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OPINIÃO

A dignidade de uma bolsista

Nes­tes di­as som­bri­os em que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra vi­ve se­gui­dos e cres­cen­tes re­tro­ces­sos, al­guns bra­dos de in­dig­na­ção e re­sis­tên­cia ga­nham mai­or vi­si­bi­li­da­de, es­pe­ci­al­men­te quan­do lo­gram par­ti­ci­par da es­ca­la mul­ti­pli­ca­ti­va das re­des so­ci­ais, cu­ja di­vul­ga­ção às ve­zes per­mi­te o uso, bas­tan­te apro­pria­do, da me­tá­fo­ra “vi­ra­li­za­ção”.

Pois vi­ra­li­zou nas re­des so­ci­ais o dis­cur­so fei­to por Mi­che­le Al­ves, ex-alu­na do Cur­si­nho da Po­li e for­man­da que se va­leu da con­di­ção de ora­do­ra dos bol­sis­tas da tur­ma de Di­rei­to pa­ra res­ga­tar o enor­me con­jun­to de di­fi­cul­da­des su­pe­ra­do por ela na sua con­di­ção.

Ela fa­lou em no­me de mui­tos; fa­lou pa­ra mui­tos e dei­xou cla­ro a quem se re­fe­ria quan­do in­dig­na­da­men­te res­pon­deu com seu di­plo­ma àque­les que se re­fe­ri­am a bol­sa de es­tu­dos co­mo "es­mo­la que o go­ver­no dá".

A ce­na mar­can­te e a exi­bi­ção da co­ra­gem dos in­dig­na­dos, co­mo di­ria Pau­lo Frei­re, con­vi­da a uma re­fle­xão so­bre o fi­nan­cia­men­to do en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro com ba­se nas bol­sas de per­ma­nên­cia e nas ru­bri­cas or­ça­men­tá­rias do Prouni, Fi­es etc.

Ini­ci­al­men­te é cor­re­to re­co­nhe­cer aqui­lo que al­guns eco­no­mis­tas crí­ti­cos, do es­pec­tro ar­gu­men­ta­ti­vo de­mo­crá­ti­co, de­no­mi­na­ram de im­per­fei­ção re­pu­bli­ca­na.

Ou se­ja, é ne­ces­sá­rio re­co­nhe­cer que den­tre as mui­tas in­con­sis­tên­cias que um pa­ís tão de­si­gual co­mo o Bra­sil per­ma­nen­te­men­te en­fren­ta fi­gu­ra, com des­ta­que, a re­cor­ren­te “ne­ces­si­da­de” de alo­car re­cur­sos pú­bli­cos pa­ra ins­ti­tu­i­ções pri­va­das.

Igual­men­te é im­por­tan­te re­co­nhe­cer que o fi­nan­cia­men­to di­re­to às ins­ti­tu­i­ções pri­va­das po­de pro­por­ci­o­nar ex­pres­si­va dis­tor­ção co­mo, por exem­plo, ca­pi­ta­li­zar ins­ti­tu­i­ções de en­si­no pri­va­do que acu­mu­lam ga­nhos na Bol­sa, no Bra­sil e no ex­te­ri­or.

Ape­sar dis­so, po­rém, é an­ti­de­mo­crá­ti­co e for­te­men­te eli­tis­ta con­si­de­rar que es­sas im­per­fei­ções não se­jam evi­tá­veis e que dis­tor­ções não pos­sam ser cor­ri­gi­das em no­me, in­clu­si­ve, dos que se be­ne­fi­ci­am das es­tru­tu­ras de fi­nan­cia­men­to que te­mos.

Se é fa­to que a co­ber­tu­ra de va­gas no en­si­no su­pe­ri­or que te­mos é in­su­fi­ci­en­te, é fa­to tam­bém que aguar­dar a am­pli­a­ção des­sa co­ber­tu­ra po­de sig­ni­fi­car pa­ra a par­te mais em­po­bre­ci­da da ju­ven­tu­de es­pe­rar por um trem que nun­ca vai pas­sar na es­ta­ção de su­as vi­das.

Por is­so, a des­pei­to das im­per­fei­ções, a efe­ti­va­ção de cré­di­tos me­di­a­dos por edi­tais do Prouni, das re­gras do Fi­es, das bol­sas de per­ma­nên­cia, diz res­pei­to à con­quis­ta de es­pa­ço por jo­vens que, de ou­tra ma­nei­ra, não te­ri­am aces­so ao en­si­no su­pe­ri­or.

Se o fi­nan­cia­men­to das ins­ti­tu­i­ções con­tem­pla­das com tais re­gras pou­co ou na­da in­ter­fe­riu na qua­li­fi­ca­ção edu­ca­cio­nal de su­as es­tru­tu­ras, a res­pon­sa­bi­li­da­de pe­la ina­de­qua­ção en­tre for­ma e con­te­ú­do é do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, que car­re­ga his­tó­ri­ca in­ca­pa­ci­da­de de exi­gir que ins­ti­tu­i­ções pri­va­das hon­rem a obri­ga­ção de edu­car e não se con­ten­tem em ven­der um pro­du­to com cer­ti­fi­ca­ção.

Pois foi com es­se fi­nan­cia­men­to im­per­fei­to e in­su­fi­ci­en­te que mui­tos jo­vens que car­re­gam em su­as exis­tên­cias o pe­so da es­cra­vi­dão em nos­so DNA so­ci­al, ou se­ja, os fi­lhos de anal­fa­be­tos, os fi­lhos de por­tei­ros e em­pre­ga­das do­més­ti­cas, con­se­gui­ram al­go im­pen­sá­vel pa­ra as ge­ra­ções pre­ce­den­tes, a for­ma­tu­ra na fa­cul­da­de, o di­plo­ma de en­si­no su­pe­ri­or, a cer­ti­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal.

Se foi pos­sí­vel pa­ra uma jo­vem de bri­lhan­te ora­tó­ria afir­mar, com pun­gen­te in­dig­na­ção, “eu ven­ci a des­pei­to do des­pre­zo de co­le­gas e pro­fes­so­res” é por­que o ob­je­to em ques­tão, a bol­sa, tem sig­ni­fi­ca­do po­lí­ti­co di­fe­ren­ci­a­do pa­ra quem re­ce­be e pa­ra quem “não pre­ci­sa”.

Co­mo afir­ma­va Stu­art Hall, tra­ta-se tam­bém da con­fi­gu­ra­ção de iden­ti­da­des, por afir­ma­ção e por ne­ga­ção.

O des­pre­zo e a zom­ba­ria às co­tas, às ações afir­ma­ti­vas de mo­do ge­ral; aos ex­pe­di­en­tes de fi­nan­cia­men­to sub­si­di­a­dos; às bol­sas e des­con­tos, di­zem res­pei­to a as­so­ciar o usu­fru­to do di­rei­to à con­di­ção so­ci­al de quem o so­li­ci­ta. Em ou­tras pa­la­vras, é uma zom­ba­ria que ecoa a Ca­sa Gran­de far­fa­lhan­do, co­mo sem­pre, que “pes­so­as in­fe­rio­res” são “far­dos eco­nô­mi­cos”.

Um pa­ís ra­cis­ta, ci­o­so da ma­nu­ten­ção de su­as de­si­gual­da­des, às ve­zes re­ce­be um po­ten­te “ca­la­do!, ago­ra eu vou fa­lar!”.

Foi o que fez a for­man­da Mi­che­le Al­ves, que se gra­duou na PUC de São Pau­lo com a me­di­a­ção da bol­sa de es­tu­dos do Prou­ni.

Ela mos­trou que o fi­nan­cia­men­to e o cré­di­to são es­sen­ci­ais pa­ra a de­mo­cra­cia e que su­as im­per­fei­ções não de­vem ser evo­ca­das pa­ra su­pri­mir di­rei­tos que não fo­ram da­dos em si­nal de mi­se­ri­cór­dia, mas sim con­quis­ta­dos em si­nal de re­sis­tên­cia.

É do in­te­res­se dos pró­prios so­li­ci­tan­tes de bol­sas e con­tem­pla­dos em edi­tais co­mo os do Prouni que es­sas re­gras se aper­fei­ço­em e di­gam res­pei­to, fun­da­men­tal­men­te, ao di­rei­to de es­tu­dar e não à pos­si­bi­li­da­de de en­ri­que­cer em­pre­sá­rios da edu­ca­ção.

E é do in­te­res­se tam­bém des­sa aguer­ri­da ju­ven­tu­de, qua­se sem­pre não bran­ca, pro­cla­mar em al­to e bom som, co­mo fez a for­man­da cu­jo dis­cur­so “vi­ra­li­zou”, que a zom­ba­ria e a com­pa­ra­ção en­tre bol­sas e es­mo­las são ten­ta­ti­vas de es­ta­be­le­cer fron­tei­ras, de­li­mi­tar es­pa­ços e per­gun­tar en­tre de­sa­fo­ros: “o que vo­cê es­tá fa­zen­do aqui?”.

Ca­da bol­sis­ta po­de res­pon­der que es­tá, mes­mo que por den­tro de po­lí­ti­cas ca­re­ci­das de aper­fei­ço­a­men­to e vi­gi­lân­cia ci­da­dã, não pe­din­do li­cen­ça, não re­ce­ben­do mi­ga­lhas, mas re­to­man­do o que sem­pre per­ten­ceu a to­dos (as), que é o di­rei­to à edu­ca­ção. Di­rei­to es­se com o qual seus pa­is ja­mais so­nha­ram, jus­ta­men­te por­que bol­sas e po­lí­ti­cas afir­ma­ti­vas não fa­zi­am par­te de um pas­sa­do que de­ve­ria en­ver­go­nhar a to­dos, an­tes de ser enal­te­ci­do.

(Gil­ber­to Al­va­rez, di­re­tor do Cur­si­nho da Po­li e pre­si­den­te da Fun­da­ção Po­li­Sa­ber)

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