Home / Opinião

OPINIÃO

O touro Ferdinando

Tou­ros nas­cem pa­ra bri­gar e pa­ra ter a ilu­são que po­dem ma­tar tou­rei­ros, cer­to? Er­ra­do. Foi o que res­pon­deu o es­cri­tor nor­te-ame­ri­ca­no Mun­ro Le­af em 'Fer­di­nan­do, o tou­ro' ('The Story of Fer­di­nand', no ori­gi­nal), em 1936. Sua obra, ao mos­trar um ani­mal que de­tes­ta­va bri­gar e ama­va flo­res des­per­tou, por mais in­crí­vel que pos­sa pa­re­cer ho­je, gran­de po­lê­mi­ca.

Lan­ça­da no­ve mes­es an­tes do iní­cio da Guer­ra Ci­vil Es­pa­nho­la, foi pro­i­bi­da pe­los par­ti­dá­rios do di­ta­dor Fran­cis­co Fran­co na­que­le pa­is e quei­ma­da na Ale­ma­nha na­zis­ta sob a acu­sa­ção de ser uma obra de es­quer­da pe­la sua men­sa­gem pa­ci­fis­ta. Por ou­tro la­do, o li­vro foi elo­gi­a­do por Gandhi e tra­du­zi­do em mais de 60 paí­ses.

Trans­for­ma­do em cur­ta-me­tra­gem pe­la Dis­ney em 1938, re­ce­beu o Os­car na ca­te­go­ria. Ago­ra vol­ta às te­las di­ri­gi­do pe­lo bra­si­lei­ro Car­los Sal­da­nha. O tou­ro que de­tes­ta con­fli­tos e se sen­te bem aju­dan­do os ou­tros traz uma men­sa­gem mui­to atu­al de res­pei­to às di­fe­ren­ças e à di­ver­si­da­de de pen­sa­men­to, mos­tran­do que é pos­sí­vel ter a for­ça de um tou­ro e o co­ra­ção de uma cri­an­ça.

O fil­me de ani­ma­ção des­per­ta, nu­ma épo­ca em que a in­to­le­rân­cia ame­a­ça ga­nhar es­pa­ço, um sus­pi­ro de do­ce es­pe­ran­ça. Os ges­tos fa­ci­ais e cor­po­ra­is de Fer­di­nan­do de des­con­ten­ta­men­to sem­pre que é im­pe­li­do a bri­gar ape­nas por­que os ou­tros tou­ros vi­vem as­sim com­por­ta um aler­ta: acre­di­tar em si mes­mo, mes­mo pe­ran­te tu­do e to­dos, não é uto­pia. É prá­ti­ca con­sci­en­te.

(Os­car D'Am­bro­sio, dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra e mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais pe­lo Ins­ti­tu­to de Ar­tes da Unesp, on­de atua na As­ses­so­ria de Co­mu­ni­ca­ção e Im­pren­sa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias