Home / Opinião

OPINIÃO

A esperança do povo é eleger um presidente estadista

A cor­rup­ção es­tá em to­dos os de­graus da so­ci­e­da­de, dis­far­ça­da de jei­ti­nho bra­si­lei­ro. É pi­to­res­co e ex­por­ta­do co­mo ca­rac­te­rís­ti­ca na­ci­o­nal, in­clu­si­ve.

O po­vo bra­si­lei­ro es­tá as­sus­ta­do com tan­to des­man­do nos go­ver­nos fe­de­ral, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is pa­ís afo­ra. Ve­mos to­dos os di­as nos jor­nais as ma­ze­las do pa­ís: cri­mi­na­li­da­de, cor­rup­ção, dro­gas, fal­ta de sa­ne­a­men­to bá­si­co, de edu­ca­ção, de ser­vi­ços de sa­ú­de, de se­gu­ran­ça, de fis­ca­li­za­ção no trân­si­to... e ain­da as­sim, o po­vo pa­re­ce não que­rer mu­dar na­da, mas, cer­ta­men­te, vai re­a­gir nas ur­nas de 7 de ou­tu­bro.

De dois em dois anos so­mos obri­ga­dos a es­co­lher nos­sos can­di­da­tos, tan­to no pla­no na­ci­o­nal e es­ta­du­al, co­mo na es­fe­ra mu­ni­ci­pal. E con­cor­do com a obri­ga­to­ri­e­da­de do vo­to, acho que sem ela o po­vo ia fi­car em ca­sa sem en­ga­ja­men­to e par­ti­ci­pa­ção e só quem fos­se pa­go pa­ra is­so iria vo­tar. Não, não acre­di­to na lei se­ca, nem que so­men­te quem en­ten­de do as­sun­to iria vo­tar.

Nun­ca vou es­que­cer de uma pro­pa­gan­da que vi uma vez do pro­gra­ma Cas­se­ta & Pla­ne­ta, em que um dos hu­mo­ris­tas do pro­gra­ma en­tre­vis­ta­va as pes­so­as na rua e per­gun­ta­va: “Vo­cê é cor­rup­to?” Ao que a pes­soa res­pon­dia: “Não”. En­tão o re­pór­ter per­gun­ta­va: “E se eu te der R$ 100, vo­cê mu­da de ideia?” A per­gun­ta fi­ca­va no ar, mas a ex­pres­são do en­tre­vis­ta­do já nos da­va a res­pos­ta... es­se é o per­fil do bra­si­lei­ro. A cor­rup­ção es­tá em to­dos os de­graus da so­ci­e­da­de, dis­far­ça­da de jei­ti­nho bra­si­lei­ro. É pi­to­res­co e ex­por­ta­do co­mo ca­rac­te­rís­ti­ca na­ci­o­nal, in­clu­si­ve.

O fa­to é que há mui­to tem­po dei­xa­mos de acre­di­tar nos po­lí­ti­cos. E is­so é la­men­tá­vel, por­que a sa­í­da dos pro­ble­mas na­ci­o­nais es­tá na po­lí­ti­ca. Sou po­lí­ti­co e vou con­ti­nu­ar acre­di­tan­do nas mu­dan­ças, atra­vés da po­lí­ti­ca.

Não con­cor­da­mos com aque­les que di­zem que que to­das as su­as pro­mes­sas de cam­pa­nha são ape­nas con­ver­sa fi­a­da pa­ra con­ven­cer o elei­tor de o po­lí­ti­co va­le a pe­na. Não pos­so con­cor­dar com da­que­les que acre­di­tam que to­do po­lí­ti­co des­via di­nhei­ro, rou­ba, em bom por­tu­guês. Já ou­vi­mos tan­tas his­tó­ri­as de gen­te que era “ho­nes­ta” e de­pois de elei­ta foi obri­ga­da a en­trar no es­que­ma (ho­nes­ta?). Só há uma sa­í­da: a po­lí­ti­ca. Por is­so, a po­pu­la­ção pre­ci­sa ele­ger po­lí­ti­cos hon­ra­dos, sé­rios, ho­nes­tos, com­pe­ten­tes, bem in­ten­ci­o­na­dos.

Os im­pos­tos no Bra­sil são al­tís­si­mos. Re­cen­te re­por­ta­gem do Jor­nal Na­ci­o­nal mos­trou que 64% de nos­sa ren­da men­sal vai pa­ra im­pos­tos. Não me ad­mi­ra que mui­tas pe­que­nas em­pre­sas não ul­tra­pas­sem es­se pri­mei­ro ano de vi­da.

De­pois do Men­sa­lão e do Pe­tro­lão, o Pa­ís pre­ci­sa ex­pe­ri­men­tar uma no­va fa­se na vi­da pú­bli­ca. É pes­si­mis­mo de­mais, des­cren­ça de­mais. O po­vo pre­ci­sa a vol­tar a acre­di­tar nos po­lí­ti­cos. E o ca­mi­nho é es­co­lher me­lhor nas elei­ções des­te ano. A co­me­çar pe­lo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. O Bra­sil pre­ci­sa mu­dar, vol­tar a cres­cer, ge­rar em­pre­go, es­ta­bi­li­da­de so­ci­al, di­mi­nu­ir a de­si­gual­da­de so­ci­al. Há mui­to de­sâ­ni­mo por to­do la­do.

Te­nho an­da­do por aí e a es­pe­ran­ça ain­da exis­te. A ex­pec­ta­ti­va das pes­so­as é a de que apa­re­ça um sal­va­dor da pá­tria, mas es­se não é o ca­mi­nho. Já ele­ge­mos Jâ­nio Qua­dros, Fer­nan­do Col­lor e deu no que deu. Te­mos que ter um pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca es­ta­dis­ta, vo­ca­cio­na­do em ser­vir, que pen­sa e age em fa­vor da mai­o­ria do po­vo bra­si­lei­ro, que en­fren­te as eli­tes, o mer­ca­do, os po­de­ro­sos. Eu acre­di­to que va­mos sa­ir da cri­se po­lí­ti­ca.

(Nail­ton Oli­vei­ra, ad­vo­ga­do, ex-pre­fei­to de Bom Jar­dim de Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias