Home / Opinião

OPINIÃO

Marcha para o conhecimento

No úl­ti­mo dia 31, com­ple­ta­ram-se 80 anos que Ge­tu­lio Var­gas lan­çou a “Mar­cha pa­ra o Oes­te”. Na­que­la épo­ca, po­pu­la­ção e pro­du­ção bra­si­lei­ras es­ta­vam con­cen­tra­das nu­ma es­trei­ta fai­xa do li­to­ral. Em pou­cas dé­ca­das, o pa­ís mu­dou sua dis­tri­bui­ção de­mo­grá­fi­ca e eco­nô­mi­ca, cons­tru­iu uma ge­o­gra­fia mais equi­li­bra­da. Ho­je, es­ta­mos pre­ci­san­do da “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to”.

Em 1937, a cons­tru­ção do fu­tu­ro vi­nha da ocu­pa­ção de ter­ri­tó­rios inex­plo­ra­dos; ago­ra vi­rá da for­ma­ção dos cé­re­bros dos bra­si­lei­ros. A “Mar­cha pa­ra o Oes­te” bus­ca­va apro­vei­tar os hec­ta­res de ter­ra re­le­ga­dos no in­te­ri­or, a “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to” exi­ge apro­vei­tar a in­te­li­gên­cia, sem des­per­di­çar um úni­co cé­re­bro bra­si­lei­ro, ofe­re­cen­do edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra to­dos eles.

Po­de-se es­ti­mar que ao lon­go dos 80 anos da “Mar­cha pa­ra o Oes­te”, pe­lo me­nos de­ze­nas de mi­lhões de bra­si­lei­ros mor­re­ram sem edu­ca­ção de ba­se, par­te de­les sem ter apren­di­do a ler nem mes­mo a pró­pria ban­dei­ra. Por is­so, a “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to” vai exi­gir uma re­vo­lu­ção na edu­ca­ção do Bra­sil.

In­de­pen­den­te­men­te das ca­rac­te­rís­ti­cas da eco­no­mia ao lon­go des­ses 130 anos de Re­pú­bli­ca, é pos­sí­vel ima­gi­nar as ter­rí­veis con­se­quên­cias do aban­do­no do “ter­ri­tó­rio ce­re­bral” de nos­sa po­pu­la­ção. A po­bre­za, a con­cen­tra­ção de ren­da, o des­per­dí­cio, a cor­rup­ção, o atra­so e a vi­o­lên­cia te­ri­am si­do evi­ta­dos se o Bra­sil ti­ves­se fei­to uma “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to” pa­ra­le­la­men­te com a “Mar­cha pa­ra o Oes­te”.

Pa­ra in­gres­sar no fu­tu­ro, o Bra­sil pre­ci­sa fa­zer sua “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to”. No lu­gar de cons­tru­ir uma ca­pi­tal no­va, abrir es­tra­das, fa­zer hi­dre­lé­tri­cas, dar sub­sí­di­os e apoio téc­ni­co ao agro­ne­gó­cio, bas­ta­ria im­plan­tar um no­vo sis­te­ma edu­ca­cio­nal de ba­se ao lon­go das pró­xi­mas dé­ca­das.

Em me­nos anos dos que fo­ram ne­ces­sá­rios pa­ra a “Mar­cha pa­ra o Oes­te”, o Bra­sil en­tra­ria em um no­vo tem­po de sua his­tó­ria: com pro­du­ti­vi­da­de, cri­a­ti­vi­da­de, ino­va­ção, me­nos de­si­gual­da­de, me­nos cor­rup­ção, me­nos vi­o­lên­cia e mais par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca.

A “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to” exi­ge ain­da uma re­fun­da­ção da uni­ver­si­da­de pa­ra que ela se tor­ne uma das me­lho­res do mun­do. E se­ja “ala­van­ca pa­ra o pro­gres­so” do pa­ís ao in­vés de “es­ca­da so­ci­al” pa­ra os alu­nos. Is­so exi­gi­rá for­te com­pro­mis­so com o mé­ri­to e li­ga­ção com a ino­va­ção do pen­sa­men­to em to­das as áre­as.

A uni­ver­si­da­de re­fun­da­da de­ve­rá ser uma usi­na de ci­ên­cia, tec­no­lo­gia e ino­va­ção, em li­ga­ção di­re­ta com as ne­ces­si­da­des do se­tor pro­du­ti­vo e so­ci­al. Não ha­ve­rá “Mar­cha pa­ra o co­nhe­ci­men­to” se o se­tor em­pre­sa­ri­al bra­si­lei­ro não se en­vol­ver com vi­gor es­pe­ci­al­men­te na cri­a­ção de mer­ca­do­ri­as ino­va­do­ras. Pa­ra is­so, o se­tor de fi­nan­cia­men­to pú­bli­co de­ve pri­o­ri­zar em­pre­sas cu­jos pro­du­tos se si­tuam no ra­mo de al­ta tec­no­lo­gia.

Dos três mi­lhões de bra­si­lei­ros com 22 anos de ida­de, quan­do se co­me­mo­ra­ram 80 anos da “Mar­cha pa­ra o Oes­te”, não mais do que mil se tor­na­rão ci­en­tis­tas in­ter­na­cio­nais. E des­ses, a me­ta­de se­rá for­ça­da a mi­grar. A ter­ra im­pro­du­ti­va do Oes­te pe­lo me­nos não mor­ria nem mi­gra­va.

(Cris­to­vam Bu­ar­que, se­na­dor pe­lo PPS-DF. Ar­ti­go pu­bli­ca­do pe­lo jor­nal O Glo­bo – 06/01/2018)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias