Home / Opinião

OPINIÃO

Os problemas constituem desafio permanente na vida da gente

Não vem a ser no­vi­da­de di­zer que, o Bra­sil é con­ti­nen­tal, pois, es­tá si­tu­a­do em ta­ma­nho no ter­cei­ro lu­gar, no con­ti­nen­te ame­ri­ca­no. Em pri­mei­ro, o Ca­na­dá, se­gun­do os EUA, e em quar­to o Mé­xi­co. Por oca­si­ão da pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca, pla­gi­an­do os Es­ta­dos Uni­dos, re­ce­beu a de­no­mi­na­ção de Es­ta­dos Uni­dos do Bra­sil. En­tre­tan­to, no go­ver­no mi­li­tar, a de­no­mi­na­ção foi, de no­vo, mu­da­da, des­ta vez, pa­ra Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil. To­da­via, não im­por­ta a no­mi­na­ção, mas sim, o tí­tu­lo do ar­ti­go, re­al­men­te, os pro­ble­mas cons­ti­tu­em de­sa­fi­os per­ma­nen­te, na vi­da da gen­te, e, de igual mo­do, da hu­ma­ni­da­de. Ima­gi­ne vo­cê lei­tor, nem bem so­lu­cio­na­mos um, apa­re­ce uma ga­ma de ou­tros.

As­sim, acon­te­ceu co­nos­co quan­do as­su­mi­mos a di­re­ção na­ci­o­nal da Pes­ca, ho­je Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal da Pes­ca. Na­que­la ins­ti­tu­i­ção, os in­cen­ti­vos fis­cais ja­zi­am amon­to­a­dos, co­mo mon­tes de mi­lho, nas la­vou­ras an­ti­gas, num sa­lão do edi­fí­cio da pes­ca, no Rio de Ja­nei­ro, pra­ça 15 de no­vem­bro. Es­ta­va a ca­re­cer de so­lu­ção, a mais ur­gen­te era a in­for­ma­ti­za­ção. De sor­te que, ato con­ti­nuo, con­tra­ta­mos um pe­ri­to, sor­te gran­de, um co­ro­nel re­for­ma­do, di­li­gen­te, de gar­ra, o co­ro­nel Prín­ci­pe Jú­ni­or, au­tor, in­clu­si­ve, de um li­vro de ma­te­má­ti­ca, na­que­le tem­po, usu­al no cur­so se­cun­dá­rio. Ha­via mui­ta gen­te apo­sen­ta­da no Rio, mas es­te era, co­mo di­to, al­ti­vo, mui­to atu­an­te, tan­to as­sim que, em ape­nas um ano, con­se­guiu in­for­ma­ti­zar tu­do que ha­via de­sor­ga­ni­za­do, há mais de dez anos. So­lu­cio­na­do o pri­mei­ro im­bró­glio, vi­e­ram ou­tros, co­mo re­di­re­cio­ná-los com a mo­der­ni­za­ção fei­ta pe­lo go­ver­no, ins­tau­ran­do o Fi­set Pes­ca: Fun­do Se­to­ri­al de in­ves­ti­men­tos da Pes­ca. Eis o de­sa­fio, as­so­ma­do a ou­tro, mai­or ain­da, na re­gi­ão sul do pa­ís ha­via so­bre pes­ca, in­dús­tri­as mo­der­nas em in­sol­vên­cia, pois, a cap­tu­ra mai­or do que os es­to­ques de pei­xe, le­vou a es­cas­sez, in­vi­a­bi­li­zan­do seu fun­cio­na­men­to. De igual for­ma, par­te da fro­ta pes­quei­ra, oci­o­sa, por fal­ta de pes­ca­do, além dis­so, rei­vin­di­can­do, cla­man­do pe­lo in­cen­ti­vo fis­cal.

A me­lhor op­ção en­con­tra­da foi ado­ção uma po­lí­ti­ca de fu­são e in­cor­po­ra­ção das em­pre­sas es­tag­na­das, e, além dis­so, re­di­re­cio­nar os in­cen­ti­vos, pa­ra a re­gi­ão nor­te do pa­ís, e, in­cen­ti­var, tam­bém, a pes­ca in­te­ri­or. Ato con­ti­nuo, fi­ze­mos o pro­je­to, e o sub­me­te­mos à apro­va­ção do Con­se­lho de Pes­ca. Es­ta e as ou­tras ini­ci­a­ti­vas, de­sen­ca­de­ou, aço­dou a ira dos tram­bi­quei­ros, es­cri­tó­rios de pro­je­tos afei­ço­a­dos ao JB, bem co­mo, a in­for­man­tes do tal SNI, e mes­mo, pro­pri­e­tá­rios de em­pre­sas, em in­sol­vên­cia, ou, di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras, con­sub­stan­ci­a­do a elas, a ten­ta­ti­vas de su­bor­nar os téc­ni­cos, in­clu­si­ve, di­re­tor da área de in­cen­ti­vos fis­cais, pa­ra con­ti­nu­ar ma­man­do nos in­cen­ti­vos, pro­va de que, na­que­la épo­ca, já ha­via cor­rup­ção, ali­ás, ela vem de lon­ge, atre­la­da a ve­lha­ca sub­cul­tu­ra cor­rup­to­ra. A in­sis­tên­cia le­vou-nos a ins­ti­tu­ir uma equi­pe ca­paz de ca­rac­te­ri­zar as ten­ta­ti­vas de su­bor­no ao cor­po téc­ni­co da di­re­to­ria de eco­no­mia pes­quei­ra. Ca­rac­te­ri­za­da, bem ca­rac­te­ri­za­da, a mal­si­na­da prá­ti­ca, ví­cio as­que­ro­so, for­ma­li­za­mos pro­ces­so na jus­ti­ça con­tra os “pro­pi­na­do­res”, ou tram­bi­quei­ros. Aten­te bem lei­to­res, o es­pan­to. Pa­re­ci­do, com o es­pan­to fi­lo­só­fi­co de Pla­tão, con­ti­nu­a­do por ou­tros fi­ló­so­fos da era do re­nas­ci­men­to, co­mo Re­né Des­car­tes, al­guns do Ilu­mi­nis­mo, não im­por­ta. En­tre­tan­to, im­por­ta mui­to o com­por­ta­men­to, de­ci­são da jus­ti­ça, man­dan­do ar­qui­var o pro­ces­so, de­nún­cia, con­si­de­ran­do a ini­ci­a­ti­va da Se­cre­ta­ria da Pes­ca, agen­te pro­vo­ca­do­ra, por ter to­ma­do a ini­ci­a­ti­va de mon­tar es­que­ma, des­ti­na­do a des­mas­ca­rar os cor­rup­to­res.

Os pri­mei­ros pre­si­den­tes da re­pú­bli­ca do cha­ma­do go­ver­no mi­li­tar, de mi­li­tar mes­mo só ha­via os pre­si­den­tes da re­pú­bli­ca, em­bo­ra as elei­ções fos­sem in­di­re­tas tam­bém pa­ra go­ver­na­do­res de dos es­ta­dos. Em qua­se to­dos os mu­ni­cí­pios as elei­ções eram di­re­tas, ape­nas os con­si­de­ra­dos áre­as de se­gu­ran­ça eram in­di­ca­dos pe­lo go­ver­no fe­de­ral, os pre­fei­tos elei­tos pe­lo vo­to po­pu­lar, po­rém, co­mu­nal já era, o cos­tu­me ma­trei­ro do com­pa­drio, vo­to de ca­bres­to, sub­ser­vi­en­te le­nien­te, mer­can­ti­li­za­do, nes­ta con­di­ção ja­zia ele des­de o Im­pé­rio, vo­to pa­ro­qui­al. Co­mo di­zia, Tan­to o pre­si­den­te Cas­te­lo Bran­co co­mo o pre­si­den­te Mé­di­ci fo­ram ri­go­ro­sos no com­ba­te a cor­rup­ção, pro­va dis­so fi­cou con­fi­gu­ra­da no afas­ta­men­to do go­ver­na­dor do Pa­ra­ná, da épo­ca pe­go com a bo­ca na bo­ti­ja re­ce­ben­do pro­pi­na. A par­tir do go­ver­no Gei­sel, Er­nes­to Gei­sel, pas­sou a ha­ver por acon­se­lha­men­to do fa­mi­ge­ra­do SNI, à pre­si­dên­cia de to­le­rân­cia in­dis­cre­ta com a cor­rup­ção, abra­ça­da de cor­po e al­ma pe­los go­ver­nos do Mu­da Bra­sil de Jo­sé Sar­ney, Col­lor de Me­lo, re­pu­di­a­da por Ita­mar Fran­co, fu­me­gan­do no go­ver­no de Fer­nan­do Hen­ri­que, mor­men­te com o Es­ta­tu­to da Re­e­lei­ção. Lo­go ele, que ti­nha con­di­ções de fa­zer o pa­pel do rei fi­ló­so­fo de Pla­tão, cri­a­dor da pri­mei­ra uni­ver­si­da­de do mun­do a Aca­de­mia de Pla­tão, um rei sá­bio, cul­to, ex­ce­lên­cia, po­den­do, in­clu­si­ve che­gar ao pó­dio, por meio de elei­ção, no lu­gar de pe­lo san­gue, hi­e­rar­quia. Em nos­so tem­po de di­ri­gen­te, era Gei­sel, já se to­le­ra­va a di­ta má­cu­la, em vo­ga epi­dê­mi­ca per qua­se to­dos go­ver­nan­tes, pi­o­res ini­mi­gos vis­ce­ra­is do po­vo, da na­ção, por­quan­to sur­ru­pia do mais mi­se­rá­vel pa­trí­cio ao mais abas­ta­do, ge­ran­do des­cren­ça na de­mo­cra­cia.

Vol­te­mos ao te­ma, os de­sa­fi­os. Ha­via fun­cio­ná­rios de so­bra na pes­ca pa­ra­do­xal, fal­ta­va ver­ba pa­ra a pes­qui­sa pes­quei­ra, ne­go­ci­a­mos, com a to­tal co­ber­tu­ra do en­tão mi­nis­tro da agri­cul­tu­ra, Alis­som Pau­li­nel­li a trans­fe­rên­cia de par­ce­la con­si­de­rá­vel de­les: mé­di­cos, den­tis­tas, far­ma­cêu­ti­cos, en­fer­mei­ras, ou­tros mais, pa­ra a su­pe­rin­ten­dên­cia, na­que­le tem­po: INPS, In­crí­vel, ti­nha ele, ao con­trá­rio de ho­je, ver­ba so­bran­do, o acor­do foi con­su­ma­do. So­lu­cio­na­do o pro­ble­ma, sur­gi­ram ou­tros, tal co­mo, a on­da avas­sa­la­do­ra de de­nún­cias con­tra a di­re­ção da pes­ca, sub­si­di­a­da pe­lo pró­prio SNI, o acon­se­lha­dor da pre­si­dên­cia, no que diz res­pei­to a to­le­rân­cia, com cor­rup­tos e cor­rup­to­res. Fi­ca­ram, ain­da mais en­co­le­ri­za­dos, com a mu­dan­ça que re­a­li­za­mos do or­ga­nis­mo pes­quei­ro pa­ra Bra­sí­lia. A mi­rí­a­de de vi­ú­vas, ca­pi­ta­ne­a­das por inú­me­ros can­di­da­tos pre­te­ri­dos, pro­cu­ra­vam, de den­tes e unhas, fa­zer tri­un­far, seus in­te­res­ses mes­qui­nhos ten­do, co­mo pon­to de apoio, o en­tão, fa­mi­ge­ra­do, Jor­nal do Bra­sil: Jor­nal es­te, la­caio da Sa­gra­da Se­gu­ran­ça do Go­ver­no (SNI), in­te­res­ses es­cu­sos, tal qual, aos de lo­bos em pe­le de cor­dei­ro. Mal­gra­do to­da tra­ma ma­qui­a­vé­li­ca, co­lo­ca­mos em ação, cal­ca­do em por­ta­ria apro­va­da pe­lo Con­se­lho de Pes­ca, o tra­ba­lho de fu­são e in­cor­po­ra­ção de em­pre­sas, pes­ca in­te­ri­or e fro­ta nor­te.

Com efei­to, es­te, fa­ci­li­ta­do pe­lo fim do acor­do de pes­ca do Bra­sil com Tri­ni­dad To­ba­go, que man­ti­nha cer­ca de du­zen­tos bar­cos pes­quei­ros, com ban­dei­ra des­se pa­ís, pes­can­do em to­da cos­ta nor­te bra­si­lei­ra: Ma­ra­nhão, Pa­rá ao es­ta­do do Ama­pá, fron­tei­ra com as Gui­a­nas, no Rio Oi­a­po­que. No que diz res­pei­to ao Acor­do de pes­ca, a ne­go­ci­a­ção foi fei­ta pe­lo Ita­ma­ra­ti, no en­tan­to, des­de o co­me­ço até sua for­ma­li­za­ção, apro­va­ção foi as­ses­so­ra­do por equi­pe pes­quei­ra que ins­ti­tu­í­mos, per­sis­ten­te jun­to a ele, do co­me­ço ao fim. A prin­cí­pio, re­lu­ta­va, po­rém, o pró­prio Mi­nis­té­rio da Ma­ri­nha, mem­bro do Con­se­lho de Pes­ca, es­ten­deu sua mão for­te, pe­lo fim do acor­do. Vi­to­ri­o­so, re­ti­ra­da a fro­ta, ou­tro de­sa­fio, in­du­zir em­pre­sas pes­quei­ras, se­ja de pro­ces­sa­men­to, se­ja de cap­tu­ra a se des­lo­ca­rem pa­ra a re­gi­ão. Nem bem so­lu­cio­na­mos um de­sa­fio, ad­veio ou­tro, tam­bém enor­me, mor­das lei­tor, o sul es­ta­va exau­ri­do de pei­xe pe­la so­bre pes­ca, o nor­te va­zio, mas, in­ques­ti­o­na­vel­men­te, no sul ti­nha mais con­for­to, so­be­jo con­for­to, além de es­tru­tu­ra mon­ta­da. De for­ma que, mes­mo com o in­cen­ti­vo fis­cal, ha­via re­lu­tân­cia, for­mi­dá­vel re­lu­tân­cia em se des­lo­car pa­ra lá, e per­sis­ten­te, es­fai­ma­da lu­ta po­li­ti­quei­ra, uso de pis­to­lões pa­ra ins­ta­lar no­vas in­dús­tri­as de pro­ces­sa­men­to de pes­ca­do na re­gi­ão sa­tu­ra­da de ins­ta­la­ções e ex­tor­qui­da de pei­xe.

To­da­via, a fro­ta pes­quei­ra oci­o­sa no sul, pau­la­ti­na­men­te, pas­sou a ocu­par o es­pa­ço dei­xa­do pe­los bar­cos es­tran­gei­ros, de Tri­ni­dad To­ba­go. A pes­ca in­te­ri­or au­xi­li­a­da pe­los re­cur­sos, ori­un­dos de fi­nan­cia­men­to que con­se­gui­mos do BID, to­mou fô­le­go, cres­cia, a ca­da dia. Atu­al­men­te, a Se­cre­ta­ria da Pes­ca, não te­nha mais, aque­la gar­ra de nos­so tra­ba­lho de con­du­tor da po­lí­ti­ca pes­quei­ra, sub­si­di­a­da pe­la jo­vem equi­pe que or­ga­ni­za­mos, ca­pa­ci­ta­mos, pa­ra in­cen­ti­var, mo­der­ni­zar o se­tor, pes­ca ma­rí­ti­ma e in­te­rio­ra­na, ma­ri­cul­tu­ra e pis­ci­cul­tu­ra nas águas in­te­rio­res, on­de nos­so pa­ís é o mais ri­co do pla­ne­ta ter­ra. O tal de SNI, es­con­di­do por trás das moi­tas, pro­cu­ra­va ques­ti­o­nar os acor­dos al­ti­vos que re­a­li­za­mos, com o fim de trans­for­mar, um or­ga­nis­mo, na épo­ca, car­co­mi­do e es­cle­ro­sa­do, nu­ma Agên­cia mo­der­na de Pes­ca: Ten­do eles as men­tes cor­rom­pi­das, por ila­ção, acre­di­ta­vam que os ou­tros, tam­bém, eram co­mo eles. Até a con­ta­bi­li­da­de da pes­ca, an­tes nun­ca fei­ta, por­tan­to, nun­ca sub­me­ti­da ao TCU, co­mo ges­tor da pes­ca, pro­vi­den­ci­a­mos to­da ela, pe­rí­o­do de dez anos, e sub­me­te­mos ao TCU, que a apro­vou com res­sal­vas, a era na­tu­ral, pu­de­ra dez anos omi­ti­da, es­que­ci­da, se­gun­do os ex­perts, por fal­ta de pes­so­al ca­paz, pe­ri­tos em con­ta­bi­li­da­de pú­bli­ca, eles pe­lo tal jor­nal, seu por­ta-voz, nos cri­ti­ca­ram, mas o mi­nis­tro, sa­u­do­so mi­nis­tro, Gil­ber­to Pes­soa, co­ra­jo­sa­men­te emi­tiu seu vo­to de apro­va­ção.

As­sim, é a his­tó­ria do de­sen­vol­vi­men­to, cons­tru­tor do pro­gres­so, bem-es­tar da hu­ma­ni­da­de. A coi­sa, no atu­al go­ver­no, ca­mi­nha, tão em­per­ra­da, que em­pre­en­di­men­tos cons­tru­í­dos, mes­mo pro­pi­na­dos pe­los su­ces­si­vos ges­to­res pú­bli­cos, co­mo a Fer­ro­via-Nor­te Sul, a du­pli­ca­ção da BR-153, con­ti­nuam em com­pas­so de es­pe­ra, es­que­ci­das pe­los tais go­ver­nan­tes, mais pre­o­cu­pa­dos em sal­var a pró­pria pe­le, do que, ar­re­ga­çar as man­gas, so­lu­cio­nan­do de­sa­fi­os de gran­de mag­ni­tu­de, pa­ra nos­so cres­ci­men­to eco­nô­mi­co. Acon­te­ce que, fa­la­dos de­sa­fi­os, es­ten­di­dos ao âm­bi­to na­ci­o­nal, ade­mais, qua­se sem­pre pro­pi­na­dos, aca­bam em­per­ra­dos, pois o in­te­res­se não é bem a pros­pe­ri­da­de da co­mu­ni­da­de, mas sim, o de per­pe­tu­ar no po­der, sub­si­di­ar a cor­ren­te pa­tri­mo­ni­a­lis­ta, pa­ra is­so, apro­va­ram um fun­do bi­lio­ná­rio, que as­se­gu­ra as cam­pa­nhas na­ba­bes­cas, ao pas­so que, o cor­re­to, na de­mo­cra­cia, se­ria gas­tar as so­las dos sa­pa­tos, di­a­lo­gan­do com os elei­to­res, fa­lan­do de seus pro­pó­si­tos, co­mo can­di­da­tos, ou­vin­do rei­vin­di­ca­ções da so­ci­e­da­de elei­to­ra.

Gran­des são os de­sa­fi­os, cla­man­do por gran­di­o­sas as so­lu­ções, con­tu­do, pa­ra ta­ma­nha cau­sa, os nos­sos ges­to­res con­tra­ta­dos pe­lo vo­to se­cre­to, oxa­lá, se­cre­to con­sci­en­te, acres­ci­do de sa­pi­ên­cia, pre­ci­sam se­me­ar mui­to, além dis­so, em so­lo hu­mo­so, de alu­vi­ão. No en­tan­to, vem eles, plan­tan­do pou­co e em ter­ra ári­da, de sor­te que, cons­ti­tui mui­ta ou­sa­dia que­rer, de­ma­go­gi­ca­men­te, co­lhei­ta far­ta. Em­bo­ra a de­mo­cra­cia se­ja a me­lhor for­ma de go­ver­no, pos­sí­vel aos hu­ma­nos, en­con­tra-se, no ago­ra, to­da de­sa­cre­di­ta­da, con­tu­do, de­sa­cre­di­ta­da pe­los pró­prios go­ver­nan­tes.

Sim se­nhor, com a de­mo­cra­cia in­di­re­ta, a von­ta­de ge­ral, tão de­can­ta­da por Rous­se­au, foi usur­pa­da por eles, com is­so, os elei­to­res fi­ca­ram de­sar­ma­dos, es­que­ci­dos, in­clu­si­ve, pe­la edu­ca­ção, com ní­vel cul­tu­ral na­ni­co, dis­tan­ci­a­ram, pau­la­ti­na­men­te, de seu di­rei­to de par­ti­ci­par da vi­da po­lí­ti­ca, con­tro­lar os go­ver­nan­tes, cu­tu­ca-los com va­ra cur­ta, mas res­pei­tan­do-os pa­ra ser tam­bém, res­pei­ta­dos, não pra­ti­can­do, fa­zen­do de­sor­dem, po­rém, fa­zen­do tu­do, de for­ma or­dei­ra pa­cí­fi­ca, no en­tan­to, pra­ti­can­do, pe­lo vo­to, co­mo di­to, al­ter­nân­cia de po­der, tro­ca de um ges­tor por ou­tro, qui­çá, de ou­tro par­ti­do, are­jan­do a re­pú­bli­ca, so­la­pan­do a fa­mi­li­o­cra­cia, ca­mi­nho as­fal­ta­do, pa­ra a oli­gar­quia, ini­mi­ga exe­crá­vel, fe­li­na, da de­mo­cra­cia. De igual for­ma, cal­ca­do no con­tras­te, a pró­pria guer­ra, des­tru­i­do­ra, mor­tí­fe­ra, na es­tei­ra de sua fa­ce ma­lig­na, cru­el, tem seu la­do, fa­ce be­nig­na, des­co­brin­do pe­lo in­ves­ti­men­to na ci­ên­cia, avas­sa­la­do­ras des­co­ber­tas, um tan­to be­nig­nas a hu­ma­ni­da­de.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia pe­la PUC-Go, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias