Home / Opinião

OPINIÃO

Cuidar da mente é preservar sua saúde

A mai­o­ria dos mes­es do ano pos­sui uma cor pa­ra aler­tar as pes­so­as a al­gum as­sun­to re­fe­ren­te à nos­sa sa­ú­de. Che­gou o no­vo ano com 365 opor­tu­ni­da­des de nos cu­i­dar­mos, e quem dá o tom ago­ra é o bran­co. A Cam­pa­nha Ja­nei­ro Bran­co: quem cu­i­da da men­te, cu­i­da da vi­da! sur­giu pa­ra que as pes­so­as pu­des­sem re­ver su­as vi­das, seu sen­ti­do e pro­pó­si­to, emo­ções, a qua­li­da­de dos re­la­ci­o­na­men­tos pes­so­as e in­ter­pes­so­ais, além de pen­sa­men­tos e com­por­ta­men­tos.

A cul­tu­ra por uma sa­ú­de men­tal tra­ta-se de co­lo­car em evi­dên­cia to­dos os te­mas que en­vol­vem a pre­ven­ção de al­gum ado­e­ci­men­to emo­cio­nal da hu­ma­ni­da­de. Nu­ma so­ci­e­da­de em que as­sun­tos co­mo an­sie­da­de, de­pres­são, e prin­ci­pal­men­te o con­su­mo co­mo sen­ti­do da vi­da pau­tam e ro­dei­am to­da a hu­ma­ni­da­de, a cam­pa­nha se de­di­ca a in­for­mar e sen­si­bi­li­zar as mí­di­as, ins­ti­tu­i­ções so­ci­ais, po­de­res pú­bli­co e pri­va­do so­bre a im­por­tân­cia em pro­mo­ver es­tra­té­gias e ini­ci­a­ti­vas que va­lo­ri­zem e aten­dam as de­man­das es­pe­cí­fi­cas que vão de in­di­vi­dua­is à co­le­ti­vas, cor­res­pon­den­tes à Sa­ú­de Men­tal.

So­mos bom­bar­de­a­dos o tem­po in­tei­ro com no­tí­cias, qua­se sem­pre ru­ins que nos ge­ram me­do, des­con­for­to e an­gús­tia, além da in­ten­si­da­de de se es­tar sem­pre a par do ou­tro sem olhar pa­ra mim mes­mo e ao que es­tou sen­tin­do e pen­san­do. Pa­ra acal­mar nos­sas men­tes atu­al­men­te é pre­ci­so mui­tas re­gras e nem sem­pre con­se­gui­mos se­guí-las por­que o fo­co ago­ra é na aten­ção. Quem cu­i­da do co­ra­ção co­mo se fos­se um jar­dim tem o de­ver de cu­i­dar da men­te pa­ra não de­sen­vol­ver ‘er­vas da­ni­nhas’, in­sa­tis­fa­ção, com­pe­ti­ção e al­can­çar o de­se­jo, qua­se im­pos­sí­vel de agra­dar aos ou­tros.

De­ve­mos pri­mei­ra­men­te nos agra­dar; não num sen­ti­do ego­ís­ta, mas com for­mas que aten­dam nos­so ra­ci­o­cí­nio de ma­nei­ra mais efi­caz e pers­pi­caz, in­clu­in­do aí pen­sa­men­tos po­si­ti­vos, tran­qui­li­da­de e um bem-es­tar que com­pe­te a ca­da um. Pa­ra que o mun­do se­ja um lu­gar me­lhor de se vi­ver, com to­das as fa­ci­li­da­des ad­qui­ri­das, a tec­no­lo­gia que tam­bém che­gou pa­ra nos be­ne­fi­ci­ar é pre­ci­so cu­i­dar da nos­sa men­te, e se pre­ser­var dos pa­ra­si­tas que a ata­cam fre­quen­te­men­te, se­ja por pen­sa­men­tos ne­ga­ti­vos, fal­ta de equi­lí­brio ou sen­ti­men­tos ru­ins.

As ações prá­ti­cas que a Cam­pa­nha já re­a­li­za nes­tes qua­tro anos são pa­les­tras em es­co­las, em­pre­sas, hos­pi­tais, par­ce­rias com o CAPS, di­vul­ga­ção so­bre o cui­da­do com a sa­ú­de emo­cio­nal na mí­dia, pon­to de ôni­bus, par­ques, res­tau­ran­tes com ori­en­ta­ções so­bre emo­ções, sub­je­ti­vi­da­de hu­ma­na, sen­ti­men­tos, pen­sa­men­tos e re­la­ci­o­na­men­tos. A Cam­pa­nha in­for­ma que da­dos de 2017 da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de (OMS) apre­sen­tam a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra co­mo re­cor­dis­ta la­ti­no-ame­ri­ca­na em ca­sos de de­pres­são, a cam­peã mun­di­al em re­la­ção à an­sie­da­de e a 4ª co­lo­ca­da em re­la­ção ao cres­ci­men­to das ta­xas de su­i­cí­dio en­tre os jo­vens da Amé­ri­ca Cen­tral e do Sul.

O psi­có­lo­go Le­o­nar­do Abra­hão, ide­a­li­za­dor da Cam­pa­nha dis­se que com ela pre­ten­de-se es­ti­mu­lar a cri­a­ção de uma ‘cul­tu­ra da sa­ú­de men­tal’ no mun­do e sen­si­bi­li­zar as au­to­ri­da­des pú­bli­cas em re­la­ção à es­sa ne­ces­si­da­de. O mês que se ini­cia o ano e a cor bran­ca fo­ram es­co­lhi­dos se­gun­do o ide­a­li­za­dor con­for­me à sim­bo­lo­gia atre­la­da à vi­ra­da de ano, e uma fo­lha em bran­co pa­ra que pos­sa­mos es­cre­ver e re­es­cre­ver nos­sa his­tó­ria pe­ran­te a vi­da.

Ano No­vo e ati­tu­des no­vas pa­ra que pos­sa­mos nos pre­ser­var e ad­qui­rir sa­ú­de men­tal. Em nos­sa ca­pi­tal Go­i­â­nia, o Ja­nei­ro Bran­co já é lei e faz par­te do ca­len­dá­rio ofi­ci­al. Fi­que aten­to aos sen­ti­men­tos, se pre­ser­ve, se co­nhe­ça, pro­cu­re sem­pre um pro­fis­si­o­nal es­pe­cia­li­za­do por­que cu­i­dar de si tam­bém é cu­i­dar do ou­tro. Vo­cê que fi­cou in­te­res­sa­do (a) e gos­ta­ria de se mo­bi­li­zar em prol da Cam­pa­nha bas­ta aces­sar: www.ja­nei­ro­bran­co.com.br e www.fa­ce­bo­ok.com.br/cam­pa­nha­ja­nei­ro­bran­co. No si­te e re­des so­ci­ais en­con­tra­rá in­for­ma­ções, no­vi­da­des e pro­gra­ma­ção do pro­je­to. Já di­ria Cla­ri­ce Lis­pec­tor: “Cu­i­de-se co­mo vo­cê fos­se de ou­ro, po­nha-se vo­cê mes­mo de vez em quan­do nu­ma re­do­ma e pou­pe-se.”

(Ca­ro­li­ne San­ta­na, es­pe­cia­lis­ta em As­ses­so­ria de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting, jor­na­lis­ta e mes­tran­da em Co­mu­ni­ca­ção)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias