Home / Opinião

OPINIÃO

Sociologia goiana na rebeldia intelectual de Gilberto Mendonça Teles

Co­nhe­ci o pro­fes­sor, en­sa­ís­ta e no­tá­vel po­e­ta Gil­ber­to Men­don­ça Te­les, no Li­ceu de Go­i­â­nia, no iní­cio de 1960, de­le re­ce­ben­do pre­ci­o­sas au­las de por­tu­guês e li­te­ra­tu­ra. Quan­tas ve­zes saí­a­mos da sa­la de au­la e lo­go ali per­to, na Chur­ras­ca­ria Ve­ra Cruz, na Ave­ni­da Ara­gu­aia, além de um gos­to­so chur­ras­co acom­pa­nha­do de cer­ve­ja e ca­cha­ça, apre­ciá­va­mos as opor­tu­nas ori­en­ta­ções e de­cla­ma­ções po­é­ti­cas do Gil­ber­to Men­don­ça Te­les.

Em 1964, ao pu­bli­car o im­por­tan­te “A Po­e­sia em Go­i­ás”, foi con­vi­da­do a vir a Mi­nei­ros pro­fe­rir pa­les­tra in­ti­tu­la­da “Ilhas cul­tu­ra­is do Bra­sil”. O re­gis­tro his­tó­ri­co de sua pre­sen­ça em Mi­nei­ros, com Ma­ria e o jor­na­lis­ta Do­mi­ci­a­no Fa­ria, vi­rou ar­ti­go de jor­nal e ca­pí­tu­lo de li­vro. Se não bas­tas­se, au­to­gra­fou o li­vro ci­ta­do “À sta. Fran­cis­ca Al­ves de Re­zen­de. Abra­ço, do Gil­ber­to M. Te­les. Mi­nei­ros, 6/9/64”, com a qual o es­cre­vi­nha­dor man­ti­nha na­mo­ro pa­ra ca­sa­men­to.

Pros­se­gui, nas mi­nhas in­qui­e­tu­des in­te­lec­tu­ais, man­ten­do re­la­ci­o­na­men­tos com o que­ri­do Gil­ber­to, de vá­rios mo­dos, ain­da mais pe­lo fa­to de ter ti­do sor­te de ter co­mo co­le­ga de Fa­cul­da­de de Di­rei­to, na ora PUC, o seu ir­mão, Jo­sé Men­don­ça Te­les, ou­tra re­ve­la­ção dos “Te­les” a quem mui­to de­vo, so­nhan­do ser es­cri­tor. Nos úl­ti­mos tem­pos os en­con­tros fo­ram mais fre­quen­tes, em even­tos cul­tu­ra­is e na AGL, on­de com­pa­re­cia e re­ce­bia jus­tas ho­me­na­gens, co­mo a de ter si­do o aca­dê­mi­co ho­me­na­ge­a­do do ano de 2017.

Os fa­tos e os ar­ti­gos que pu­bli­co no DM, cer­ta­men­te con­ven­ce­ram o ca­ro Gil­ber­to a es­trei­tar e ma­ni­fes­tar a nos­sa ami­za­de e con­si­de­ra­ção, em di­á­lo­gos, li­vros en­vi­a­dos, au­tó­gra­fos e tex­tos a mim en­ca­mi­nha­dos, al­guns tran­scri­tos:

“Pa­ra­béns meu ca­ro Mar­ti­nia­no. Ex­ce­len­te a sua crô­ni­ca so­bre Amaury de Me­ne­zes, que tam­bém ad­mi­ro. Abra­ço sa­u­do­so do Gil­ber­to. 17 de maio de 2017.”

“Meu es­ti­ma­do Mar­ti­nia­no J. Sil­va,

Me sur­pre­en­di ale­gre­men­te com as re­fe­rên­cias à Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na no seu úl­ti­mo ar­ti­go. Sem­pre os leio e por eles acom­pa­nho não só a for­ça in­te­lec­tu­al da sua in­te­li­gên­cia cri­a­do­ra. Co­mo o sen­ti­do da re­a­li­da­de go­i­a­na que emer­ge de ca­da ar­ti­go que vo­cê es­cre­ve.

Eu che­guei a lhe dar um exem­plar do meu Li­ris­mo Ru­ral, na AGL? Se não, re­me­to-lhe um na pri­mei­ra opor­tu­ni­da­de. Abra­ço agra­de­ci­do do Gil­ber­to Men­don­ça Te­les. 20 de de­zem­bro de 2017”.

Aqui Gil­ber­to re­fe­re-se a par­te do ca­pí­tu­lo de­no­mi­na­do “Do­mi­na­ção ru­ral da ci­da­de”, do li­vro que es­tou es­cre­ven­do: “Mi­nei­ros: A Ci­da­de na His­tó­ria”, no qual o li­vro de Gil­ber­to é es­tu­da­do, re­ve­lan­do su­as pri­mo­ro­sas qua­li­da­des de po­e­ta e en­sa­ís­ta. En­fim, en­viou-me “Li­ris­mo Ru­ral: O Se­re­no do Cer­ra­do”, edi­ção 2017, tra­du­zi­do pa­ra o in­glês, bi­lín­gue por­tan­to. É o pri­mei­ro que vou ler, após lei­tu­ra de “Os Ir­mãos Ka­ra­ma­zo­vi”, de Dos­toi­évski. Gil­ber­to au­to­gra­fou-me o li­vro ci­ta­do, ca­ri­nho­sa­men­te:

“Ao meu ilus­tre con­fra­de

Mar­ti­nia­no Jo­sé da Sil­va.

O abra­ço afe­tuo­so do Se­re­no,

Es­te seu ad­mi­ra­dor do cer­ra­do.

Gil­ber­to M. Te­les.

Rio, 12.1.2018”.

Acon­te­ce que a re­vo­lu­ção ou Gol­pe de 64 no Bra­sil, mais os re­tar­da­men­tos ou ana­cro­nis­mos da li­te­ra­tu­ra e da ges­tão pú­bli­ca em Go­i­ás, pa­ra mim for­ça­ram o Gil­ber­to a dei­xar as ter­ras on­de nas­ceu, sem fa­zê-lo na sua sub­je­ti­vi­da­de, on­de o seu te­lu­ris­mo ru­ral, go­i­a­no, é dos mais sig­ni­fi­ca­ti­vos, pro­fun­do, au­tóc­to­ne, de ori­gi­na­li­da­de e re­bel­dia es­pi­ri­tual ra­ras, de mo­do es­pe­ci­al na po­e­sia, ten­tan­do er­ra­di­car ig­no­rân­cia ou ru­de­za já in­to­le­rá­veis. Mos­tra is­so nu­ma “Pa­ró­dia”, ao ga­nhar o Prê­mio Ja­bu­ti de 2011, em que faz alu­são ao li­vro “Os Pe­ca­dos da Tri­bo”, ven­do-se no meio dos es­cri­to­res go­i­a­nos que ain­da dis­cu­tem se há ou não li­te­ra­tu­ra em Go­i­ás:

PA­RÓ­DIA

“Exis­te no cen­tro do Bra­sil

Uma re­gi­ão ba­nha­da ao Nor­te

Pe­los rios Pa­ra­ná e To­can­tins

Ao Sul, pe­lo Apo­ré;

A Les­te pe­lo Pa­ra­naí­ba;

E a Oes­te pe­lo Ara­gu­aia.

Ali ha­bi­tam três

Tri­bos mui ci­vi­li­za­das, mas que não se

re­co­nhe­cem en­tre si:

a – a que vi­ve fa­zen­do

ou pen­san­do que es­tá

Fa­zen­do li­te­ra­tu­ra;

b – a que vi­ve dis­cu­tin­do

se há ou não li­te­ra­tu­ra na re­gi­ão;

c – a que não lê nem es­tu­da, mas vi­ve

dan­do pal­pi­tes nas dis­cus­sões so­bre

Li­te­ra­tu­ra”.

En­tre ou­tras es­tra­té­gias, após re­fle­tir e pla­ne­jar, Gil­ber­to    pro­cu­rou o Rio de Ja­nei­ro e Uru­gu­ai, co­mo asi­lo ne­ces­sá­rio, on­de am­pliou e apro­fun­dou seus es­tu­dos, ga­nhou prê­mios, foi re­co­nhe­ci­do, da­li pas­san­do a as­sis­tir e ques­ti­o­nar os atra­sos ci­ta­dos, re­al­men­te es­qui­si­tos. As­sim, já far­to ou de “sa­co cheio”, após es­tu­dar os prin­ci­pa­is sig­ni­fi­ca­dos do per­so­na­gem Sa­ci, in­clu­si­ve no âm­bi­to da cul­tu­ra afri­ca­na, no re­ma­nes­cen­te de Qui­lom­bo Ka­lun­ga/Ca­lun­ga, hou­ve por bem cri­ar a opor­tu­nís­si­ma me­tá­fo­ra cha­ma­da “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”, con­ver­ti­da no li­vro ho­mô­ni­mo, edi­ta­do em 1982 no Rio de ja­nei­ro, a sa­ir em 10ª edi­ção, pre­fá­cio Car­los Go­mes de Car­va­lho, no qual nin­guém é mais “Sa­ci”, com ta­len­to, con­cen­tra­ção e ad­mi­rá­vel de­di­ca­ção, do que o pró­prio Gil­ber­to. Ne­nhum dos seus li­vros, foi mais ob­je­to de es­tu­dos e in­ter­pre­ta­ções no am­bi­en­te aca­dê­mi­co das uni­ver­si­da­des do que “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”. Ne­nhum, o mais de­bo­cha­do, irô­ni­co, sa­tí­ri­co, re­bel­de. A No­ta que tran­scre­vo, es­cri­ta por Gil­ber­to a sa­ir na 10ª edi­ção, a mim en­ca­mi­nha­da su­ge­rin­do pu­bli­ca­ção, é sin­to­má­ti­ca, mos­tran­do o quan­to Ele foi há­bil na pe­le­ja re­cha­çan­do e com­ba­ten­do o atra­so.

“NO­TA PA­RA A 10ª EDI­ÇÃO DE SA­CI­O­LO­GIA GO­I­A­NA

Gil­ber­to Men­don­ça Te­les

De­pois de qua­tro anos tra­ba­lhan­do no Uru­gu­ai, re­ce­bi em no­vem­bro de 1969 a no­tí­cia do A-I 5. Pen­sei lo­go em vol­tar a Go­i­â­nia, mas a ci­da­de es­tá mui­to per­to de Bra­sí­lia e não se fa­zia na­da ali sem con­sul­tar os co­ro­néis da Ca­pi­tal Fe­de­ral. Op­tei as­sim por vir (o meu por­vir) pa­ra o Rio de Ja­nei­ro, on­de lo­go con­se­gui tra­ba­lho e prê­mios li­te­rá­rios. E co­me­cei a pes­qui­sar e es­cre­ver, en­tre ja­nei­ro de 1970 e 1981, um li­vro de po­e­mas so­bre Go­i­ás. Dei-lhe o tí­tu­lo de Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na e foi edi­ta­do pe­la Ci­vi­li­za­ção Bra­si­lei­ra em 1982, a con­vi­te de Ênio Sil­vei­ra que me pe­diu o ori­gi­nal.

O tí­tu­lo de Sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na pro­vém da mon­ta­gem ei­sen­stei­nia­na - do ver­bo sa­ci­ar (es­tar far­to, cheio) + so­ci­o­lo­gia (re­la­ções con­sci­en­tes ou não en­tre se­res e pes­so­as de um mes­mo es­pa­ço so­ci­al e/ou ima­gi­ná­rio) -, ten­do co­mo pa­no de fun­do a es­tó­ria de um “Sa­ci Sa­ci­a­do” com os acon­te­ci­men­tos po­lí­ti­cos, prin­ci­pal­men­te os de 1964 em Go­i­ás. Eu ha­via vis­to o fil­me O Cou­ra­ça­do Po­tenkin num Ci­ne Club de Mon­te­vi­déu e, pe­los de­ba­tes, fi­quei en­can­ta­do com a téc­ni­ca da mon­ta­gem que me lem­brou a es­cri­ta cu­nei­for­me, em que o pic­to­gra­ma pa­ra de­sig­nar “mu­lher” é um tri­ân­gu­lo equi­lá­te­ro com a ba­se pa­ra ci­ma e fen­di­do no ân­gu­lo in­fe­ri­or [?]; e o de “mon­ta­nha” são três mon­tes:  um em ci­ma e dois em bai­xo, em for­ma tam­bém de tri­ân­gu­lo [?]. Com­bi­nan­do-se as du­as fi­gu­ras tem-se um ide­o­gra­ma com a sig­ni­fi­ca­ção de “mu­lher es­tran­gei­ra”, ou se­ja, a que veio do ou­tro la­do da mon­ta­nha.

Mas o pa­no de fun­do mais só­li­do foi o da car­to­gra­fia go­i­a­na, quan­do não ha­via ain­da o Es­ta­do do To­can­tins. De re­pen­te, olhan­do o an­ti­go ma­pa, vi sa­ir de den­tro de­le o cor­po do Sa­ci, com a sua úni­ca per­na (me­lhor: sem per­na, in­tei­ri­ço) se iden­ti­fi­can­do com as fron­tei­ras do ma­pa de Go­i­ás: a per­na to­tal­men­te fá­li­ca do Sa­ci era o ma­pa do meu Es­ta­do, que ia pos­su­in­do o Bra­sil por den­tro, li­mi­tan­do-se com qua­se to­dos os es­ta­dos, quer di­zer, o do meu es­ta­do de es­pí­ri­to quan­do es­cre­via os po­e­mas pa­ra um vo­lu­me que ain­da não ti­nha tí­tu­lo. Aí me apa­re­ceu “Sa­ci­o­lo­gia”: re­u­ni­ão de to­dos os tra­ços do Sa­ci com as su­as di­a­bru­ras e li­ber­ti­na­gens no Pla­nal­to Cen­tral e pe­lo Bra­sil in­tei­ro.

Foi a par­tir de en­tão que co­me­cei a me dar con­ta de que a ma­lan­dra­gem do Sa­ci pro­vi­nha da sua pró­pria for­ma fá­li­ca, tal co­mo a des­cre­veu Hu­go de Car­va­lho Ra­mos: Um ne­gri­nho, com um gor­ro ver­me­lho, um ca­chim­bo, uma ca­ba­ça de fei­ti­ço nas cos­tas e uma per­na só, com a qual ia pu­lan­do as “moi­tas” do cer­ra­do. O con­to de Hu­go foi es­cri­to em 1910, se­te anos an­tes do fa­mo­so in­qué­ri­to de Mon­tei­ro Lo­ba­to (ali­ás, Lo­ba­to pu­bli­cou o li­vro do es­cri­tor go­i­a­no no mes­mo ano em que fez o in­qué­ri­to (1917), o que nos le­va a pen­sar que foi ins­pi­ra­do pe­lo au­tor de Tro­pas e boi­a­das. Mas nem Hu­go de Car­va­lho Ra­mos nem Mon­tei­ro Lo­ba­to ati­na­ram com o sen­ti­do fá­li­co do Sa­ci.

Per­ce­bi lo­go que o Sa­ci era uma au­tên­ti­ca fi­gu­ra do phal­lós de um ne­gro que, de tan­to ver as su­as fi­lhas, ir­mãs, mu­lhe­res se­rem pos­su­í­das pe­los bran­cos, sem po­der fa­zer o mes­mo, pôs a fun­cio­nar o seu ima­gi­ná­rio -- jun­tou mi­tos gre­co-la­ti­nos com mi­tos afri­ca­nos e in­dí­ge­nas da Amé­ri­ca (o yacy ya­te­rê dos gua­ra­nis, por exem­plo) e cri­ou um fa­lo do ta­ma­nho de um me­ni­no que saiu por aí pos­su­in­do as mu­lhe­res dos seus se­nho­res. Um per­fei­ta ré­pli­ca mo­der­na do deus Prí­a­po.

Foi por­tan­to por aí que co­me­cei a pes­qui­sar a ori­gem do Sa­ci, coi­sa de que Mon­tei­ro Lo­ba­to nem quis sa­ber. Pu­de des­co­brir que o la­do his­tó­ri­co e fá­li­co do Sa­ci po­de ser as­sim ex­pli­ca­do: Pri­mei­ro, até o fim sé­cu­lo XVI­II não há no­tí­cia do mi­to na an­tro­po­lo­gia dos vi­a­jan­tes e cro­nis­tas bra­si­lei­ros. Po­de ser até que al­gum fran­cês, en­tre os mui­tos M. Sacy (prin­ci­pal­men­te te­ó­lo­gos e vi­a­jan­tes, co­mo M. Le­ma­is­tre de Sacy, tra­du­tor de uma fa­mo­sa Bí­blia) pos­sa ter al­gu­ma coi­sa com a his­tó­ria len­dá­ria do nos­so Sa­ci, so­bre­tu­do se o re­la­ci­o­nar­mos a M. Sylves­tre de Sacy com a his­tó­ria do ca­fé no iní­cio do sé­cu­lo XIX, quan­do co­me­çou a se in­ten­si­fi­car, ao mes­mo tem­po, a es­cra­vi­dão dos ne­gros afri­ca­nos e a cul­tu­ra do ca­fé no Bra­sil.

No nor­te de Go­i­ás, na ba­cia do rio Pa­ra­nã, vi­vem ho­je os ne­gros Ca­lun­gas, pro­ve­ni­en­tes de vá­rios qui­lom­bos for­ma­dos por gen­te que che­ga­va fu­gi­da das mi­nas de ou­ro que se iam ex­tin­guin­do. Par­te de­les se cru­za­ram com ín­di­os Ca­no­ei­ros, de pe­le ne­gra, com ver­da­dei­ro ódio aos bran­cos, co­mo acon­te­ceu em 1962, de­ce­pan­do sei­os e se­xos dos bran­cos que en­con­tra­vam. É o que re­gis­tra­mos na p. 254 de A Po­e­sia em Go­i­ás (p.253, 1ª ed., 1964). Em com­pa­nhia do jor­na­lis­ta Do­mi­ci­a­no de Fa­ria (meu gran­de ami­go, na­tu­ral de Al­to Pa­ra­í­so, ci­da­de vi­zi­nha de Ca­val­can­te e de uma das co­mu­ni­da­des Ca­lun­gas, vi­si­tei a re­gi­ão, on­de ain­da te­nho al­guns al­quei­res de ter­ra, na­tu­ral­men­te in­va­di­dos...

Com 3es­ta no­va vi­são do Sa­ci, fiz com que o su­jei­to lí­ri­co de Sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na pas­sas­se a ser iden­ti­fi­ca­do com o Sa­ci, uma coi­sa as­sim co­mo se o gmt (o ge­me­tê ou o gil­me­te do e-mail) vi­ras­se um Sa­ci e saís­se pu­lan­do as “moi­tas” e fos­se “ba­ten­do as per­nas no cer­ra­do”, igual no po­e­ma “Ge­o­gra­fia do Mi­to”, de Sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na, on­de se diz que

O sa­ci-go­i­a­no é do pe­re­rê:

pas­sa o ano to­do jun­to de vo­cê,

er­guen­do saia de mo­ça den­go­sa,

pu­lan­do cer­ca e con­tan­do pro­sa,

ver re­de­mo­i­nho de po­ei­ra

jun­to à por­tei­ra,

nu­ma per­na só,

com seu “lá­pis” pre­to

fa­zen­do so­ne­to

de ven­to e ci­pó.

O Sa­ci é co­mo um “lá­pis pre­to” que o po­e­ta es­co­lheu pa­ra es­cre­ver a sua, de­le, his­tó­ria um tan­to fan­tás­ti­ca. Fiz com o su­jei­to do meu li­vro to­mas­se a for­ma fá­li­ca do Sa­ci pa­ra po­der su­ge­rir/di­zer/fa­zer/ex­pres­sar o que, pe­la éti­ca de um pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, não pa­re­cia bem. O po­e­ta es­ti­ma que co­nhe­çam, pe­lo sim e pe­lo não dos po­e­mas de Sa­ci­o­lo­gia, as ale­gri­as do Au­tor, sua fan­far­ro­ni­ce e o seu pu­ro amor à ter­ra na­tal. Na par­te po­pu­lar do li­vro – a de cor­del --, o nar­ra­dor do po­e­ma diz lo­go no iní­cio que vai can­tar o Bra­sil de Go­i­ás e co­me­ça di­zen­do “que pre­ci­so achar no tin­tei­ro / as ar­tes de sa­ta­nás:

Um bra­sil que tem o jei­to

com­pri­do, de man­ga­rá,

for­ma de ma­pa e res­pei­to,

mu­tam­ba de ín­dio go­iá,

o sa­ci mais-que-per­fei­to

que an­da­ra um dia por lá.

Mas an­tes, tam­bém no iní­cio na par­te eru­di­ta --, ce­le­bra a sua mu­lher, nas­ci­da sob o sig­no de Ca­pri­cór­nio; o po­e­ta a vê co­mo a mu­sa de Ho­me­ro e pe­de-lhe que di­ga (que can­te) o que ele fin­ge não sa­ber di­zer:

E can­ta mais, mo­ça de olhos

mo­re­nos e com­pa­nhei­ra  an­ti­ga dos in­con­tá­veis

re­tor­nos. Can­ta a ti mes­ma, o teu mur­mú­rio e cer­te­za,

tua voz in­te­ri­or, tua pre­sen­ça dis­cre­ta,

a lim­pa ca­te­go­ria in­for­mal que te faz múl­ti­pla,

har­mo­ni­zan­do o se­mes­tre em for­ma de água e de ter­ra,

pon­do-te no per­fil dos di­as, mes­es e anos

co­mo es­ses be­los cla­rões ca­pri­cór­nios de de­zem­bro.

De­pois, é que se lem­bra de pe­dir a Ia­ra, a que so­be das águas e “en­can­ta o azul da in­cons­tân­cia”, pa­ra, com o Sa­ci, aju­dá-lo a am­pli­ar sua es­tó­ria “além das li­nhas do ma­pa/ e aos qua­tro can­tos do mun­do / que es­con­do no meu Go­i­ás”.

Sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na é uma uni­da­de de sig­ni­fi­ca­ção di­vi­di­da em qua­tro par­tes:

I - Pre­fá­cio / Pro­gra­ma - Ma­ni­fes­to,

II - Som­bras da Ter­ra - a par­te cul­ta e mai­or do li­vro,

III - Ca­mon­go - a par­te po­pu­lar: o li­vro de cor­del e

IV - An­to­lo­gia- ho­me­na­gem a Hu­go de Car­va­lho Ra­mos.

Sai­rá nes­te ano a sua 10ª edi­ção, bem ano­ta­da por Ma­ria do Ro­sá­rio de Mo­ra­is Te­les; no­va­men­te com o pre­fá­cio de Car­los Go­mes de Ca­va­lho; e com ilus­tra­ções de Vi­ní­ci­us Fi­guei­re­do. Ao con­trá­rio de vá­rios li­vros meus, es­te nun­ca re­ce­beu ne­nhum prê­mio, a não ser o da For­tu­na crí­ti­ca de Sa­ci­o­lo­gia go­i­a­na, re­u­ni­da pe­la Pro­fa. Dra. The­re­xi­nha Muc­ci Xa­vi­er: Rio de Ja­nei­ro: Edi­ções Ga­lo Bran­co, 2011, 168 p. Um coi­sa é cer­ta: é o meu li­vro que mais tem si­do ob­je­to de tes­es (Mes­tra­do/Dou­to­ra­do) e de pro­je­tos de es­tu­do uni­ver­si­tá­rios do Bra­sil e até do ex­te­ri­or.

Rio de Ja­nei­ro, 1 de ja­nei­ro de 2018.”

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, UBE­GO, mes­tre em his­tó­ria so­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM (mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias