Home / Opinião

OPINIÃO

Bem-vindo 2018! Do sonho à realidade

Na­da mais pra­ze­ro­so do que uma co­me­mo­ra­ção, não in­te­res­san­do qual se­ja a ra­zão, o lo­cal ou a si­tu­a­ção, pois tal mo­men­to pres­su­põe, em sua gran­de mai­o­ria, ale­gria  e mo­ti­vos mais que su­fi­ci­en­tes.

Sei que as li­nhas abai­xo po­de­rão ser en­ten­di­das por mui­tos co­mo re­tró­ga­das, bem co­mo a ava­li­a­ção que fa­ço dos mi­nu­tos que pre­sen­ci­ei e vi­ven­ci­ei, a par­tir da meia noi­te do dia 31 de de­zem­bro, quan­do aden­tra­mos em mais um ano, de­no­mi­na­do cro­no­lo­gi­ca­men­te de 2018 pe­lo ca­len­dá­rio Gre­go­ri­a­no.

Vi da ja­ne­la do meu apar­ta­men­to num ho­ri­zon­te que se per­dia na noi­te, fo­gos de ar­ti­fí­ci­os es­po­ca­rem aos qua­tro can­tos. Ou­vi gri­tos de ale­gria e ti­lin­tar de ta­ças nas re­si­dên­cias mais pró­xi­mas da mi­nha.

Pe­la te­li­nha cons­ta­tei a aglo­me­ra­ções de mi­lhões de pes­so­as pe­los mais di­ver­sos lo­ca­is do Bra­sil em co­me­mo­ra­ções fre­né­ti­cas.

Ven­do o Rio de Ja­nei­ro fi­quei na dú­vi­da se eram fo­gos de ar­ti­fí­cio ou ti­ros da Ro­ci­nha; Em São Pau­lo, car­ro che­fe da eco­no­mia na­ci­o­nal, não sa­bia se brin­da­vam, na Ave­ni­da Pau­lis­ta, o alar­man­te nú­me­ro de de­sem­pre­ga­dos ou ca­da um pro­cu­ra­va ilu­dir a si mes­mo; em Bra­sí­lia, Ca­pi­tal de to­dos nós, vi pe­la pri­mei­ra vez nos úl­ti­mos mes­es uma aglo­me­ra­ção que não pe­dia  a sa­í­da dos cor­rup­tos do po­der, ou se­rá que es­ta­ri­am agra­de­cen­do, em for­ma de fes­ta, os de­zes­se­te re­ais de au­men­to pa­ra o sa­lá­rio mí­ni­mo?

E as­sim por di­an­te... Em ca­da Ca­pi­tal e lu­ga­res ou­tros mos­tra­dos, ca­da um com su­as ca­rac­te­rís­ti­cas re­gi­o­nais, co­me­mo­ra­vam co­mo po­di­am e co­lo­ca­vam os so­nhos aci­ma da re­a­li­da­de em que vi­ve­mos.

Foi, quan­do, en­tão, jun­ta­men­te com meu so­bri­nho Sor­ma­ne, em re­fle­xão con­jun­ta, con­clu­í­mos que o ano no­vo que se ini­cia, sob o co­lo­ri­do dos fo­gos de ar­ti­fí­cio, in­fe­liz­men­te nos mos­tra uma na­ção ca­da vez mais alie­na­da em su­as prá­ti­cas e pro­pó­si­tos.

Te­mos as mais ca­ras ins­ti­tu­i­ções do mun­do, sus­ten­ta­das por tri­bu­tos de to­da es­pé­cie, que em mui­to su­pe­ram, em mui­to, a épo­ca de O Quin­to, que  na­da mais era do que a re­ten­ção de 20% do ou­ro le­va­dos às ca­sas de fun­di­ção, que per­ten­ci­am à Co­roa Por­tu­gue­sa. O no­me do im­pos­to (ta­xa cam­bi­al) fi­cou co­mo “quin­to” e a fun­da­ção de “Ca­sas de In­ten­dên­cia” fis­ca­li­za­va e con­tro­la­va tu­do o que saía e tu­do o que en­tra­va. Por­tu­gal, tam­bém re­que­ria a der­ra­ma, um no­vo im­pos­to co­bra­do pa­ra com­ple­men­tar os dé­bi­tos que os mi­ne­ra­do­res acu­mu­la­vam jun­to à Co­roa Por­tu­gue­sa.

Con­si­de­ra­do abu­si­vo, era uma prá­ti­ca opres­so­ra e in­jus­ta, quan­do em da­ta es­pe­cí­fi­ca  sol­da­dos en­vi­a­dos pe­las au­to­ri­da­des por­tu­gue­sas pren­di­am quem era con­tra, que pro­tes­ta­va ou se ne­ga­va a “co­la­bo­rar”. Sen­do as­sim, a eli­te in­te­lec­tu­al e eco­nô­mi­ca da épo­ca jun­tou for­ças pa­ra se opor a Por­tu­gal. No ano de 1789, um gru­po de po­e­tas, pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is, mi­ne­ra­do­res e fa­zen­dei­ros tra­ma­vam con­tro­lar Mi­nas Ge­ra­is e se de­cla­ra­ram con­tra a co­roa. Bem me­nos do que pa­ga­mos de im­pos­tos atu­al­men­te que se­gun­do o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Pla­ne­ja­men­to e Tri­bu­ta­ção, che­ga à ca­sa dos qua­ren­ta e um por cen­to.

Ob­ser­ve-se que te­mos as pi­o­res uni­ver­si­da­des e um po­vo com pou­co grau de ci­vi­li­da­de em to­dos os as­pec­tos. Con­ta­mos com os mais alie­nan­tes mei­os de co­mu­ni­ca­ção de mas­sa e um sem-nú­me­ro de ques­tões mal con­ce­bi­das, mal com­pre­en­di­das e de so­lu­ções du­vi­do­sas e ine­fi­ca­zes, ha­ja vis­ta tan­tas que cons­ta­ta­mos no ano que se en­cer­rou e mais acen­tu­a­da­men­te nos seus úl­ti­mos di­as.

O que es­pe­rar de um pa­ís des­tro­ça­do pe­la qua­se to­ta­li­da­de dos go­ver­nan­tes do pas­sa­do e atu­ais, apoi­a­dos na le­ni­ên­cia de al­guns po­de­res cons­ti­tu­í­dos e por um te­ci­do so­ci­al aos fran­ga­lhos?

Co­mo cons­tru­ir um le­ga­do de mo­der­ni­da­de pa­ra as pró­xi­mas ge­ra­ções, sen­do que a atu­al é pou­co afei­ta a crí­ti­cas e à par­ti­ci­pa­ção nas mu­dan­ças que o Bra­sil ne­ces­si­ta?

Co­mo re­cons­tru­ir nos­sa his­tó­ria sob a égi­de da mo­ra­li­da­de e éti­ca e es­ta­be­le­cer no­vos pa­râ­me­tros pa­ra de­fi­nir o que é pre­ci­so fa­zer pa­ra cres­cer­mos co­mo se­res hu­ma­nos in­te­gra­dos às de­mais na­ções que for­mam o con­tex­to mun­di­al?

São re­fle­xões ne­ces­sá­rias, em es­pe­ci­al no iní­cio de um ano tão im­por­tan­te pa­ra as mu­dan­ças im­pror­ro­gá­veis em to­das as es­tru­tu­ras que su­pos­ta­men­te do­mi­nam nos­sa Pá­tria.

Co­mo re­cons­tru­ir nos­sa his­tó­ria? Te­mos, ca­da um, a res­pon­sa­bi­li­da­de de des­per­tar a na­ção bra­si­lei­ra que dor­me em ber­ço es­plên­di­do, gran­de par­te im­bu­í­da des­sa ín­do­le cor­rup­ta que nos per­se­gue des­de a che­ga­da de D. Jo­ão VI em 1808.

É ur­gen­te a ne­ces­si­da­de de cons­tru­ção de um pa­ra­dig­ma so­ci­al in­te­gra­dor, igua­li­tá­rio e jus­to.

É im­por­tan­te olhar­mos adi­an­te, mui­to além da tran­spa­rên­cia das ta­ças de cham­pa­nhe, de vi­nho bran­co, do co­po de ca­cha­ça ou da tur­bi­dez da cer­ve­ja, do vi­nho tin­to ou do uís­que que le­van­ta­mos pa­ra brin­dar a che­ga­da do ano de 2018.

Faz-se ne­ces­sá­rio, ca­da vez com mais ur­gên­cia, que acor­de­mos des­se pseu­do so­nho e en­fren­te­mos a re­a­li­da­de que aí es­tá.

Não de­ve ser por aca­so que re­cen­te pes­qui­sa cons­ta­ta que o po­vo bra­si­lei­ro é o se­gun­do do mun­do a ig­no­rar a re­a­li­da­de em que vi­ve, fi­can­do atrás so­men­te dos sul-afri­ca­nos.

Eis o de­sa­fio: Quem tem ou­vi­dos que ou­ça, quem tem olhos que ve­ja!

(Jo­sé Cân­di­do Pó­voa, po­e­ta, es­cri­tor e ad­vo­ga­do. Mem­bro fun­da­dor da Aca­de­mia de Le­tras de Di­a­nó­po­lis (GO/TO), sua ter­ra na­tal)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias