Home / Opinião

OPINIÃO

A nossa guerra do dia a dia

Uma no­tí­cia re­cor­ren­te do Rio de Ja­nei­ro é o ti­ro­teio di­á­rio en­tre fac­ções de ban­di­dos e des­tes com os po­li­ci­ais. Nes­sas oca­si­ões, quan­tas pes­so­as ino­cen­tes mor­rem! Em 7 de mar­ço de 2018, foi mor­to o vi­gé­si­mo oi­ta­vo mi­li­tar na ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro. Quan­do um gru­po ar­ma­do ma­ta mi­li­ta­res é por­que se vi­ve em guer­ra de­cla­ra­da. A mor­te do mi­li­tar re­ve­la que há mui­ta coi­sa em jo­go aber­ta­men­te ou de mo­do ve­la­do. As mo­ti­va­ções de uma guer­ra po­dem ser mui­to va­ri­a­das, mas qua­se sem­pre en­vol­vem di­nhei­ro. As for­mas das guer­ras tam­bém va­ri­am mui­to e, qua­se sem­pre, são mo­ti­va­das pe­la am­bi­ção. Am­bi­ção e di­nhei­ro são du­as fa­ces de uma mes­ma mo­e­da.

Dia 8 de mar­ço fi­cou sen­do dia de­di­ca­do às mu­lhe­res, de­pois de lon­gas ba­ta­lhas so­ci­ais. Os maus tra­tos às mu­lhe­res vão além do em­pre­go. É den­tro do lar que mui­tas são vi­o­len­ta­das fí­si­ca e psi­co­lo­gi­ca­men­te, e até mor­tas. No Bra­sil, se­te mu­lhe­res são mor­tas por dia, ví­ti­mas de to­do ti­po de ho­mem. Por is­so, a guer­ra de­ve con­ti­nu­ar até que as mu­lhe­res se­jam tra­ta­das com dig­ni­da­de. As mu­lhe­res são os amo­res dos ho­mens, mas nem to­dos re­co­nhe­cem is­so.

As es­tra­das do Bra­sil ma­tam mais do que os lo­ca­is de guer­ra de­cla­ra­da no mun­do. As mor­tes nas es­tra­das do Bra­sil: em 2014, fo­ram 48.349 mor­tes (cer­ca de 4.029 mor­tes por mês, 132 por dia e 6 por ho­ra, is­to é, 1 mor­te nas es­tra­das a ca­da 10 mi­nu­tos). Car­ros de­ve­ri­am ser con­si­de­ra­dos ar­mas e es­tra­das, cam­pos de ba­ta­lha.

No Jor­nal Fo­lha de SP, dia 9 de mar­ço de 2018, a man­che­te é: “Rou­bos ex­plo­dem em to­das as re­gi­ões do pa­ís; go­ver­nos cul­pam cri­se”. E quem cri­ou a cri­se, a não ser a má ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, a cor­rup­ção e o des­ca­so com o po­vo? Se­rá que a de­mo­cra­cia é mes­mo um go­ver­no do po­vo pa­ra o po­vo no Bra­sil?. As­sal­tos não são ações de guer­ra? Rou­bos não são pi­lha­gens? A in­se­gu­ran­ça e a tris­te­za do po­vo tor­na­ram-se tão gran­des que nin­guém tem mais co­ra­gem de an­dar pe­las ru­as à noi­te. Há um to­que de re­co­lher si­len­cio­so, mas al­ta­men­te sig­ni­fi­ca­ti­vo. O po­vo fi­ca em ca­sa, pre­so, en­quan­to o ban­di­do vi­ve li­vre­men­te pe­la ci­da­de. Is­so não é uma si­tu­a­ção de guer­ra?

Num pa­ís co­mo o Bra­sil, os con­cei­tos de ho­nes­ti­da­de e de res­pei­to já mu­da­ram mui­to de sen­ti­do. A si­tu­a­ção é mais cla­ra em Bra­sí­lia, on­de os po­lí­ti­cos e o ju­di­ci­á­rio atuam de for­ma mais so­be­ra­na. A quan­ti­da­de de leis e de de­cre­tos vi­san­do a in­te­res­ses par­ti­cu­la­res é enor­me. So­ma-se a is­so a in­com­pe­tên­cia em fa­zer a coi­sa cer­ta, cri­an­do um amon­to­a­do de leis e de nor­mas que de­so­ri­en­tam qual­quer eru­di­to e fa­zem com que mui­tos nun­ca sai­bam ao cer­to a que elas vêm. A im­pres­são que se tem é que a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, ou se­ja, os po­de­res da Re­pú­bli­ca, vi­ve em cons­tan­te si­tu­a­ção de ba­ta­lha. Eles sem­pre sa­em ga­nhan­do, e o po­vo, per­den­do.

Lo­go te­re­mos elei­ções “de­mo­crá­ti­cas”. Ho­ra do ca­la­frio: em quem vo­tar? Quem vai sal­var o pa­ís da cor­rup­ção, vai ge­rar em­pre­gos, dar sa­ú­de e edu­ca­ção co­mo o po­vo me­re­ce? Quem vai aca­bar com a guer­ra, tra­zen­do paz pa­ra a se­gu­ran­ça pú­bli­ca? Os mes­mos que sem­pre es­ti­ve­ram no po­der? No­va­tos inex­pe­ri­en­tes? Quem tem ca­ci­fe pa­ra re­sol­ver nos­sos pro­ble­mas bá­si­cos? Es­sa an­gús­tia é um so­fri­men­to tí­pi­co de guer­ra.

A guer­ra se apo­de­rou tam­bém das re­des so­ci­ais. É um mun­do vir­tu­al com for­tes li­ga­ções com o mun­do re­al. Es­se mun­do es­tá cheio de di­fa­ma­ções, fake News, de ofen­sas. Os hackers são os no­vos ban­di­dos. Há uma guer­ra es­pa­lha­da pe­lo mun­do, com ações ins­tan­tâ­ne­as e com con­se­quên­cias di­a­bó­li­cas. Os no­vos ban­di­dos não mos­tram a ca­ra, não têm iden­ti­da­de nem pa­ís, mas são por­ta­res de ar­mas po­de­ro­sas. Cri­am em­bos­ca­das so­fis­ti­ca­das pa­ra in­fer­ni­zar a vi­da mo­der­na. Co­mo o di­nhei­ro, ho­je, a In­ter­net se re­ve­lou não ape­nas um bem, mas tam­bém um mal. Mui­tas pes­so­as evi­tam usar a In­ter­net e o ce­lu­lar com me­do de ve­rem su­as vi­das des­tru­í­das mo­ral e fi­nan­cei­ra­men­te. É uma guer­ra sem ti­ros, po­rém com for­te po­der des­tru­ti­vo.

A pri­mei­ra coi­sa pa­ra aca­bar uma guer­ra é o não uso de ar­mas. Uma lei que pro­i­bis­se qual­quer ci­da­dão a an­dar ar­ma­do se­ria um bom co­me­ço. O in­fra­tor de­ve­ria pa­gar mul­tas ele­va­das. Ti­ran­do o di­nhei­ro, o cri­me or­ga­ni­za­do en­fra­que­ce. Al­guns ban­di­dos po­dem achar que o cri­me não com­pen­sa, com me­do de per­de­rem seus bens.

Com tan­tas pre­o­cu­pa­ções, vi­ve­mos uma guer­ra al­ta­men­te des­tru­ti­va. Vi­ver pen­san­do em es­tra­té­gias de de­fe­sa, em lu­tar con­tra uma guer­ra de mui­tas fren­tes, vi­sí­vel e in­vi­sí­vel, dei­xa os con­tem­po­râ­ne­os mui­to in­fe­li­zes. A vi­da não era pa­ra ser as­sim.

Aca­bo de ou­vir na te­le­vi­são o as­sas­si­na­to da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co e de seu mo­to­ris­ta. Ca­da bra­si­lei­ro mor­re um pou­co com es­sas mor­tes.

(Lu­iz Car­los Ca­gli­a­ri é pro­fes­sor Co­la­bo­ra­dor Vo­lun­tá­rio do De­par­ta­men­to de Lin­guís­ti­ca da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias e Le­tras da Unesp de Ara­ra­qua­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias