas pa­ra a ali­men­ta­ção;

3) Isen­tar to­tal­men­te as ex­por­ta­ções e os bens de ati­vo fi­xo das em­pre­sas, com o pro­pó­si­to de pro­mo­ver a rein­dus­tri­a­li­za­ção do pa­ís;

4) Di­mi­nu­ir o cus­to de con­tra­ta­ção e ga­ran­tir re­cur­sos pa­ra o INSS;

5) Ex­tin­guir ta­xas co­mo o ICMS, IPI, ISS, CO­FINS, Sa­lá­rio Edu­ca­ção e cri­ar no lu­gar dois im­pos­tos: um IVA clás­si­co e um Se­le­ti­vo mo­no­fá­si­co de des­ti­no fe­de­ral so­bre se­to­res co­mo ener­gia elé­tri­ca, com­bus­tí­veis lí­qui­dos e de­ri­va­dos, en­tre ou­tros;

6) For­ta­le­cer os Mu­ni­cí­pios, trans­fe­rin­do às pre­fei­tu­ras to­dos os tri­bu­tos so­bre pro­pri­e­da­des;

7) En­cer­rar ime­di­a­ta­men­te a "guer­ra fis­cal" en­tre Mu­ni­cí­pios e Es­ta­dos, co­bran­do o IVA e o Se­le­ti­vo no Des­ti­no;

8) Aca­bar com a cu­nha fis­cal nos em­prés­ti­mos ban­cá­rios – ex­tin­guin­do o IOF e ou­tros tri­bu­tos;

9) Man­ter o Su­per Sim­ples pa­ra as Mi­cro e Pe­que­nas Em­pre­sas;

10) In­cre­men­tar no­vas tec­no­lo­gi­as e softwa­res, uni­ver­sa­li­zan­do o uso da no­ta fis­cal ele­trô­ni­ca e a co­bran­ça no ato da com­pra.

A apro­va­ção de to­das es­sas ini­ci­a­ti­vas re­pre­sen­ta­ria um ver­da­dei­ro mar­co pa­ra a nos­sa so­ci­e­da­de. São idei­as que con­tem­plam di­ver­sos pro­ble­mas na­ci­o­nais: a ge­ra­ção de em­pre­gos, a di­mi­nu­i­ção da de­si­gual­da­de so­ci­al e a se­gu­ran­ça tri­bu­tá­ria, por exem­plo – além de não afe­tar a vi­a­bi­li­da­de eco­nô­mi­ca do go­ver­no, abrin­do o ca­mi­nho pa­ra que a ar­re­ca­da­ção au­men­te gra­ças a fa­to­res co­mo a re­du­ção da so­ne­ga­ção e o cres­ci­men­to da eco­no­mia. Um pro­je­to tão be­né­fi­co pre­ci­sa ser en­ca­ra­do co­mo pri­o­ri­da­de. Va­mos, sim, unir es­for­ços pe­las Re­for­mas Pre­vi­den­ci­á­ria e Tra­ba­lhis­ta, en­tre ou­tras, mas sem dei­xar de la­do os ga­nhos que ape­nas são pos­sí­veis com a Re­for­ma Tri­bu­tá­ria.

(Fran­cis­co Ca­mar­go é Pre­si­den­te da ABES Softwa­re)

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