Home / Opinião

OPINIÃO

O insuperável e sempre companheiro rádio

De­cor­ri­dos qua­se cem anos da pri­mei­ra trans­mis­são ra­dio­fô­ni­ca no Bra­sil, o rá­dio con­ti­nua sen­do um gran­de e in­sub­sti­tu­í­vel com­pa­nhei­ro.

Des­de o gran­de rá­dio val­vu­la­do de me­sa im­po­nen­te e ele­gan­te, cu­jas mar­cas mais co­nhe­ci­das eram Semp, Phi­lips, ABC – A voz de ou­ro, Phil­co, Im­pe­ra­dor e ou­tros, que era o per­so­na­gem cen­tral de mui­tas sa­las de vi­si­tas ao atu­al sis­te­ma, on­de o som e a pro­gra­ma­ção de uma emis­so­ra che­ga atra­vés do rá­dio no car­ro, no apli­ca­ti­vo no smartpho­ne, ou mes­mo atra­vés do por­tal de no­tí­cias, o rá­dio é o gran­de per­so­na­gem da vi­da das pes­so­as.

Foi atra­vés do rá­dio, trans­mi­ti­do prin­ci­pal­men­te nas fai­xas de on­das cur­tas e tro­pi­cais, que o mun­do en­cur­tou dis­tan­cias. Pa­ra quem mo­ra­va nos rin­cões do Bra­sil fi­car sa­ben­do de no­tí­cias de fa­mi­lia­res dis­tan­tes ou mes­mo do que ocor­ria nos po­de­res da re­pú­bli­ca, o rá­dio era o gran­de e qua­se sem­pre úni­co meio de in­for­ma­ção.

In­te­grou o pa­ís de nor­te a sul, le­van­do as di­ver­sas cul­tu­ras do nos­so con­ti­nen­tal pa­ís. As­sim o Bra­sil sou­be de ar­tis­tas co­mo o ga­ú­cho Tei­xei­ri­nha, co­nhe­ceu as vo­zes ma­ra­vi­lho­sas de Or­lan­do Sil­va, Car­los Ga­lhar­do, sua ma­jes­ta­de Nel­son Gon­çal­ves, Nú­bia La­fayet­te, Maysa, Emi­li­nha Bor­ba, Ca­uby Pei­xo­to e Ân­ge­la Ma­ria, Dal­va de Oli­vei­ra e He­ri­vel­to Mar­tins, den­tre tan­tos no­mes.

Mui­ta gen­te ha­ve­rá de lem­brar do Pa­lha­ço Ca­re­qui­nha, que fa­zia su­ces­so na po­de­ro­sa e de gran­de al­can­ce Rá­dio Glo­bo do Rio de Ja­nei­ro. E das gran­des emis­so­ras de São Pau­lo, co­mo a Rá­dio Re­cord e Rá­dio Ca­pi­tal on­de a mú­si­ca ser­ta­ne­ja de ra­iz te­ve vez, es­pa­ço e voz, prin­ci­pal­men­te atra­vés dos ir­mãos Oswal­do, Jo­sé e Ar­lin­do Bé­tio.

Em Go­i­ás, ti­ve­mos co­mo pi­o­nei­ra a Rá­dio Clu­be de Go­i­â­nia, ho­je Rá­dio Sa­gres 730, se­gui­da da Rá­dio Bra­sil Cen­tral, Rá­dio Anhan­gue­ra (ho­je Rá­dio Da­qui), Di­fu­so­ra Go­i­â­nia, Jor­nal de Go­i­ás (ho­je Band), Ri­vi­e­ra que eram e ain­da são AM, mas à épo­ca mui­tas trans­mi­ti­am nas ho­je es­que­ci­das e pa­ra mui­tos des­co­nhe­ci­das on­das cur­tas e tro­pi­cais, que che­ga­vam a to­dos os rin­cões do mun­do – e a Rá­dio Uni­ver­si­tá­ria, que em 2018 com­ple­ta­rá 55 anos. A fre­quên­cia de FM so­men­te che­ga­ria e se po­pu­la­ri­za­ria no fi­nal dos anos 1970 e iní­cio dos anos 1980.

Um dos gran­des mo­men­tos do rá­dio, além de le­var in­for­ma­ção e cul­tu­ra, era quan­do apro­xi­ma­va pes­so­as. Ser­via de fun­do mu­si­cal a mo­men­tos ro­mân­ti­cos ou mes­mo per­mi­tia que pes­so­as dis­tan­tes se co­nhe­ces­sem, atra­vés dos pro­gra­mas es­pe­cí­fi­cos que re­ce­bi­am e di­vul­ga­vam as fa­mo­sas car­tas dos ou­vin­tes.

Em Go­i­ás te­mos a nos­sa Ra­i­nha do rá­dio, a do­na da noi­te, que com sua voz su­a­ve e do­ce pro­pa­ga­va o amor atra­vés do ro­man­tis­mo sem­pre pre­sen­te em seus pro­gra­mas.

Com no­me igual ao de can­to­ra fa­mo­sa, Dal­va de Oli­vei­ra é até ho­je o gran­de íco­ne do rá­dio go­i­a­no e um dos mai­o­res do Bra­sil. Co­me­çou por aqui ain­da me­ni­na nos an­ti­gos sis­te­mas de au­to­fa­lan­tes da que­ri­da Cam­pi­ni­nha das flo­res e lo­go es­ta­va nas mai­o­res e me­lho­res emis­so­ras do es­ta­do.

Dal­va de Oli­vei­ra, a nos­sa que­ri­da e ama­da do­na da noi­te, ra­i­nha do rá­dio, con­ti­nua ines­que­cí­vel. Mar­cou épo­ca on­de o amor e o ro­man­tis­mo pre­va­le­ci­am no rá­dio.

E Dal­va de Oli­vei­ra me­re­ce to­das as ho­me­na­gens e to­do o nos­so ca­ri­nho. Sal­vas e vi­vas à nos­sa sem­pre “Do­na da noi­te”!

(Pau­lo Ro­lim, jor­na­lis­ta Twit­ter: @ame­ri­co­ro­lim)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias