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OPINIÃO

Feliz ano letivo

Nos pró­xi­mos di­as as au­las re­tor­na­rão e gos­ta­ria de re­lem­brar aqui nos­so tex­to da Car­ta Mag­na, que pre­co­ni­za a edu­ca­ção co­mo "di­rei­to de to­dos e de­ver do Es­ta­do e da fa­mí­lia..., vi­san­do ao ple­no de­sen­vol­vi­men­to da pes­soa, seu pre­pa­ro pa­ra o exer­cí­cio da ci­da­da­nia e sua qua­li­fi­ca­ção pa­ra o tra­ba­lho". Di­an­te de ob­je­ti­vos tão am­plos quan­to de­sa­fi­a­do­res, con­vo­ca­mos os ato­res des­se pro­ces­so pa­ra, jun­tos, al­can­çar­mos nos­sas me­tas: uma edu­ca­ção fo­ca­da no exer­cí­cio da ci­da­da­nia, que pro­mo­va o de­sen­vol­vi­men­to dos edu­can­dos no âm­bi­to da éti­ca, da cul­tu­ra, do co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co.

Gran­des de­sa­fi­os co­me­çam a se con­cre­ti­zar com pe­que­nas ações. É pre­ci­so dar um pri­mei­ro pas­so, se­gui­do de ou­tros, pa­ra cons­tru­ir­mos uma ca­mi­nha­da. E, um dos pas­sos pa­ra ga­ran­tir es­se di­rei­to é cum­prir os du­zen­tos di­as le­ti­vos, pre­vis­tos na Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção, as­se­gu­ran­do às fa­mí­lias o di­rei­to fun­da­men­tal, res­guar­da­do na Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral e na Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção.

A edu­ca­ção, con­ce­bi­da co­mo um cam­po es­tra­té­gi­co de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no e so­ci­al, re­quer bem mais do que o cum­pri­men­to de uma car­ga ho­rá­ria. É im­pres­cin­dí­vel dis­po­ni­bi­li­zar um es­pa­ço que fa­vo­re­ça as apren­di­za­gens. Nes­se sen­ti­do, as uni­da­des es­co­la­res de­vem es­tar em cons­tan­te bus­ca de uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, de­sen­vol­ven­do ações que vi­sam à uni­ver­sa­li­za­ção do en­si­no. En­tre­tan­to, com­pre­en­de­mos que ape­nas a ga­ran­tia de tem­po e es­pa­ço ade­qua­dos por si não bas­tam pa­ra con­fe­rir qua­li­da­de à edu­ca­ção.

Em um mun­do re­ple­to de tec­no­lo­gi­as, per­ma­ne­ce nos­sa ne­ces­si­da­de pe­lo que é hu­ma­no. E, no chão da es­co­la, o que va­le é a re­la­ção pro­fes­sor-edu­can­do, é a re­fle­xão do mes­tre acer­ca das ra­zões da apren­di­za­gem ou da não apren­di­za­gem. Daí a ne­ces­si­da­de de se in­ves­tir em for­ma­ção con­ti­nu­a­da  com o ob­je­ti­vo de pro­por­ci­o­nar a me­lho­ria do tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co na sa­la de au­la. Re­pen­sar a prá­ti­ca co­ti­dia­na da es­co­la en­glo­ba a ação es­pe­cí­fi­ca de ca­pa­ci­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção, pro­por­ci­o­nan­do ao edu­can­do uma apren­di­za­gem sig­ni­fi­ca­ti­va e, con­se­quen­te­men­te, a per­ma­nên­cia des­te pa­ra que ele ob­te­nha su­ces­so es­co­lar.

De­li­nei­am-se as­sim, três ei­xos im­por­tan­tes da edu­ca­ção: le­ga­li­da­de, es­tru­tu­ra e for­ma­ção. Im­por­tan­tes, mas, não os úni­cos que ga­ran­ti­rão o ti­po de edu­ca­ção que al­me­ja­mos. É fun­da­men­tal o de­se­jo e o com­pro­me­ti­men­to de to­da a co­mu­ni­da­de es­co­lar pa­ra que se al­can­ce as me­tas es­ta­be­le­ci­das.

A edu­ca­ção de­ve ser re­vi­si­ta­da co­ti­dia­na­men­te em seus sa­be­res e fa­ze­res. De­se­jar o me­lhor não é si­nô­ni­mo de fa­zer e ter o me­lhor. De­ve­mos en­quan­to edu­ca­do­res e pa­is, ini­ci­ar mais um ano le­ti­vo com a cer­te­za que fi­ze­mos bo­as op­ções de es­co­lha das uni­da­des es­co­la­res on­de nos­sos fi­lhos e fi­lhas es­tu­da­rão. É ne­ces­sá­rio o com­pro­me­ti­men­to de pa­is e edu­ca­do­res pa­ra que pos­sa­mos pen­sar em um mun­do mais jus­to e mais éti­co, um mun­do de fa­to hu­ma­ni­za­do. De­se­jo  à  to­dos um ano le­ti­vo de mui­tas vi­tó­rias, con­quis­tas e ri­cas bên­çã­os de Deus.

(Már­cia Car­va­lho, pe­da­go­ga, psi­co­pe­da­go­ga, mes­tra em So­ci­e­da­de, Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Meio Am­bi­en­te Fun­da­do­ra e di­re­to­ra do Co­lé­gio Mais Pa­drão)

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