Home / Opinião

OPINIÃO

Nem Floratil resolve a diarreia verbal de Santa Cruz

Ao ler as bai­xa­ri­as do jor­na­lis­ta Car­los Al­ber­to San­ta Cruz e de­pois o bri­lhan­te ar­ti­go de Ian Le­ão nas pá­gi­nas des­te jor­nal, não po­de­ria dei­xar de me pro­nun­ci­ar. Até por­que o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do nem de­ve ter per­di­do tem­po len­do a di­ar­reia de San­ta Cruz. Cai­a­do é ho­mem que tra­ba­lha 24 ho­ras pa­ra po­der ti­rar Go­i­ás des­sa la­men­tá­vel si­tu­a­ção que se en­con­tra. É de­sa­len­ta­dor  que o qua­dro elei­to­ral ain­da nem te­nha se de­fi­ni­do – ain­da es­ta­mos mui­to lon­ge dis­so, ali­ás -, mas já tem quem quei­ra re­bai­xar o ní­vel das dis­cus­sões po­lí­ti­cas ao ní­vel do es­go­to. Mas é nes­sa ta­re­fa que, com tem­po de so­bra, o jor­na­lis­ta Car­los Al­ber­to San­ta Cruz tem se em­pe­nha­do. Ata­ca o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do, e não ou­tro no­me qual­quer da po­lí­ti­ca go­i­a­na, por um mo­ti­vo cla­ro e cris­ta­li­no: é o ad­ver­sá­rio do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo com chan­ces re­ais de vi­tó­ria em Go­i­ás.

Al­guém já ou­viu o di­ta­do que nin­guém ati­ra em ár­vo­re que não dá fru­tos? Car­los Al­ber­to San­ta Cruz não de­di­ca uma li­nha se­quer a ata­car os tan­tos no­mes fi­cha­dos na po­lí­cia que fre­quen­tam ou fre­quen­ta­ram o atu­al go­ver­no. Um go­ver­no com fi­cha lon­ga nas pá­gi­nas po­li­ci­ais e nas Co­mis­sões Par­la­men­ta­res de In­qué­ri­to, mas ao qual Car­los Al­ber­to San­ta Cruz não pro­nun­cia uma pa­la­vra. Ca­cho­ei­ra? Ope­ra­ção De­can­ta­ção? Ode­brecht? Pro­cu­rei e não achei tais pa­la­vras. Ino­cên­cia mi­nha. Por que ou­sa­ria cri­ti­car o pró­prio pa­trão? Já Ro­nal­do Cai­a­do, um dos pou­cos po­lí­ti­cos de re­no­me fi­cha lim­pa em Go­i­ás, é fre­quen­te­men­te al­vo de su­as lou­cu­ras e bai­xa­ri­as.

De­pois de re­ce­ber a me­re­ci­da res­pos­ta do jor­na­lis­ta Ian Le­ão, Car­los Al­ber­to San­ta Cruz “des­ba­ra­ti­nou”. O ve­ne­no que lhe jo­ga­ram, bem me­re­ci­da­men­te, o dei­xou às rai­as da lou­cu­ra. Fa­la em mé­to­dos es­cu­sos de quem tra­ba­lha na sur­di­na e na to­ca­ia, cer­ta­men­te em re­fe­rên­cia ao pró­prio pa­drão. Es­co­lheu pa­la­vras chu­las pa­ra ata­car du­as pes­so­as res­pei­ta­das – o se­na­dor e o jor­na­lis­ta – por­que é in­ca­paz de vi­ver com o con­tra­di­tó­rio. Crí­ti­cas, só se fo­rem as su­as. E o res­to que aguen­te ca­la­do.

Car­los Al­ber­to San­ta Cruz vem co­lo­car dú­vi­das so­bre o com­por­ta­men­to hu­ma­nis­ta de Ro­nal­do Cai­a­do por­que se re­cu­sa a ver o gran­de ho­mem por trás do po­lí­ti­co. Acos­tu­ma­do com a pró­pria pe­que­nez e a pe­que­nez do pa­trão, ten­ta me­dir os ou­tros pe­la pró­pria ré­gua. Tris­te des­ti­no de um ho­mem que nas­ceu pa­ra ser um na­da.

Apro­vei­tan­do o tem­po li­vre que lhe so­bra, o jor­na­lis­ta po­dia acom­pa­nhar de per­to co­mo o se­na­dor é re­ce­bi­do nas ru­as. No úl­ti­mo fim de se­ma­na, por exem­plo, fo­ram dois ho­mens a lhe abra­çar com en­tu­si­as­mo em agra­de­ci­men­to por ter res­ti­tu­í­do a sa­ú­de das pes­so­as que amam. Não acre­di­te em mim. Pes­qui­se, tes­te­mu­nhe. Fa­ça o tra­ba­lho de jor­na­lis­ta, que é o que vo­cê diz ser.

Não ve­nha com men­ti­ras an­ti­gas, que não re­sis­tem ao me­nor tra­ba­lho de che­ca­gem. A his­tó­ria de fic­ção, ca­lu­nio­sa, men­ti­ro­sa, con­tra a hon­ra de um ser hu­ma­no, de que o se­na­dor te­ria su­ge­ri­do que as nor­des­ti­nas fos­sem es­te­ri­li­za­das foi pa­rar na Jus­ti­ça. Re­sul­ta­do: foi com­pro­va­da a men­ti­ra. O se­na­dor ven­ceu em to­das as ins­tân­cias e o Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça con­de­nou há qua­se dois anos o es­cri­tor Fer­nan­do Mo­ra­is e o pu­bli­ci­tá­rio Ga­bri­el Zellme­is­ter a in­de­ni­zar Ro­nal­do Cai­a­do em R$ 500 mil pe­la men­ti­ra pu­bli­ca­da no li­vro “A To­ca dos Le­ões”. O pró­prio Ga­bri­el ne­gou tal bar­ba­ri­da­de es­cri­ta pe­lo pe­tis­ta Fer­nan­do Mo­ra­is. Ro­nal­do Cai­a­do é ca­sa­do com uma ba­i­a­na, Do­na Gra­ci­nha, res­pei­ta e ad­mi­ra os nor­des­ti­nos e ja­mais fa­ria tal ato. Mé­di­co co­mo ele é, a úni­ca coi­sa que Ro­nal­do Cai­a­do fez e faz é aten­der pa­ci­en­tes mais ca­ren­tes de Fei­ra de San­ta­na e re­gi­ão. As­sim co­mo sem­pre fez por on­de pas­sou. Car­los Al­ber­to San­ta Cruz se quer afir­mar al­go, que te­nha co­ra­gem e pro­ve. Não se es­con­da nem crie men­ti­ras.

O jor­na­lis­ta, mal in­for­ma­do que é, tam­bém pre­ci­sa acom­pa­nhar me­lhor o que o ex-se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res tem ti­do no no­ti­ci­á­rio so­bre Ro­nal­do Cai­a­do. Re­co­nhe­ce a im­por­tân­cia do se­na­dor. Me as­sus­ta­ria mui­to ver o quão de­sin­for­ma­do é o jor­na­lis­ta, se não sou­bes­se que na ver­da­de tra­ta-se de um ho­mem sem ca­rá­ter, sem fu­tu­ro e que, co­mo bem dis­se Ian Le­ão, vi­ve co­mo um car­ra­pa­to su­gan­do a má­qui­na pú­bli­ca.

É tris­te ver al­guém ter a cren­ça de que po­de re­du­zir to­da uma his­tó­ria de vi­da a al­guns im­pro­pé­ri­os es­cri­tos nas pá­gi­nas de jor­nais. Car­los Al­ber­to San­ta Cruz fa­la da lu­ta do se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do em de­fe­sa do agro­ne­gó­cio co­mo se fos­se al­gum de­mé­ri­to es­tar ao la­do da­que­les que pro­du­zem a mai­or ri­que­za des­te pa­ís e em­pre­gam gran­de par­te dos bra­si­lei­ros. O que se­ria des­te Bra­sil em cri­se se não fos­se o agro­ne­gó­cio? Te­ri­am to­dos os bra­si­lei­ros de ten­tar vi­ver no alu­guel da ca­ne­ta e da al­ma, co­mo ele mes­mo o faz? Fe­liz­men­te são pou­cos os que se re­bai­xam co­mo ele ao ní­vel do es­go­to em tro­ca de mo­e­das ori­un­das do con­tri­buin­te go­i­a­no.

Tan­to ódio e men­ti­ras não se­rão mais to­le­ra­dos pe­los go­i­a­nos. Es­se é um dos mo­ti­vos por­que es­te go­ver­no es­tá no fim: es­tá re­che­a­do de car­ra­pa­tos que su­gam o san­gue dos go­i­a­nos e se va­lem do ódio e da rai­va pa­ra man­ter a fon­te de re­cur­sos que não é de­les. Car­los Al­ber­to San­ta Cruz ga­nha um gor­do sa­lá­rio na vi­ce-go­ver­na­do­ria, sem con­tar o que já re­ce­be de apo­sen­ta­do­ria do go­ver­no, úni­ca e ex­clu­si­va­men­te pa­ra ata­car os ad­ver­sá­rios do che­fe.

Car­los Al­ber­to San­ta Cruz não acei­ta con­se­lhos, mui­to me­nos é Ho­mem de bus­car idei­as no­vas e pro­mo­ver o gran­de de­ba­te. Mas, mes­mo as­sim, eu di­go, até meio en­ver­go­nha­do de fa­lar as­sim pa­ra um ho­mem da ida­de de­le: cres­ça, San­ta Cruz. Saia des­sa es­cu­ri­dão que te su­gou ali­men­ta­da pe­los pi­o­res sen­ti­men­tos que um ser hu­ma­no po­de ter. E que Deus te per­doe.

(Pe­dro Bubsy, em­pre­en­de­dor e es­tu­dan­te de Di­rei­to na Uni­E­van­gé­li­ca)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias