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OPINIÃO

De vento em popa

De­sa­len­ta­da com o cli­ma de re­vol­ta e de­ses­pe­ran­ça que nos afli­ge nos úl­ti­mos tem­pos, fui re­ler an­ti­gos tex­tos es­cri­tos há uma dé­ca­da. Nos­so ama­do Bra­sil era en­tão go­ver­na­do pe­lo au­to­pro­cla­ma­do mai­or es­ta­dis­ta da his­tó­ria pá­tria – o mes­mo se­nhor Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va, há mes­es con­de­na­do em pri­mei­ra ins­tân­cia a no­ve anos e meio de pri­são, por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro. Sen­ten­ça que é ob­je­to de re­cur­so a ser apre­ci­a­do pe­la Cor­te com­pe­ten­te, na pró­xi­ma quar­ta fei­ra.

Por opor­tu­no, tran­scre­vo a crô­ni­ca in­ti­tu­la­da “De ven­to em po­pa”, pu­bli­ca­da no Di­á­rio da Ma­nhã, em 4 de mar­ço de 2008:

“Apre­goa-se que a eco­no­mia bra­si­lei­ra vai de ven­to em

po­pa, o que sig­ni­fi­ca, na po­é­ti­ca lin­gua­gem náu­ti­ca, que sin­gra oce­a­nos e ma­res com ve­las en­fu­na­das, in­di­fe­ren­te a va­ga­lhões e tem­pes­ta­des. A be­la me­tá­fo­ra re­me­te a an­ti­gos tem­pos, quan­do nos­sos avós lu­si­ta­nos alar­ga­vam as fron­tei­ras do mun­do, le­van­do em frá­geis em­bar­ca­ções a cruz de Cris­to e a lín­gua por­tu­gue­sa. Co­mo res­quí­cios de con­tex­tos his­tó­ri­cos ul­tra­pas­sa­dos, ex­pres­sões idio­má­ti­cas e pro­vér­bi­os per­ma­ne­cem em uso, mes­mo de­pois de ul­tra­pas­sa­da a re­a­li­da­de que os ins­pi­rou. Não con­ti­nua­mos a di­zer: “Quan­to mai­or a nau, mai­or a tor­men­ta?”

Mas es­ta­re­mos nós, bra­si­lei­ros, na­ve­gan­do re­al­men­te em mar de al­mi­ran­te? Se­gui­mos sem in­ci­den­tes a ro­ta tra­ça­da, em bus­ca do por­to se­gu­ro do cres­ci­men­to eco­nô­mi­co sus­ten­ta­do? Sa­be­mos aon­de e co­mo che­gar ao des­ti­no de­se­ja­do? Ou a apa­ren­te bo­nan­ça não pas­sa de ilu­são, co­mo em ou­tros mo­men­tos do pas­sa­do, quan­do des­per­di­ça­mos ale­gre­men­te re­cur­sos na­tu­ra­is e opor­tu­ni­da­des?

Se­não ve­ja­mos: o no­me Bra­sil re­me­te ao pri­mei­ro dos te­sou­ros com que nos brin­dou a na­tu­re­za, o pau de tin­ta ver­me­lha, cor de bra­sa – pau bra­sil – avi­da­men­te con­su­mi­do na Eu­ro­pa e co­bi­ça­do por co­lo­ni­za­do­res e aven­tu­rei­ros. Abun­dan­te na Ma­ta At­lân­ti­ca, o que res­tou de­le, de­pois de sé­cu­los de ex­plo­ra­ção pre­da­tó­ria?

No mo­men­to se­guin­te, dan­do lu­gar às plan­ta­ções de ca­na, fo­ram ocu­pa­das e exau­ri­das as me­lho­res ter­ras e vár­ze­as do nor­des­te ao su­des­te do con­ti­nen­te bra­si­lei­ro. Ra­ro e ca­ro, o açú­car man­te­ve-se al­ta­men­te co­ta­do nos mer­ca­dos eu­ro­peus, tra­zen­do lu­cros exor­bi­tan­tes e ge­ran­do for­tu­nas, até que as ilhas do Ca­ri­be nos ul­tra­pas­sa­ram em pro­du­ção e tec­no­lo­gia. Das ve­lhas usi­nas, dos en­ge­nhos e ban­güês fi­ca­ram-nos os tron­cos cal­ci­na­dos das ár­vo­res der­ru­ba­das pa­ra ali­men­tá-los, além de uma re­tró­gra­da pseu­do­a­ris­to­cra­cia que faz ain­da mais po­bres as re­gi­ões de­ca­den­tes.

E o ci­clo do ou­ro, em que nos be­ne­fi­ciou? Por ca­mi­nhos trans­ver­sos, en­ri­que­ceu a In­gla­ter­ra, con­tri­buin­do de­ci­si­va­men­te pa­ra que se con­so­li­das­sem e ex­pan­dis­sem a Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al e o ca­pi­ta­lis­mo – en­quan­to, pa­ra­do­xal­men­te, con­ti­nu­a­ram bra­si­lei­ros e por­tu­gues­es co­mo pri­mos po­bres, de­pen­den­tes e pe­ri­fé­ri­cos. E a bor­ra­cha, cu­jo fas­tí­gio acon­te­ceu ain­da on­tem? O Te­a­tro Ama­zo­nas, com seus már­mo­res, lus­tres de cris­tal, es­to­fos ada­mas­ca­dos, pai­néis e re­pos­tei­ros é o es­pe­lho da in­cú­ria com que di­la­pi­da­mos o “ou­ro bran­co”, que te­ve re­du­zi­do seu va­lor eco­nô­mi­co pe­las plan­ta­ções pi­ra­te­a­das do su­des­te asi­á­ti­co.

Ha­ve­ria mui­to mais a di­zer: a mo­no­cul­tu­ra in­ten­si­va do ca­fé le­van­do à su­per­pro­du­ção e à “dé­bâ­cle” de 1930; a ex­plo­ra­ção bi­so­nha da ce­ra de car­na­ú­ba que dei­xou mais in­di­gen­te o Pi­auí; até os re­ma­nes­cen­tes fós­seis do vas­to mar que foi o in­te­ri­or do Bra­sil, fo­ram ven­di­dos e con­tra­ban­de­a­dos pa­ra fo­ra do Pa­ís.

Leio nos jor­nais que a Com­pa­nhia Va­le do Rio Do­ce te­ve, em 2007, o mai­or lu­cro de to­dos os tem­pos – e que es­tá em pri­mei­ro lu­gar en­tre as mai­o­res ex­por­ta­do­ras bra­si­lei­ras. Vem-me à lem­bran­ça uma ce­na que pre­sen­ci­ei, há mui­tos anos, quan­do es­ti­ve no Ma­ra­nhão. Fo­ra inau­gu­ra­do o por­to de Ita­qui, em São Lu­ís, ufa­nis­ti­ca­men­te pro­cla­ma­do co­mo sen­do um dos mais mo­der­nos e mai­o­res do pla­ne­ta.

Foi quan­do pre­sen­ci­ei a che­ga­da de um com­boio da Va­le do Rio Do­ce, com li­te­ral­men­te cen­te­nas de va­gões tran­spor­tan­do mi­né­rio de fer­ro, que era trans­fe­ri­do pa­ra os po­rões de na­vi­os es­tran­gei­ros. No Ja­pão, nos Es­ta­dos Uni­dos e no Ca­na­dá, as­sim co­mo nos paí­ses eu­ro­peus, aque­le mi­né­rio se­ria tra­ba­lha­do e trans­for­ma­do em pro­du­tos os mais di­ver­sos. Em par­te, es­tes se­ri­am im­por­ta­dos pe­lo Bra­sil – e nós os com­pra­rí­a­mos, pa­gan­do bom pre­ço pe­lo tra­ba­lho que lhes agre­gou va­lor e pro­pi­ciou em­pre­go e ren­da a mi­lha­res, mi­lhões de ope­rá­rios es­pe­cia­li­za­dos e bem re­mu­ne­ra­dos.

Ti­ve von­ta­de de cho­rar: eram pe­da­ços do so­lo bra­si­lei­ro, nos­sa ter­ra, nos­so chão que es­ta­vam sen­do le­va­dos pa­ra fo­ra, em pou­co be­ne­fí­cio re­sul­tan­do pa­ra nós, so­bre­tu­do pa­ra nos­sos ir­mãos tra­ba­lha­do­res. Qual se­ria o sa­lá­rio dos pe­ões que ex­traí­am o mi­né­rio, no ca­lor úmi­do e de­bi­li­tan­te do sul do Pa­rá? Sem edu­ca­ção for­mal e sem ha­bi­li­ta­ção téc­ni­ca, re­pre­sen­tam pou­co mais do que ex­ten­sões das pás e pi­ca­re­tas com que tra­ba­lham.

Per­gun­tei a um dos di­ri­gen­tes da Va­le do Rio Do­ce, que elo­gi­a­va o de­sem­pe­nho da com­pa­nhia: “E quan­do o mi­né­rio de fer­ro aca­bar?”. Ele me olhou com cer­to ar de pi­e­da­de – por ser eu tão ig­no­ran­te – e pa­ci­en­te­men­te ex­pli­cou: “Ca­ra­jás é a mai­or pro­vín­cia mi­ne­ral do mun­do. São mon­ta­nhas de mi­né­rio. Não vai aca­bar nun­ca!”

O pau-bra­sil aca­bou; o açú­car dei­xou de ser um bom ne­gó­cio; a bor­ra­cha é re­si­du­al na eco­no­mia bra­si­lei­ra; até o nos­so ca­fé per­deu im­por­tân­cia e “sta­tus” pa­ra o pro­du­to co­lom­bi­a­no! E – si­nal dos tem­pos - o rei pe­tró­leo foi en­fim re­co­nhe­ci­do co­mo re­cur­so na­tu­ral não re­no­vá­vel.

Se a eco­no­mia vai de ven­to em po­pa gra­ças, em par­te, às ja­zi­das fa­bu­lo­sas de mi­né­rio de fer­ro que o Bra­sil pos­sui, é ho­ra de im­plan­tar si­de­rúr­gi­cas nas re­gi­ões pro­du­to­ras, vi­a­bi­li­zar seu de­sen­vol­vi­men­to e me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da aos bra­si­lei­ros que ne­las re­si­dem, aos qua­is de­ve­rá ser ofe­re­ci­da a opor­tu­ni­da­de de ca­pa­ci­tar-se em cur­sos téc­ni­cos per­ti­nen­tes.

É bom lem­brar que não se po­de pre­ver quan­do os ven­tos fa­vo­rá­veis ce­de­rão vez à cal­ma­ria ou da­rão vez às pro­ce­las”.

(Le­na Cas­tel­lo Bran­co – le­na­cas­te­[email protected])

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