Home / Opinião

OPINIÃO

Pecuária brasileira verde

O mun­do se pre­pa­ra pa­ra de­ba­ter os de­sa­fi­os glo­bais que mol­da­rão o fu­tu­ro da pro­du­ção ani­mal sus­ten­tá­vel, res­pon­sá­vel e pro­du­ti­va, no 10º Fó­rum Glo­bal pa­ra Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra, en­tre 18 a 20 de ja­nei­ro, em Ber­lim. E o Bra­sil le­va­rá im­por­tan­tes con­tri­bui­ções.

A pe­cu­á­ria re­pre­sen­ta 6,8% do nos­so PIB. En­tre 1990 e 2015, a área de pas­ta­gens di­mi­nu­iu em 12%, en­quan­to a pro­du­ti­vi­da­de da car­ne cres­ceu 229%.

O que ex­pli­ca a evo­lu­ção? Tra­ta-se do efei­to pou­pa-ter­ra. Do avan­ço na pro­du­ção de car­ne, 21% re­fe­rem-se ao au­men­to da área de pas­ta­gem e 79% de­cor­rem de pro­du­ti­vi­da­de, ex­pli­ca­da pe­lo efei­to de 38% da con­tri­bui­ção do de­sem­pe­nho ani­mal e 62% pe­la ta­xa de lo­ta­ção.

As­sim, a “pe­cu­á­ria ver­de” é uma re­a­li­da­de nos sis­te­mas pro­du­ti­vos bra­si­lei­ros. E, sob es­te con­cei­to, pes­qui­sa­do­res da Em­bra­pa con­ti­nuam en­tre­gan­do ino­va­ções: in­ten­si­fi­ca­ção dos sis­te­mas pro­du­ti­vos, oti­mi­za­ção do uso da ter­ra, so­lu­ções pa­ra o bem-es­tar ani­mal, en­tre ou­tros ati­vos e tec­no­lo­gi­as sus­ten­tá­veis.

Uma das mais re­cen­tes re­vo­lu­ções são os sis­te­mas la­vou­ra-pe­cu­á­ria-flo­res­ta (ILPF). Tra­ta-se de es­tra­té­gia de pro­du­ção que in­te­gra sis­te­mas agrí­co­las, pe­cu­á­rios e flo­res­tais em uma mes­ma área, be­ne­fi­ci­an­do to­das as ati­vi­da­des ao mes­mo tem­po e ga­ran­tin­do pro­du­ti­vi­da­de, ren­da e sus­ten­ta­bi­li­da­de. De­sen­vol­vi­dos ao lon­go das úl­ti­mas três dé­ca­das em di­ver­sos for­ma­tos, já es­tão pre­sen­tes em mais de 11 mi­lhões de hec­ta­res, área mai­or do que o es­ta­do de Per­nam­bu­co - e des­per­ta in­te­res­se em vá­rios paí­ses.

Os sis­te­mas ILPF são uma das mais ro­bus­tas tec­no­lo­gi­as pa­ra o fu­tu­ro sus­ten­tá­vel da agro­pe­cu­á­ria no pla­ne­ta. Além de pos­si­bi­li­ta­rem a re­cu­pe­ra­ção de áre­as de­gra­da­das, com bai­xa pro­du­ti­vi­da­de, pro­por­ci­o­nam be­ne­fí­ci­os di­re­tos e in­di­re­tos aos ani­mais, co­mo o for­ne­ci­men­to de som­bra e me­lho­ria das con­di­ções mi­cro­cli­má­ti­cas e am­bien­tais. Po­dem, por exem­plo, re­du­zir, em até 8°C, a tem­pe­ra­tu­ra am­bi­en­te em re­la­ção às pas­ta­gens sem ár­vo­res.

Mais re­cen­te é o Car­ne Car­bo­no Neu­tro, apre­sen­ta­do por es­pe­cia­lis­tas da Em­bra­pa du­ran­te a Con­fe­rên­cia Mun­di­al so­bre o Cli­ma em Bonn, Ale­ma­nha (COP-23). O con­cei­to é ino­va­dor e in­clui o com­po­nen­te flo­res­tal, ca­paz de neu­tra­li­zar o me­ta­no emi­ti­do pe­lo re­ba­nho – o que agre­ga va­lor à car­ne e aos pro­du­tos ge­ra­dos. Com o Car­ne Car­bo­no Neu­tro os pro­du­to­res bus­cam di­fun­dir a im­por­tân­cia da sus­ten­ta­bi­li­da­de nas ca­dei­as pro­du­ti­vas as­so­cia­das (car­ne, grãos e sil­vi­cul­tu­ra) e oti­mi­zar com efei­tos po­si­ti­vos o uso dos in­su­mos e fa­to­res de pro­du­ção.

O Bra­sil pos­sui uma for­ma sin­gu­lar de fa­zer pe­cu­á­ria. Evo­lu­í­mos mui­to des­de a dé­ca­da de 1970 e es­ta­mos tra­ba­lhan­do du­ro pa­ra apri­mo­rar nos­sos ga­nhos de pro­du­ti­vi­da­de. Sal­ta­mos de uma mé­dia na­ci­o­nal (pe­so vi­vo) de 56 kg/ha/ano pa­ra 115 kg/hec­ta­re/ano em sis­te­mas ex­ten­si­vos. Sob sis­te­mas de ILPF, pro­du­zi­mos 900 kg/ha/ano; em sis­te­ma de al­ta lo­ta­ção a pas­to, che­ga-se a 2.500 kg/ha/ano. E, sob pas­ta­gem ir­ri­ga­da, po­de-se al­can­çar 4.500 kg/ha/ano.

Au­men­tar a pro­du­ti­vi­da­de é in­cre­men­tar a ofer­ta mun­di­al de ali­men­tos. Fa­zer is­so sem uti­li­zar no­vas áre­as é a so­lu­ção da pe­cu­á­ria bra­si­lei­ra ver­de. O Bra­sil, com o uso de ci­ên­cia, tem con­tri­bu­í­do co­mo pou­cos paí­ses pa­ra a pro­du­ção de pro­te­í­na ani­mal de al­ta qua­li­da­de, se­gu­ra e de for­ma sus­ten­tá­vel.

(Cle­ber Oli­vei­ra So­a­res, dou­tor em Ci­ên­cias Ve­te­ri­ná­rias, pes­qui­sa­dor e di­re­tor-exe­cu­ti­vo de Ino­va­ção e Tec­no­lo­gia da Em­bra­pa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias