Home / Opinião

OPINIÃO

Somos senhores da nossa Língua

“Do fru­to da bo­ca en­che-se o es­tô­ma­go do ho­mem; o pro­du­to dos lá­bi­os o sa­tis­faz. A lín­gua tem po­der so­bre a vi­da e so­bre a mor­te; os que gos­tam de usá-la co­me­rão do seu fru­to.”

(Pro­vér­bi­os 18:20-21)

Que­ro ho­je re­fle­tir so­bre o po­der que têm as pa­la­vras. A co­me­çar pe­lo que di­ze­mos den­tro de ca­sa. Às ve­zes di­ze­mos pa­la­vras co­mo se elas fos­sem cli­chês: elas su­ge­rem ne­ga­ti­vi­da­de den­tro da fa­mí­lia, por­que evo­ca ódi­os e de­sa­ven­ças; de­se­nha um mun­do amal­di­ço­a­do, ma­lé­vo­lo, con­den­sa as pes­so­as à es­cu­ri­dão, ao de­sâ­ni­mo e es­ti­mu­la às de­sa­ven­ças e con­fli­tos den­tro e fo­ra de ca­sa. Da mes­ma ma­nei­ra, um sim­ples co­men­tá­rio que po­de com­pro­me­ter a mo­ral de um ho­mem, es­pa­lha-se a pon­to de não po­der­mos mais con­ser­tar o mal cau­sa­do. Se não se po­de fa­lar bem de uma pes­soa, ou pa­ra uma pes­soa, é me­lhor que não se di­ga na­da!

Se­ja­mos se­nho­res de nos­sa lín­gua, pa­ra não ser­mos es­cra­vos de nos­sas pa­la­vras. Já di­zia Wil­li­am Shakes­pe­a­re “É me­lhor ser rei de teu si­lên­cio do que es­cra­vo de tu­as pa­la­vras”. Nos­sas pa­la­vras têm mui­to po­der. Por sua pa­la­vra Deus cri­ou tu­do que exis­te e su­as pa­la­vras sem­pre se cum­prem. Nos­sas pa­la­vras afe­tam nos­sas vi­das e têm po­der até so­bre a vi­da e a mor­te! A bo­ca fa­la do que es­tá den­tro do co­ra­ção. Com nos­sas pa­la­vras po­de­mos nos con­de­nar. Em Ti­a­go 3:2 re­ce­be­mos a ori­en­ta­ção de que “To­dos tro­pe­ça­mos de mui­tas ma­nei­ras. Se al­guém não tro­pe­ça no fa­lar, tal ho­mem é per­fei­to, sen­do tam­bém ca­paz de do­mi­nar to­do o seu cor­po...”

Me­di­an­te as vá­ri­as si­tu­a­ções de vi­o­lên­cias as qua­is pre­sen­ci­a­mos e que nos são no­ti­ci­a­das, é que me veio a ideia de fa­lar so­bre nos­sas pa­la­vras. Elas pro­fe­ti­zam mal­di­ções a nós mes­mos e aos ou­tros. Ima­gi­ne­mos se em ca­sa as cri­an­ças apren­des­sem o va­lor do bom dia, boa tar­de, boa noi­te, por fa­vor, com li­cen­ça, me des­cul­pe, mui­to obri­ga­do(a), gra­to(a), er­rei, etc. Pen­sem se as cri­an­ças apren­des­sem des­de ce­do a se­rem ho­nes­tas, se­rem pon­tu­ais, se­rem so­li­dá­ri­as... Se en­ten­des­sem a im­por­tân­cia do res­pei­to aos ami­gos, aos co­le­gas, aos ido­sos, aos pro­fes­so­res, às au­to­ri­da­des... Agre­ga­dos a es­ses va­lo­res a cri­an­ça apren­de­ria a co­mer de tu­do, a não fa­lar de bo­ca cheia, a re­a­li­zar os há­bi­tos de hi­gi­e­ne pes­so­al, a não jo­gar li­xo no chão, aju­dar nas ta­re­fas di­á­rias, a não pe­gar o que não é seu... Em ca­sa é que se apren­de a ser or­ga­ni­za­do, a cu­i­dar das su­as coi­sas, res­pei­ta­rem re­gras, usos e cos­tu­mes. É com a fa­mí­lia que se apren­de os va­lo­res ide­o­ló­gi­cos de se­xo, de gê­ne­ro, de re­li­gi­ão e, so­bre­tu­do, apren­de-se a amar a Deus.

Es­tes são va­lo­res que ins­tru­em pa­ra o fu­tu­ro e, por is­so, apre­en­dem-se na fa­mí­lia, com as pri­mei­ras pa­la­vras. Mas a for­ma­ção do ser hu­ma­no per­pas­sa por co­nhe­ci­men­tos que se ad­qui­rem nas es­co­las. Eles são os com­ple­men­tos da for­ma­ção hu­ma­na, um con­jun­to de apren­di­za­dos que nor­te­a­rão as men­tes das pes­so­as e irá pre­pa­rá-las pa­ra o mun­do da paz. Na es­co­la apren­de-se ma­te­má­ti­ca, por­tu­guês, his­tó­ria, ge­o­gra­fia, ci­ên­cias, quí­mi­ca, so­ci­o­lo­gia, ar­te etc. Por­tan­to, na es­co­la ad­qui­re-se o co­nhe­ci­men­to com­ple­men­tar da for­ma­ção pa­ra a in­te­lec­tu­a­li­da­de, mas é na fa­mí­lia, em ca­sa que se apren­de a im­por­tân­cia do res­pei­to mú­tuo.

As coi­sas que sa­em da bo­ca vêm do co­ra­ção e são es­sas que tra­ce­jam a bom sen­so. Do co­ra­ção sa­em os bons e os maus pen­sa­men­tos, os ho­mi­cí­di­os, as imo­ra­li­da­des, os rou­bos, os fal­sos tes­te­mu­nhos e as ca­lú­ni­as; sa­em tam­bém a de­cên­cia, a sa­be­do­ria, en­fim, são das pa­la­vras e pe­las pa­la­vras que os ho­mens se en­ten­dem e pro­mo­vem a paz no mun­do.

Es­pe­lhe­mo-nos aos en­si­na­men­tos da Sa­gra­da Fa­mí­lia pa­ra nos en­ten­der­mos e fa­zer pros­pe­rar um mun­do me­lhor e se­re­no.

(Cé­lia Va­la­dão Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, Can­to­ra e Ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias