Home / Opinião

OPINIÃO

O Brasil precisa evoluir

Pa­ra que o Bra­sil pos­sa vi­rar es­sa pá­gi­na ne­gra de sua his­tó­ria é in­dis­pen­sá­vel a re­for­ma ge­ral do Es­ta­do bra­si­lei­ro. Pre­ci­sa­mos de um Es­ta­do efi­ci­en­te que te­nha ca­pa­ci­da­de de dei­xar a po­pu­la­ção com ser­vi­ços ade­qua­dos a um pa­ís pe­lo me­nos 2º mun­do, com edu­ca­ção, sa­ú­de e ser­vi­ços pú­bli­cos com a mes­ma ou até mais qua­li­da­de que os pri­va­dos. Pre­ci­sa­mos de um pa­ís on­de os im­pos­tos se­jam jus­tos e va­lham a pe­na, não co­mo é atu­al­men­te on­de pa­ga­mos ca­ro por ser­vi­ços qua­se ine­xis­ten­tes. Sen­do ar­re­ca­da­do de­sa­pa­re­ce na ine­fi­ci­ên­cia do go­ver­no.

A po­pu­la­ção não acre­di­ta mais nos po­lí­ti­cos ine­fi­ci­en­tes e a eco­no­mia es­tá em fran­ga­lhos, es­tag­na­da, te­mos o pi­or ce­ná­rio que se po­de ver e com pou­ca fé de que vai me­lho­rar. Ain­da que o bra­si­lei­ro se­ja re­co­nhe­ci­do pe­lo seu oti­mis­mo, fi­ca ca­da dia mais di­fí­cil acre­di­tar em um fu­tu­ro di­fe­ren­te dos di­as atu­ais. Com os atu­ais po­lí­ti­cos ine­fi­ci­en­tes.

A re­ces­são cri­a­da pe­los po­lí­ti­cos in­com­pe­ten­tes nas úl­ti­mas dé­ca­das é a mai­or do sé­cu­lo. Pa­ra o se­tor pri­va­do po­der se de­sen­vol­ver, in­ves­tir, ge­rar em­pre­gos e pro­por­ci­o­nar uma con­se­quen­te ge­ra­ção de ri­que­zas, é pre­ci­so uma mu­dan­ça es­tru­tu­ral no Es­ta­do Bra­si­lei­ro em ge­ral, con­si­de­ran­do de ex­tre­ma ur­gên­cia as re­for­mas po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca, tra­ba­lhis­ta sem clien­te­lis­mo e seus sin­di­ca­lis­tas.

As re­for­mas de­vem ser as­so­cia­das a me­di­das de lon­go pra­zo com ob­je­ti­vo de cres­ci­men­to da efi­ci­ên­cia pro­du­ti­va. O pa­ís pre­ci­sa sem de­mo­ra des­tas gran­des re­for­mas sem dar chan­ce pa­ra que o an­ti­go do­mi­ne e per­ma­ne­ça no po­der.

Pre­ci­sa­mos de mu­dan­ças, ur­gen­tes, na for­ma de con­du­zir a po­lí­ti­ca e a eco­no­mia na­ci­o­nal, o ve­lho mo­de­lo já pro­vou o quan­to é in­com­pe­ten­te e pen­sa ape­nas em di­nhei­ro em be­ne­fí­cio pró­prio, nun­ca em me­lho­ri­as pa­ra a po­pu­la­ção.

O go­ver­no mo­di­fi­ca­do sem ove­lha, sem sin­di­ca­tos, sem pa­ra­si­tas, se es­ti­ver ali­nha­do e apro­va­do por to­da po­pu­la­ção po­de atu­ar em prol das me­lho­ri­as que to­dos pre­ci­sa­mos e que não são tão di­fí­ceis as­sim de se­rem fei­tas, mas que exi­gem com­pe­tên­cia e mui­to boa von­ta­de, qua­li­da­des que não tem si­do apre­sen­ta­das por quem de­via ser nos­so re­pre­sen­tan­te no Es­ta­do. Nos­so pa­is e um con­ti­nen­te e ri­co por na­tu­re­za.

O fa­to é que pre­ci­sa­mos evo­lu­ir pa­ra que o pa­ís evo­lua tam­bém, pas­sa­mos tem­pos re­cla­man­do, mas te­mos que as­su­mir nos­sa par­ce­la de cul­pa, uma vez que os co­var­des não se ele­ge­ram so­zi­nhos e nos­so exer­cí­cio de co­bran­ça pa­ra o que é nos­so, tam­bém é fa­lho. As re­cla­ma­ções são vá­ri­as e em mui­tos lu­ga­res, qua­se nun­ca on­de re­al­men­te fa­zem di­fe­ren­ça.

Pa­ra o pa­ís me­lho­rar, to­dos têm que se em­pe­nhar. Va­mos evo­lu­ir, o Bra­sil vai evo­lu­ir, mas pa­ra che­gar­mos a um lu­gar se­gu­ro, pre­ci­sa­mos co­me­çar a ca­mi­nhar ago­ra.

(J.A.Pup­pio é em­pre­sá­rio e au­tor do li­vro “Im­pos­sí­vel é o que não se ten­tou”)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias