Home / Opinião

OPINIÃO

Xadrez político: a necessária troca do tabuleiro

No fu­te­bol, de­vi­do aos co­nhe­ci­dos ve­xa­mes e fru­to da pres­são po­pu­lar e da im­pren­sa, tro­cou-se o co­man­do, e uma no­va co­mis­são téc­ni­ca da se­le­ção foi con­vo­ca­da. Com is­so, o ti­me pas­sou a ga­nhar. Nes­te ca­so, a tro­ca do "co­man­dan­te" re­sol­veu o pro­ble­ma. E os jo­ga­do­res eram pra­ti­ca­men­te os mes­mos. Com no­va ges­tão, no­vas tá­ti­cas, no­va con­ver­sa, com tra­ba­lho efi­caz e dis­ci­pli­na, pas­sa­mos do in­fer­no imi­nen­te da des­clas­si­fi­ca­ção pa­ra o pa­ra­í­so da em­pol­ga­ção de­sen­fre­a­da, mas o ob­je­ti­vo foi atin­gi­do, es­ta­mos clas­si­fi­ca­dos.

Na po­lí­ti­ca, o ano de 2014 tam­bém foi ve­xa­tó­rio. A re­e­lei­ção de Dil­ma Rous­sef acon­te­ceu gra­ças a um ver­da­dei­ro es­te­lio­na­to elei­to­ral. Me­di­das po­pu­lis­tas e sem res­pal­do or­ça­men­tá­rio ga­ran­ti­ram a re­e­lei­ção. Em con­se­quên­cia des­sas me­di­das a in­fla­ção su­biu, o de­sem­pre­go au­men­tou, veio a ope­ra­ção La­va-ja­to e a pre­si­den­te caiu! Eco­no­mia em fran­ga­lhos e po­pu­la­ri­da­de em bai­xa, nin­guém que­ria fi­car ao la­do do per­de­dor(a). Me­lhor tro­car o "téc­ni­co". Mas aqui o jo­go é ou­tro. O no­vo pre­si­den­te, vi­ce do go­ver­no an­te­ri­or, es­tá ten­do al­gum su­ces­so, em­bo­ra su­per­fi­ci­al, na área eco­nô­mi­ca, mas não con­se­guiu im­ple­men­tar as ne­ces­sá­rias re­for­mas que o pa­ís pre­ci­sa.

O que es­pe­rar do re­sul­ta­do das ur­nas? Di­fe­ren­te­men­te do fu­te­bol, na­da! Não há es­pe­ran­ça. Não im­por­ta quem to­ma­rá pos­se, na­da mu­da­rá sub­stan­ci­al­men­te. O Bra­sil pre­ci­sa de um no­vo sis­te­ma po­lí­ti­co. O atu­al pro­por­ci­o­na gas­tos im­pa­gá­veis, o or­ça­men­to da Uni­ão pa­ra 2018 é de R$ 3,5bi, ape­nas 5% des­te vo­lu­me é des­ti­na­do pa­ra in­ves­ti­men­tos. A mai­or par­te des­ti­na-se à Pre­vi­dên­cia, Pes­so­al, Re­fi­nan­cia­men­to de Dí­vi­das. É ne­ces­sá­rio o de­vi­do en­xu­ga­men­to da má­qui­na pú­bli­ca! Is­to nos três po­de­res e em to­das as es­fe­ras de go­ver­no.

Ve­nha quem vi­er, se­ja elei­to quem for, o dis­cur­so já es­tá pron­to: as pri­o­ri­da­des se­rão a sa­ú­de, a edu­ca­ção, mo­ra­dia po­pu­lar, a di­mi­nu­i­ção da po­bre­za, o bem es­tar so­ci­al, en­fim, o mes­mo de sem­pre. E de­pois te­rão que dis­tri­bu­ir ver­bas e mais ver­bas pa­ra sua "ba­se go­ver­na­men­tal", pois fi­ca­rão re­féns dos par­la­men­ta­res fi­si­o­ló­gi­cos, cor­rup­tos, a eli­te po­lí­ti­ca que as­sal­ta o Bra­sil há dé­ca­das e que es­tá ape­nas in­te­res­sa­da em se man­ter no po­der, nun­ca no bem co­mum da po­pu­la­ção. Pre­ci­sa­mos de um sis­te­ma po­lí­ti­co que dê um mí­ni­mo de go­ver­na­bi­li­da­de pa­ra o exe­cu­ti­vo, ca­so con­trá­rio vi­ve­re­mos em uma eter­na cri­se.

O Bra­sil pre­ci­sa se trans­for­mar, ter co­mo vi­são o bem co­mum pa­ra to­da sua po­pu­la­ção, e pa­ra is­so pre­ci­sa en­ca­rar seus pro­ble­mas de fren­te, não bas­tam me­di­das pa­li­a­ti­vas. Não bas­ta tro­car as pe­ças, pre­ci­sa­mos tro­car o ta­bu­lei­ro! Já!

(Cel­so Lu­iz Trac­co é eco­no­mis­ta e au­tor do li­vro Às Mar­gens do Ipi­ran­ga - a es­pe­ran­ça em so­bre­vi­ver nu­ma so­ci­e­da­de de­si­gual)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias