Home / Opinião

OPINIÃO

Visão no presente e futuro

Bem, che­gou a ho­ra da vol­ta às au­las. A es­co­lha de uma boa es­co­la é fun­da­men­tal pa­ra o bom de­sem­pe­nho. Pla­ne­ja­men­to é bom pa­ra con­se­guir um bom ren­di­men­to. Mas é ho­ra tam­bém de ve­ri­fi­car a sa­ú­de dos olhos. Es­te fa­tor tam­bém é im­por­tan­te pa­ra um bom ano es­co­lar.

Exis­tem mui­tos ca­sos em que o de­sin­te­res­se do alu­no na es­co­la nas­ce de sua di­fi­cul­da­de em vi­su­a­li­zar o que es­tá sen­do mi­nis­tra­do em au­la. Com is­so, o en­ten­di­men­to e o pro­ces­so es­tão to­dos pre­ju­di­ca­dos. En­tão, é ho­ra de es­tar aler­ta a si­nais sim­ples, que po­dem in­di­car pro­ble­mas de vi­são.

Ar­dên­cia nos olhos é um des­ses sin­to­mas, que vai além do pe­que­no des­con­for­to cau­sa­do quan­do se sai da ro­ti­na, dor­min­do e acor­dan­do mais tar­de do que o nor­mal. Is­so é até na­tu­ral. Mas quan­do es­sa ar­dên­cia se es­ten­de por ou­tros mo­men­tos do dia, é bom li­gar o si­nal de aler­ta. As­sim co­mo a di­fi­cul­da­de de en­xer­gar coi­sas sim­ples do co­ti­dia­no, co­mo o le­treio de uma lo­ja no shop­ping ou as le­gen­das de um fil­me no ci­ne­ma.

Pra co­me­çar a ti­rar qual­quer dú­vi­da, um bom pas­so é o exa­me de acui­da­de vi­su­al, que po­de dar o ca­mi­nho pa­ra su­pe­rar al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia. É um tes­te sim­ples, ape­nas pa­ra ve­ri­fi­car a ex­ten­são da vi­são. Se a cri­an­ça ti­ver di­fi­cul­da­des nes­te ti­po de exa­me, é ho­ra de en­ca­mi­nhar pa­ra um es­pe­cia­lis­ta pa­ra apro­fun­dar o di­ag­nós­ti­co.

Ain­da as­sim, du­ran­te to­do o ano, é in­te­res­san­te con­ti­nu­ar ve­ri­fi­can­do o de­sem­pe­nho es­co­lar de uma cri­an­ça ou de um ado­les­cen­te. Con­ver­sar bas­tan­te com o alu­no e com pro­fes­so­res, pa­ra en­ten­der me­lhor a sua ro­ti­na e pro­cu­rar sa­ber se exis­te al­gum ti­po de di­fi­cul­da­de den­tro da sa­la de au­la, re­la­ci­o­na­da à qua­li­da­de de vi­são.

É sem­pre bom lem­brar que a des­co­ber­ta de qual­quer ti­po de de­fi­ci­ên­cia na vi­são es­tá lon­ge de ser o fim do mun­do. Go­i­â­nia, em es­pe­ci­al, tem uma con­cen­tra­ção sin­gu­lar de es­pe­cia­lis­tas e cen­tros de tra­ta­men­to, com to­do o co­nhe­ci­men­to pa­ra di­ag­nos­ti­car e tra­tar qual­quer ti­po de da­no cau­sa­do à vi­são. As­sim, a ob­ser­va­ção cons­tan­te e o di­ag­nós­ti­co pre­co­ce são pon­tos im­por­tan­tes de par­ti­da pa­ra a so­lu­ção de qual­quer ti­po de pro­ble­ma.

En­tão, é fi­car de olho bem aten­to. O iní­cio do ano é a re­no­va­ção de ob­je­ti­vos que le­vam a con­quis­tas fu­tu­ras. Se pu­der­mos en­xer­gar es­te fu­tu­ro com vi­são mais ní­ti­da, mai­or se­rá a chan­ce de apro­vei­tar es­se fu­tu­ro que se de­se­nha. Ho­ra de cu­i­dar da vi­são. E con­quis­tar no­vos ca­mi­nhos. Va­mos pen­sar nis­so!

(Hum­ber­to Bor­ges, of­tal­mo­lo­gis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias