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A municipalização da TCFA: uma receita considerável aos municípios

A Ta­xa de Con­tro­le e Fis­ca­li­za­ção Am­bien­tal (TCFA) é uma das prin­ci­pa­is co­bran­ças fis­cais exis­ten­tes no Bra­sil re­fe­ren­te à pro­te­ção do meio am­bi­en­te. A re­cei­ta re­co­lhi­da com es­ta ta­xa de­ve ser vol­ta­da es­tri­ta­men­te ao con­tro­le e fis­ca­li­za­ção am­bien­tal, fi­can­do, a prin­cí­pio, sob res­pon­sa­bi­li­da­de do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Meio Am­bi­en­te e dos Re­cur­sos Na­tu­ra­is Re­no­vá­veis (Iba­ma). A ta­xa, se­gun­do o que pres­cre­ve a lei, de­ve ser pa­go pe­las em­pre­sas que exer­çam ati­vi­da­des po­ten­ci­al­men­te po­lui­do­ras ou uti­li­za­do­ras de re­cur­sos na­tu­ra­is. Os mu­ni­cí­pios com a sua au­to­no­mia ad­mi­nis­tra­ti­va e fi­nan­cei­ra po­de ins­ti­tu­ir atra­vés de lei es­pe­cí­fi­ca a ta­xa re­fe­ri­da. É mais um ins­tru­men­to que os mu­ni­cí­pios po­dem e de­vem bus­car co­mo re­cei­ta am­bien­tal mu­ni­ci­pal.

Ape­sar de to­da dis­cus­são em tor­no da re­vi­são dos va­lo­res da TCFA, tan­to os es­ta­dos co­mo os mu­ni­cí­pios pre­ci­sam fa­zer uma ges­tão fis­cal am­bien­tal mais pro­fis­si­o­nal, no sen­ti­do de im­plan­tar e ge­ren­ci­ar a ta­xa. Va­le res­sal­tar que nes­te as­sun­to os en­tes fe­de­ra­dos não po­dem fi­car a mer­cê de con­vê­ni­os com a Uni­ão e fi­car de am­pli­ar os ins­tru­men­tos de ges­tão fis­cal am­bien­tal em seus res­pec­ti­vos ter­ri­tó­rios. Ca­da en­te pre­ci­sa cu­i­dar de su­as re­cei­tas am­bien­tais e a ges­tão tri­bu­tá­ria am­bien­tal faz par­te des­se pro­ces­so que o Po­der Exe­cu­ti­vo jun­ta­men­te co­mo o Le­gis­la­ti­vo pos­sa con­du­zir pa­ra um ca­mi­nho de que­bra dos pa­ra­dig­mas nas ques­tões tri­bu­ta­ri­as am­bien­tais.

A Po­li­ti­ca Na­ci­o­nal do Meio Am­bi­en­te, sob a ges­tão do Iba­ma, ins­ti­tu­iu a TCFA pa­ra fi­nan­ciar o Pa­ís no com­ba­te a po­lu­i­ção am­bien­tal e o uso des­re­gu­la­do dos re­cur­sos am­bien­tais. Os va­lo­res tri­mes­tra­is de­fi­ni­dos pe­la lei va­ri­am de R$ 50 a R$ 2.250. Di­fe­ren­te dos im­pos­tos, a ta­xa es­tá vin­cu­la­da a uma con­tra­pres­ta­ção es­ta­tal e po­de ser ins­ti­tu­í­da pe­la uti­li­za­ção per­ma­nen­te ou em po­ten­ci­al de um ser­vi­ço. En­tre­tan­to, pos­sui uma di­fe­ren­cia­ção quan­to ao por­te do em­pre­en­di­men­to, es­ta­be­le­cen­do di­fe­ren­tes va­lo­res pa­ra mi­cro e ma­cro em­pre­sa, va­lo­res fi­xa­dos da Lei Fe­de­ral 6.938/81. Há tam­bém a isen­ção da TCFA pa­ra as en­ti­da­des pú­bli­cas e fi­lan­tró­pi­cas, aque­les que pra­ti­cam agri­cul­tu­ra de sub­sis­tên­cia e as po­pu­la­ções tra­di­cio­nais, co­mo es­ta­be­le­ci­do pe­la le­gis­la­ção. Ou­tro pro­ce­di­men­to cri­a­do é a com­pen­sa­ção. Ca­so te­nha lei es­ta­du­al ou mu­ni­ci­pal ins­ti­tu­in­do a TCFA, o va­lor efe­ti­va­men­te pa­go pe­lo con­tri­buin­te, ao Es­ta­do ou Mu­ni­cí­pio, cons­ti­tui cré­di­to pa­ra com­pen­sa­ção a tí­tu­lo da ta­xa.

Uma no­vi­da­de sur­giu no iní­cio des­te mês. O go­ver­no quer pro­por uma no­va re­vi­são da ta­xa co­bra­da pe­lo Iba­ma. Se­rá en­vi­a­do à Câ­ma­ra Fe­de­ral um pro­je­to de lei que pa­ra re­vi­sar os cri­té­rios da ta­xa. Os de­pu­ta­dos que­rem que ha­ja di­fe­ren­cia­ção da ta­xa, le­van­do em con­si­de­ra­ção o ris­co de fa­to da ati­vi­da­de exer­ci­da pe­lo su­jei­to, ain­da que si­tu­em den­tro da mes­ma ca­deia, co­mo as re­fi­na­ri­as e os pos­tos de com­bus­tí­veis. A ideia, en­tre­tan­to, é de que ha­ja uma se­pa­ra­ção en­tre as re­fi­na­ri­as com ris­co mai­or, tran­spor­ta­do­ras com ris­co mé­dio e pos­tos e re­ven­de­do­res com ris­co me­nor. A Co­mis­são de Agri­cul­tu­ra, Pe­cu­á­ria, Abas­te­ci­men­to e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral pro­mo­veu no fi­nal do mês pas­sa­do uma au­diên­cia pú­bli­ca pa­ra de­ba­ter a pro­pos­ta, que de­ve­rá ser apre­sen­ta­da tão ra­pi­da­men­te, se­gun­do o mi­nis­tro do meio am­bi­en­te, Sar­ney Fi­lho.

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal)

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