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OPINIÃO

A importância das agências de regulação para os governos municipais

O Bra­sil es­tá pas­san­do por um mo­men­to de trans­for­ma­ção, de um la­do, a ne­ces­si­da­de de ven­cer os de­sa­fi­os de uma con­jun­tu­ra eco­nô­mi­ca de re­cu­pe­ra­ção da cri­se, dos úl­ti­mos anos e por ou­tro la­do a de­mons­tra­ção de tran­spa­rên­cia no no­vo pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to.

Nes­te con­tex­to de trans­for­ma­ção, sur­gem as agên­cias re­gu­la­do­ras, que po­dem con­tri­bu­ir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de nor­mas, ins­pe­ções, pro­ce­di­men­tos, re­so­lu­ções, pa­ra me­lho­ria da qua­li­da­de e pres­ta­ção de ser­vi­ços das áre­as que fis­ca­li­zam, re­gu­lam ou até mes­mo, co­la­bo­ram.

A Lei Na­ci­o­nal do Sa­ne­a­men­to Bá­si­co nº 11.445/2007 e o De­cre­to Fe­de­ral re­gu­la­men­ta­dor nº 7.217/2010 cons­ti­tu­em um im­por­tan­te avan­ço na de­fi­ni­ção do no­vo mar­co re­gu­la­tó­rio pa­ra o se­tor de sa­ne­a­men­to ao exi­gir obri­ga­to­ri­e­da­de da re­gu­la­ção co­mo con­di­ção de res­pal­do dos con­tra­tos de de­le­ga­ção da pres­ta­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos e ao fi­xar o prin­cí­pio de re­gu­la­ção-fis­ca­li­za­ção in­de­pen­den­te da ope­ra­ção/pres­ta­ção do ser­vi­ço. Além dis­so, a Lei es­ta­be­le­ceu um con­jun­to de di­re­tri­zes que de­vem nor­te­ar as prá­ti­cas re­gu­la­tó­ri­as.

A im­por­tân­cia da prá­ti­ca re­gu­la­tó­ria es­tá am­pa­ra­da na me­lho­ria da efi­ci­ên­cia dos pro­ces­sos ope­ra­ci­o­nais das ati­vi­da­des de­sen­vol­vi­das na pres­ta­ção de ser­vi­ços pú­bli­cos de con­ces­sio­ná­rias.

As agên­cias re­gu­la­do­ras po­dem con­tri­bu­ir com:

Me­lho­ra da re­la­ção ci­da­dão-usu­á­rio com o ser­vi­ço pú­bli­co de sa­ne­a­men­to.

Con­tri­bui pa­ra a di­mi­nu­i­ção de cus­tos ope­ra­ci­o­nais de ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to pa­ra o mu­ni­cí­pio, atra­vés de ori­en­ta­ções da re­gu­la­ção pra­ti­ca­do por ser­vi­ços con­sor­ci­a­dos ou con­vê­ni­os in­ter­mu­ni­ci­pa­is.

Au­men­ta a tran­spa­rên­cia jun­to aos ór­gã­os fis­ca­li­za­do­res.

Me­lho­ra a com­pe­tên­cia téc­ni­ca do mu­ni­cí­pio, oti­mi­zan­do re­cur­sos.

Po­de con­tri­bu­ir pa­ra me­lho­ri­as nos: PMSB – Pla­nos Mu­ni­ci­pa­is de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co.

Fon­te téc­ni­ca de in­for­ma­ções do se­tor de sa­ne­a­men­to.

For­te ins­tru­men­to le­gal de apoio a de­ci­sões es­tra­té­gi­cas pa­ra ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal.

Con­tri­bui na bus­ca de al­ter­na­ti­vas de ges­tão de cus­tos dos ser­vi­ços pú­bli­cos.

Pro­mo­ve o prin­cí­pio da efi­ci­ên­cia.

Pro­te­ge o in­te­res­se dos uti­li­za­do­res quan­to às obri­ga­ções de ser­vi­ços pú­bli­cos;

Es­ta­be­le­ce re­gras de con­du­ta dos per­mis­sio­ná­rios do ser­vi­ço pú­bli­co;

Au­xi­lia no fun­cio­na­men­to do equi­lí­brio de mer­ca­do, nas ques­tões ta­ri­fá­rias ver­sus usu­á­rios do sis­te­ma. Com re­gras que abran­gem in­clu­si­ve ta­ri­fas so­ci­ais.

Agen­te co­la­bo­ra­dor da iden­ti­fi­ca­ção da Sus­ten­ta­bi­li­da­de Eco­nô­mi­ca de pro­je­tos e in­ves­ti­men­tos no se­tor pú­bli­co.

Me­lho­ra o con­tro­le fis­cal e con­tá­bil re­gu­la­tó­rio.

Per­mi­te cri­ar fór­mu­las pa­ra­mé­tri­cas de con­tro­le fi­nan­cei­ro, pa­ra acom­pa­nha­men­to de in­di­ca­do­res es­pe­cí­fi­cos do aten­di­men­to re­gu­la­tó­rio, de acor­do com a re­a­li­da­de de ca­da mu­ni­cí­pio.

Pro­mo­ve as­si­me­tria en­tre áre­as es­tra­té­gi­cas ope­ra­ci­o­nais da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal, pois, mui­tas ações de­pen­dem do es­for­ço em con­jun­to de vá­ri­as se­cre­ta­rias mu­ni­ci­pa­is.

Pro­mo­ve o con­tro­le so­ci­al, que é um ins­tru­men­to de de­mo­cra­ti­za­ção e tran­spa­rên­cia.

Ori­en­ta os Mu­ni­cí­pios pa­ra o aten­di­men­to das rein­vin­di­ca­ções do Tri­bu­nal de Con­tas e re­so­lu­ções de ou­tros ór­gã­os do go­ver­no es­ta­du­al e fe­de­ral. Exem­plo: em São Pau­lo, as re­so­lu­ções da Gaema – Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Meio Am­bi­en­te – do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do de São Pau­lo.

Au­xi­lia os ges­to­res mu­ni­ci­pa­is a te­rem pa­râ­me­tros de con­tro­le e me­di­ção da me­lho­ria da qua­li­da­de da pres­ta­ção de ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to no mu­ni­cí­pio.

Co­mo con­se­quên­cia a me­lho­ria nas fer­ra­men­tas e in­di­ca­do­res de me­di­ção dos ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to do mu­ni­cí­pio, que au­xi­lia na to­ma­da de de­ci­sões pú­bli­cas es­tra­té­gi­cas.

Co­mo pro­mo­ve me­lho­ri­as na ges­tão dos ser­vi­ços pú­bli­cos, au­to­ma­ti­ca­men­te po­de ge­rar o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co do mu­ni­cí­pio;

Per­mi­te com os no­vos in­di­ca­do­res, dar mais cre­di­bi­li­da­de aos ser­vi­ços pres­ta­dos, co­mo con­se­quên­cia am­pli­ar a pos­si­bi­li­da­de de so­li­ci­ta­ção de plei­to de no­vas ver­bas pú­bli­cas.

Po­de con­tri­bu­ir pa­ra ges­tão as­so­cia­da, que pro­mo­ve me­lho­ria no pro­ces­so de ges­tão do or­ça­men­to pú­bli­co;

Me­lho­ra o or­de­na­men­to ju­rí­di­co de ques­tões de­li­ca­das da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, evi­tan­do mui­tos ques­ti­o­na­men­tos, pe­la pró­pria cri­a­ção de re­so­lu­ções nor­ma­ti­vas pe­la agên­cia de re­gu­la­ção que não po­dem ser con­tem­pla­das pe­la Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal que é a for­ne­ce­do­ra da ati­vi­da­de ou de qual­quer de su­as au­tar­quias ou co­li­ga­das.

Au­xi­lia na oti­mi­za­ção dos re­cur­sos pú­bli­cos dis­po­ní­veis. Ape­sar de ser um ór­gão re­gu­la­dor, o mes­mo po­de dis­ci­pli­nar as­pec­tos não per­ce­bi­dos pe­la ges­tão téc­ni­ca mu­ni­ci­pal e con­tri­bu­ir pa­ra me­lho­ria da pres­ta­ção de ser­vi­ços pú­bli­cos.

Agen­te fis­ca­li­za­dor das me­tas fis­cais e dos pla­nos apro­va­dos pe­lo exe­cu­ti­vo e le­gis­la­ti­vo.

Emi­te pa­re­ce­res le­gais de aten­di­men­to do ser­vi­ço, pa­ra re­gu­la­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos pres­ta­dos.

Per­mi­te cri­ar in­clu­si­ve fer­ra­men­tas de con­tro­le, com acom­pa­nha­men­to téc­ni­co-ci­en­tí­fi­co e/ou pro­gra­mas am­bien­tais de re­gu­la­ção, nor­ma­ti­za­ção e edu­ca­ção am­bien­tal com­par­ti­lha­da.

Agen­te me­di­a­dor en­tre a con­ces­sio­ná­ria, a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal e usu­á­rios do sis­te­ma, no ar­bi­tra­men­to e me­di­a­ção de pro­ces­sos ta­ri­fá­rios. En­tre ou­tros.

Co­mo po­de-se ob­ser­var, as agên­cias de re­gu­la­ção exer­cem um pa­pel im­por­tan­te pa­ra me­lho­ria de tra­ba­lho da ges­tão pú­bli­ca mu­ni­ci­pal. Ca­be res­sal­tar o ar­ti­go:

“Art. 4ºB – a alo­ca­ção de re­cur­sos pú­bli­cos e os fi­nan­cia­men­tos com re­cur­sos da Uni­ão ou com re­cur­sos ge­ri­dos ou ope­ra­dos por ór­gã­os ou en­ti­da­des da Uni­ão pa­ra os ti­tu­la­res ou de­le­ga­tá­rios de ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to bá­si­co se­rá con­di­cio­na­da ao aten­di­men­to às di­re­tri­zes na­ci­o­nais pa­ra a re­gu­la­ção da pres­ta­ção de ser­vi­ços pú­bli­cos de sa­ne­a­men­to bá­si­co es­ta­be­le­ci­dos pe­la ANA, ob­ser­va­do o dis­pos­to no art. 50 da Lei nº 11.445, de 2007.”

A obri­ga­to­ri­e­da­de de os Mu­ni­cí­pios te­rem uma agên­cia re­gu­la­do­ra pa­ra nor­te­ar tra­ba­lhos das con­ces­sões pú­bli­cas ain­da não é vis­ta com se­ri­e­da­de por par­te dos Pre­fei­tos Mu­ni­ci­pa­is, se­jam por des­co­nhe­ce­rem o as­sun­to ou por fal­ta de in­te­res­se po­lí­ti­co de cri­ar me­ca­nis­mos de con­tro­le mais efi­ca­zes, que de­man­dam aten­ção e in­ves­ti­men­tos pa­ra o cor­re­to aten­di­men­to da po­pu­la­ção as­sis­ti­da por es­tes ser­vi­ços pú­bli­cos.

O re­sul­ta­do de um tra­ba­lho in­te­gra­do de uma Agên­cia Re­gu­la­do­ra com uma Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal, pro­mo­ve a cor­re­ta uti­li­za­ção des­tes re­cur­sos pú­bli­cos, em um pro­ces­so de par­ce­ria am­pa­ra­da em pre­cei­tos le­gais e ope­ra­ci­o­nais de me­lho­ria con­tí­nua de aten­di­men­to da so­ci­e­da­de.

(We­lin­ton dos San­tos, eco­no­mis­ta, Mes­tre em Ges­tão Pú­bli­ca, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, di­re­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo-fi­nan­cei­ro do Ser­vi­ço de Re­gu­la­ção de Sa­ne­a­men­to de Ja­ca­reí – SRJ)

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