Home / Opinião

OPINIÃO

Que os mortos enterrem seus mortos

Des­ta vez os mi­li­ta­res es­tão co­ber­tos de ra­zão. A de­ci­são da se­nho­ra Ra­quel Dod­ge de que­rer re­a­brir o ca­so dos ma­ta­do­res de Ru­bem Pai­va é mais uma des­sas te­me­ri­da­des de que o MP vem se tor­nan­do pró­di­go. Não tem fun­da­men­to ju­rí­di­co. Cer­to, res­tou a in­dig­na­ção mo­ral. Mas a dor mo­ral, que é da ví­ti­ma e sua fa­mí­lia e jus­ti­fi­ca o ran­cor, o res­sen­ti­men­to e até o de­se­jo de vin­gan­ça, não po­de ser as­su­mi­da pe­lo Es­ta­do. Quan­do o cri­té­rio mo­ral se so­bre­põe à ex­pres­sa dis­po­si­ção da lei, o Di­rei­to abre fa­lên­cia e o ar­bí­trio im­pe­ra, man­dan­do quem po­de e obe­de­cen­do quem não tem ver­go­nha na ca­ra. São com ar­gu­men­tos de vi­és mo­ra­lis­tas que se ob­te­ve a con­de­na­ção de Dir­ceu, de Lu­la... São com ar­gu­men­tos que tais que se ten­ta des­tru­ir o PT e se des­ti­tu­iu Dil­ma Rou­sef.

Ne­nhu­ma sim­pa­tia pe­los que ma­ta­ram Ru­bem Pai­va. Que eles pres­tem con­tas ao Eter­no, ou se­jam per­se­gui­dos pe­las Erí­ne­as que ator­men­ta­ram Ores­tes. Que o fo­go do re­mor­so con­su­mam su­as al­mas mal­fa­se­jas.

Ago­ra, es­ses su­jei­tos fo­ram anis­ti­a­dos. Con­tra is­so, na se po­de fa­zer, a não ser que um gol­pe dis­rup­ti­vo da or­dem ju­rí­di­ca vi­gen­te mer­gu­lhe o pa­ís em uma ger­ra de to­dos con­tra to­dos.

A se­nho­ra Dod­ge diz que é pre­ci­so fa­zer uma “re­fle­xão da lei da anis­tia”. Não sei o que is­so quer di­zer. É um es­tra­nho con­cei­to, al­heio à ci­ên­cia do Di­rei­to. De­ve ser mai uma des­sas ja­bo­ti­ca­bas ju­rí­di­cas que vi­ce­jam no jar­dim das fa­lá­cias, coi­sas co­mo “ato de ofí­cio in­de­ter­mi­na­do”, “pro­pri­e­da­de ocul­ta”, an­te­ci­pa­ção de pe­na etc etc.

A anis­tia de l979 foi bi­la­te­ral. Atin­giu os que vi­o­la­ram as leis da di­ta­du­ra, à es­quer­da e à di­rei­ta. Sim, por­que os re­pres­so­res tam­bém vi­o­la­ram as leis en­tão vi­gen­tes. Ape­sar do re­gi­me ser di­ta­to­ri­al, não ha­via lei per­mi­tin­do as­sas­si­nar opo­si­cio­nis­tas e ocul­tar seus ca­dá­ve­res. Mas eles, mi­li­ta­res e po­li­ci­ais, ma­ta­vam e ocul­ta­vam. Não ha­via lei per­mi­tin­do tor­tu­ra. Mas eles tor­tu­ra­vam. Tão cri­mi­no­sos ou mais do que os cri­mi­no­sos que eles per­se­gui­am.

Mas veio a anis­tia am­pla, ge­ral e ir­res­tri­ta e ze­rou o jo­go. Ain­da que cer­ta es­quer­da pir­ra­cen­ta não acei­te o fa­to, já con­su­ma­do, não há dú­vi­da que a anis­tia foi pa­ra os dois la­dos.

Anis­tia é fa­tor de ex­tin­ção da pu­ni­bi­li­da­de. Não afas­ta a res­pon­sa­bi­li­da­de ci­vil, mas im­pe­de o Es­ta­do de apli­car pe­na a trans­gres­sor anis­ti­a­do. A nor­ma não com­por­ta ex­cep­cio­na­li­da­des. Ou va­le pa­ra to­do o uni­ver­so em que in­ci­de ou é na­da.

A lei pe­nal ex­tin­ti­va de pu­ni­bi­li­da­de, ao en­trar em vi­gor, pro­duz, ime­di­a­ta­men­te, efei­tos ju­rí­di­cos. Ain­da que o Con­gres­so fos­se lou­co o bas­tan­te pa­ra re­vo­gar a lei da anis­tia, não po­de­ria anu­lar seus efei­tos ju­rí­di­cos. Uma vez ex­tin­ta a pu­ni­bi­li­da­de, não po­de ela – den­tro do nos­so con­tex­to cons­ti­tu­ci­o­nal – ser res­tau­ra­da. A uma, por­que a lei pe­nal não re­tro­a­ge pa­ra pre­ju­di­car o réu; a du­as, por­que o di­rei­to de não ser pu­ni­do pas­sou a in­te­grar o pa­tri­mô­nio ju­rí­di­co do anis­ti­a­do, tor­nou-se di­rei­to ad­qui­ri­do, o qual é tu­te­la­do cons­ti­tu­ci­o­nal­men­te.

Su­pon­do que a lei da Anis­tia fos­se re­vo­ga­da e seus efei­tos anu­la­dos. O que acon­te­ce­ria? Os tor­tu­ra­do­res e os as­sas­si­nos da di­ta­du­ra mi­li­tar iri­am pa­ra a ca­deia, cer­to, mas os pre­sos po­lí­ti­cos te­ri­am que vol­tar pa­ra aca­bar se cum­prir su­as pe­nas, e os cas­sa­dos vol­ta­ri­am à con­di­ção de pros­cri­tos po­lí­ti­cos. Ou se­ja: iria pro­du­zir uma si­tu­a­ção ab­sur­da, po­li­ti­ca­men­te in­de­se­já­vel e so­ci­al­men­te per­tur­ba­do­ra.

Do­na Ra­quel Dod­ge es­ta­ria que­ren­do vi­rar es­tá­tua de sal? O Su­pre­mo já de­ci­diu so­bre is­so, já fez coi­sa jul­ga­da. Qual seu in­te­res­se em de­sen­ter­rar o de­fun­to? Não me ca­be es­pe­cu­lar so­bre su­as mo­ti­va­ções. Dei­xo is­so pa­ra os te­ó­ri­cos da cons­pi­ra­ção.

De um mo­do ge­ral, os mi­li­ta­res tem ti­do um com­por­ta­men­to po­lí­ti­co exem­plar des­de que a di­ta­du­ra aca­bou. Não se me­tem mais nos as­sun­tos po­lí­ti­cos que não lhes di­zem res­pei­to. Cer­to, even­tual­men­te apa­re­ce al­gum ge­ne­ral fan­far­rão, co­mo es­te Mou­rão, que­ren­do apa­vo­rar as cri­an­ci­nhas com su­as ame­a­ças pu­e­ris. Mas a con­tra­ba­lan­çá-lo te­mos um ge­ne­ral Vil­las Bo­as que é um ofi­ci­al de­cen­te, sé­rio e lú­ci­do, que hon­ra o le­ga­do de Ca­xi­as.

Com a anis­tia de 1979, aca­bou a guer­ra con­tra o “ini­mi­go in­ter­no”, in­fa­me con­cei­to ges­ta­do pe­los ide­ó­lo­gos da Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal. Não hou­ve con­gra­ça­men­to, mas pe­lo me­nos aca­ba­ram-se as hos­ti­li­da­des. É qua­se um pas­so pa­ra a paz. Qual o sen­ti­do de re­a­brir fe­ri­das mal ci­ca­tri­za­das e dar iní­cio a uma guer­ra em que to­dos sa­em per­den­do?

Com tan­ta coi­sa mais sé­ria com que se pre­o­cu­par – co­mo os in­de­co­ro­sos au­xí­lio mo­ra­dia de ju­í­zes e pro­cu­ra­do­res –, nos­sa PGR em­pe­nha­da em de­sen­ter­rar de­fun­to das co­vas!

(Hel­vé­cio Car­do­so, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias