Home / Opinião

OPINIÃO

E os juízes foram embora de Berlim

Ber­lim exis­te em mui­tos ima­gi­ná­rios ju­di­ci­ais. Em pri­mei­ro lu­gar, por­que lá es­ta­va o Di­rei­to Po­si­ti­vo, se­gu­ro, es­cri­to e vá­li­do uni­ver­sal­men­te. Em se­gun­do lu­gar, por­que os ju­í­zes que lá vi­vi­am não se sub­me­ti­am a ne­nhu­ma ex­pres­são de po­der. Eles eram uma for­ça au­tô­no­ma e dis­tin­ta dos ou­tros dois po­de­res. O ju­iz não es­ta­va em Pa­ris – ter­ra dos le­gis­la­do­res – e não se via em Ro­ma – a ci­da­de tor­na­da im­pé­rio.

A re­fe­rên­cia da ma­gis­tra­tu­ra era Ber­lim: ha­via ju­í­zes lá!

No des­pe­da­ça­do Bra­sil do nos­so tem­po, os ju­í­zes aban­do­na­ram a ale­go­ria do Di­rei­to se­gu­ro e da in­de­pen­dên­cia ne­ces­sá­ria pa­ra de­ci­dir.

Fre­de­ri­co, o Gran­de, vem ga­nhan­do a guer­ra!

Não são to­dos os ju­í­zes que po­dem ser apon­ta­dos por qual­quer tra­ba­lha­dor – não ne­ces­sa­ria­men­te um mo­lei­ro – e en­tro­ni­za­dos co­mo sal­va­guar­das de di­rei­tos atra­vés da ex­pres­são “há ju­í­zes em Ber­lim”.

Não es­tão mais lá!

O êxo­do po­de ser ge­ra­ci­o­nal, e a mu­dan­ça de pa­ra­dig­mas tal­vez te­nha con­tri­bu­í­do pa­ra a ab­du­ção de tan­tos jul­ga­do­res por Bat­man e Su­per­man. O en­tu­pir-se de te­o­ri­as e es­cri­tos con­cur­sei­ros pa­ra se tor­nar ma­gis­tra­do pos­si­vel­men­te te­nha ti­ra­do mui­to da com­pre­en­são hu­ma­nis­ta de so­ci­e­da­de e da epi­dér­mi­ca vi­vên­cia do Nel­son Ro­dri­gues, ne­ces­sá­ria pa­ra de­ci­dir no mun­do. Des­co­nhe­ceu-se “a vi­da co­mo ela é” e em­bar­cou-se na atu­a­ção tal e qual a Mar­vel nos en­si­nou.

O ati­vis­mo an­ti­de­mo­crá­ti­co nos in­va­diu de tal ma­nei­ra que se in­ven­ta­ram de­ci­sões e mo­das, e o Ju­di­ci­á­rio se ar­vo­rou não mais que re­pen­ti­na­men­te em le­gis­la­dor oni­po­ten­te, cri­an­do nor­mas que não exis­ti­am e fa­zen­do op­ções que o le­gis­la­dor não fez.

E ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te fo­mos além. Afas­ta­mos as re­gras se­gu­ras e im­pe­ra­ti­vas do Di­rei­to ob­je­ti­vo – uma con­quis­ta da mo­der­ni­da­de – e en­tro­ni­za­mos o jul­ga­men­to mo­ral, o fun­da­men­to éti­co e a de­ci­são pe­lo jus­to. Es­que­ce­mos, pro­po­si­ta­da­men­te, que não há fi­xi­dez na mo­ral, cer­te­za na éti­ca ou ideia uní­vo­ca de jus­ti­ça. Não são re­gras es­cri­tas e nem se­gu­ras.

Que mo­ral? Que éti­ca? Mo­ral de que gru­po? Éti­ca pa­ra que ex­tra­to so­ci­al? Jus­ti­ça pa­ra quem? To­dos es­ses con­cei­tos es­tão na ca­be­ça do ilu­mi­na­do ju­iz, que po­de ser um ob­scu­ro me­dí­o­cre.

Os ju­í­zes aban­do­na­ram Ber­lim quan­do sub­sti­tu­í­ram o Di­rei­to pe­la sua mo­ral par­ti­cu­lar e vi­ram-se co­mo pro­fe­tas de um no­vo ama­nhe­cer. Al­guns sub­sti­tuin­do os có­di­gos por uma Bí­blia ou ou­tro tex­to sa­gra­do, o que é mais as­sus­ta­dor ain­da.

E, por es­te úl­ti­mo mo­ti­vo, mui­tos pen­sa­ram es­tar vi­ven­do uma re­vo­lu­ção fran­ce­sa, mas Tor­que­ma­da lhes aguar­da­va com as ves­tes ta­la­res da san­ta in­qui­si­ção, on­de os fins jus­ti­fi­cam os mei­os e a mal­da­de é co­me­ti­da pe­los bons pro­pó­si­tos.

Mas Ber­lim tam­bém sig­ni­fi­ca­va in­de­pen­dên­cia! Mes­mo con­tra­ri­an­do Fre­de­ri­co, o Di­rei­to se­ria apli­ca­do.

Fo­ra da Ber­lim ima­gi­ná­ria, nin­guém con­tra­ria o sen­so co­mum, a mí­dia re­le­van­te e as re­des so­ci­ais no nos­so pa­ís, nes­se nos­so tem­po.

Aca­bou-se a in­de­pen­dên­cia.

O aplau­so que se es­pe­ra, os de­se­ja­dos likes que se al­me­jam e o co­men­tá­rio po­si­ti­vo que se aguar­da opri­mem mais que Fre­de­ri­co, que, afi­nal, de­se­ja­va uma vis­ta me­lhor do seu cas­te­lo.

Pre­mi­dos pe­lo de­se­jo de gló­ria – por mi­nu­tos de fa­ma, likes e co­men­tá­rios –, os ju­í­zes vêm aban­do­nan­do a sua pró­pria ra­ci­o­na­li­da­de, dei­xan­do sua vo­ca­ção ins­ti­tu­ci­o­nal de la­do e to­man­do de as­sal­to o es­pa­ço da po­lí­ti­ca, que é ver­da­dei­ra­men­te de­mo­crá­ti­co, e cons­tru­in­do uma no­va mo­da­li­da­de de Es­ta­do an­ti­de­mo­crá­ti­co: aque­le que ema­na da sua pró­pria to­ga!

Pre­ci­sa­mos re­cu­pe­rar Ber­lim!

Há tan­tos ju­í­zes que não se sen­tem con­for­tá­veis com es­se per­fil hi­per­bó­li­co de ma­gis­tra­do que sur­giu de bra­ços da­dos com a mí­dia; há tan­tos ju­í­zes as­sus­ta­dos com es­se avan­ço da to­ga so­bre a de­mo­cra­cia...

E há tan­tos de nós que acre­di­tam num pa­ís mais jus­to, sem cor­rup­ção, sem pu­ni­ti­vis­mo, sem le­ni­ên­cia, sem he­róis e sem au­to­ri­ta­ris­mo... Há tan­tos de nós que de­se­jam vi­ver on­de leis se­jam res­pei­ta­das e os po­de­res se­jam di­vi­di­dos sem gi­gan­tis­mos nar­ci­sis­tas... So­mos tan­tos, em­bo­ra si­len­cio­sos, que é o ca­so de re­pen­sar­mos nos­sa pró­pria omis­são nes­te con­tex­to his­tó­ri­co.

É pre­ci­so dis­cu­tir li­vre­men­te ain­da que ha­ja fer­re­nho pa­tru­lha­men­to ide­o­ló­gi­co, pois “pa­la­vra quan­do ace­sa não quei­ma em vão. Dei­xa uma be­le­za pos­ta em seu car­vão”.

Pre­ci­sa­mos vol­tar pa­ra Ber­lim!

(Ney Bel­lo, de­sem­bar­ga­dor no Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 1ª Re­gi­ão, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia – UnB, pós-dou­tor em Di­rei­to e mem­bro da Aca­de­mia Ma­ra­nhen­se de Le­tras)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias