Home / Opinião

OPINIÃO

Davos e a insensibilidade dos bilionários

“Eis on­de es­ta­mos co­mo pla­ne­ta em 2018: de­pois de to­das as guer­ras, re­vo­lu­ções e gran­des en­con­tros in­ter­na­cio­nais nos úl­ti­mos 100 anos, vi­ve­mos em um mun­do on­de um pu­nha­do de in­di­ví­duos in­cri­vel­men­te ri­cos exer­cem ní­veis des­pro­por­cio­nais de con­tro­le so­bre a vi­da eco­nô­mi­ca e po­lí­ti­ca da co­mu­ni­da­de glo­bal”.

O au­tor da sen­ten­ça aci­ma, Se­na­dor Be­e­nie San­ders, per­deu a in­di­ca­ção pa­ra Hi­lary Clin­ton, pa­ra ser o can­di­da­to à Pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos pe­lo Par­ti­do De­mo­cra­ta nas úl­ti­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais. Ou se­ja, não é um mo­le­que, não é ra­di­cal pe­que­no bur­guês ir­ri­ta­di­nho com a vi­da, não é en­fim, um ir­res­pon­sá­vel. Mas sim um pe­so-pe­sa­do que se so­ma ao gri­to de pes­so­as que se pre­o­cu­pam com o fu­tu­ro da hu­ma­ni­da­de, não só com seu um­bi­go.

A fra­se é o iní­cio de um con­tun­den­te ar­ti­go que es­cre­veu pa­ra ser co­mu­ni­ca­do às vés­pe­ras da re­u­ni­ão de Da­vos, na Su­í­ça, on­de o mun­do vai ou­vir o FMI di­zer que a eco­no­mia vai cres­cer a tan­tos por cen­to ao ano, que os po­bres pre­ci­sam ajus­tar su­as con­tas etc. etc. Mas não vão dis­cu­tir o cân­cer do mun­do, a de­si­gual­da­de so­ci­al. Ain­da nas pa­la­vras de San­ders: “Di­fí­cil de com­pre­en­der, o fa­to é que as seis pes­so­as mais ri­cas da Ter­ra ago­ra pos­su­em mais ri­que­za que a me­ta­de mais em­po­bre­ci­da da po­pu­la­ção mun­di­al — 3,7 bi­lhões de pes­so­as. Além dis­so, o top 1% tem ago­ra mais di­nhei­ro do que os 99% de bai­xo. En­quan­to os bi­lio­ná­rios exi­bem sua opu­lên­cia, qua­se uma em ca­da se­te pes­so­as lu­ta pa­ra so­bre­vi­ver com me­nos de R$ 4,00 por dia e – hor­ri­vel­men­te – cer­ca de 29 mil cri­an­ças mor­rem di­a­ria­men­te de cau­sas to­tal­men­te evi­tá­veis, co­mo di­ar­reia, ma­lá­ria e pneu­mo­nia”.

Re­sul­ta­do pe­ri­go­sís­si­mo dis­so é que as pes­so­as es­tão per­den­do a fé na de­mo­cra­cia, acre­di­tan­do ca­da vez mais no in­di­vi­dua­lis­mo, pois se sen­tem usa­das pe­las eli­tes eco­nô­mi­cas e oli­gár­qui­cas nas elei­ções, na ma­ni­pu­la­ção dos pre­ços etc. Es­quer­da ou di­rei­ta dei­xa de fa­zer sen­ti­do pa­ra o po­vão, tu­do “fa­ri­nha do mes­mo sa­co”, co­mo com­pro­va a fal­ta de cui­da­do com a coi­sa pú­bli­ca co­me­ti­da nos úl­ti­mos go­ver­nos bra­si­lei­ros di­tos pro­gres­sis­tas. Bus­ca­rão ca­mi­nhos mui­tas ve­zes im­pre­vi­sí­veis, co­mo mos­tra a cres­cen­te on­da fas­cis­ta, ini­ma­gi­ná­vel pou­co tem­po atrás no mun­do e no Bra­sil.

Pre­ci­sa­rá o mun­do de uma on­da de vi­o­lên­cia pa­ra ni­ve­lar a de­si­gual­da­de? A bre­ve apre­sen­ta­ção por Ca­mi­la Mo­ta - BBC Bra­sil, do li­vro de Wal­ter Schei­del, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Stan­ford, mos­tra ser a vi­o­lên­cia a gran­de ni­ve­la­do­ra das de­si­gual­da­des ao lon­go da his­tó­ria: epi­de­mi­as (co­mo a Pes­te Ne­gra, que di­zi­mou 1/3 dos eu­ro­peus, va­lo­ri­zan­do as­sim a mão de obra dos que so­bra­ram), gran­des guer­ras (co­mo as du­as guer­ras mun­di­ais que cei­fa­ram 60 mi­lhões de pes­so­as), co­lap­so de Es­ta­dos (co­mo a que­da do Im­pé­rio Ro­ma­no), as re­vo­lu­ções (co­mo as co­mu­nis­tas, rus­sa e chi­ne­sa). O ni­ve­la­men­to da de­si­gual­da­de é nor­mal­men­te por bai­xo, pois to­do mun­do fi­ca mais po­bre do que an­tes, mas co­mo os ri­cos têm mais a per­der, a dis­tân­cia en­tre os mais ri­cos e po­bres di­mi­nui. Epi­só­di­os co­mo os aci­ma ci­ta­dos são me­ras re­fe­rên­cias, pois fa­zem par­te da his­tó­ria as ten­ta­ti­vas da ex­plo­ra­ção do ser hu­ma­no pe­lo ser hu­ma­no, ten­dên­cia só con­ti­da pe­lo pro­ces­so ci­vi­li­za­tó­rio.

A es­ca­la­da da de­si­gual­da­de vol­tou a cres­cer nos anos 1980, após uma es­ta­bi­li­da­de de três dé­ca­das após a Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al. Cer­ta­men­te o avan­ço tec­no­ló­gi­co, com a cri­a­ção de bi­lio­ná­rios da noi­te pa­ra o dia (Mi­cro­soft, Ap­ple, Go­o­gle, Ama­zon...) e o jo­go su­jo do sis­te­ma fi­nan­cei­ro es­pe­cu­lan­do com bi­lhões de dó­la­res di­a­ria­men­te, sem a cor­res­pon­den­te pro­du­ção de ri­que­zas, cer­ta­men­te aju­da­ram a es­ca­la­da da de­si­gual­da­de. Mas é es­sa mes­ma tec­no­lo­gia que po­de­rá de­ter o avan­ço, per­mi­tin­do as ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas e o po­vo em ge­ral to­ma­rem co­nhe­ci­men­to do que se so­ne­ga, do que se rou­ba.

Ne­nhu­ma pro­vi­dên­cia glo­bal es­tá sen­do to­ma­da pa­ra es­tan­car a es­ca­la­da da di­fe­ren­ça no sé­cu­lo 21. An­tes que ar­gu­men­tos de­fen­so­res do mo­de­lo atu­al se apre­sen­tem, des­ta­ca­mos que é evi­den­te que a qua­li­da­de de vi­da do po­vo de ho­je é mui­to me­lhor do que há 100 anos. Vic­tor Hu­go, au­tor de os “Os Mi­se­rá­veis” fi­ca­ria ad­mi­ra­do de ver um ope­rá­rio fran­cês ter seu fim de se­ma­na re­mu­ne­ra­do, fé­rias, ha­bi­ta­ção de boa qua­li­da­de, ge­la­dei­ra, car­ro. Mas o mun­do não é a Fran­ça e a “elei­ção” de go­ver­nan­tes in­sen­sí­veis, co­mo o co­mer­cian­te Trump, são um pe­ri­go pa­ra a hu­ma­ni­da­de: se ven­der ar­mas dá di­nhei­ro, guer­ras de­vem ser pro­mo­vi­das; se o meio am­bi­en­te atra­pa­lha os ne­gó­ci­os, aban­do­nar as con­ven­ções in­ter­na­cio­nais so­bre o cli­ma é a sa­í­da. Cer­ta­men­te não são es­sas as so­lu­ções pa­ra o pla­ne­ta Ter­ra, pa­ra a hu­ma­ni­da­de co­mo um to­do.

O pa­pa Fran­cis­co em sua en­cí­cli­ca Lau­da­to Si’ (Lou­va­do se­ja), faz um aler­ta so­bre as con­di­ções hu­ma­nas e am­bien­tais do pla­ne­ta Ter­ra: nós hu­ma­nos, so­mos par­te da na­tu­re­za. Não vi­ve­mos sem as plan­tas, o ar, a água, sem as bac­té­rias que aju­dam nos­sa di­ges­tão. Mas tam­bém não po­de­mos acei­tar que mi­lhões de ir­mãos mor­ram de fo­me to­dos os anos en­quan­to ri­cos se em­pan­tur­ram até a mor­te.

Se­rá que os aler­tas não sen­si­bi­li­za­rão os do­nos do po­der, os que têm tri­lhões de dó­la­res em pa­ra­í­sos fis­cais, pron­tos pa­ra com­pra­rem elei­ções, co­ra­ções e men­tes pe­lo mun­do a fo­ra? Po­de­ri­am, e de­ve­ri­am, es­tu­dar his­tó­ria.

(Mar­co An­tô­nio Sperb Lei­te, pro­fes­sor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias