Home / Opinião

OPINIÃO

A Obra de André Luiz e a Física Quântica

“A obra de An­dré Lu­iz, atra­vés de Chi­co Xa­vi­er, em com­ple­men­to à Co­di­fi­ca­ção Kar­de­qui­a­na, em vá­rios as­pec­tos, gra­da­ti­va­men­te, vem mos­tran­do quan­to o Es­pi­ri­tis­mo se an­te­ci­pa às mo­der­nas con­quis­tas da Ci­ên­cia, mor­men­te no cam­po da Fí­si­ca Quân­ti­ca.

A par­tir de “Nos­so Lar”, em 1943, a nos­sa con­cep­ção de Mun­do Es­pi­ri­tual se am­plia, con­si­de­ra­vel­men­te, com a re­ve­la­ção da exis­tên­cia de di­ver­sas “Es­fe­ras Es­pi­ri­tua­is” que o cons­ti­tu­em. Há, in­clu­si­ve, um es­tu­do mui­to in­te­res­san­te a res­pei­to, num dos li­vros edi­ta­dos pe­la FEB, in­ti­tu­la­do “As Se­te Es­fe­ra da Ter­ra”, de Má­rio Fri­gé­ri, to­do ele cal­ca­do em An­dré Lu­iz. Ali­ás, a re­fe­ri­da pu­bli­ca­ção, em gran­de par­te, se ba­seia ain­da em “Ci­da­de no Além”, pu­bli­ca­do pe­lo IDE, de Ara­ras, atra­vés do mé­di­um Chi­co Xa­vi­er e Hei­go­ri­na Cu­nha, pe­los es­pí­ri­tos An­dré Lu­iz e Lu­ci­us, es­te úl­ti­mo, se­gun­do in­for­ma­ção de Chi­co Xa­vi­er, pseu­dô­ni­mo de Ca­mil­le Fla­ma­ri­on.

2 – O que Al­lan Kar­dec, ge­ne­ri­ca­men­te, de­no­mi­na de Mun­do Es­pi­ri­tual, e An­dré Lu­iz de “Es­fe­ras Es­pi­ri­tua­is”, a Fí­si­ca Quân­ti­ca vem cha­man­do de “Hi­pe­res­pa­ço”, em mi­nha mo­des­ta de­du­ção. Em “Os Men­sa­gei­ros” , co­lhe­mos da pa­la­vra de Ani­ce­to as se­guin­tes ex­pres­sões:

“Há, po­rém, An­dré, ou­tros mun­dos su­tis, den­tro dos mun­dos gros­sei­ros, ma­ra­vi­lho­sas es­fe­ras que se in­ter­pe­ne­tram. O olho hu­ma­no so­fre va­ri­a­das li­mi­ta­ções e to­das as len­tes fí­si­cas re­u­ni­das não con­se­gui­ri­am sur­pre­en­der o cam­po da al­ma que exi­ge o de­sen­vol­vi­men­to das fa­cul­da­des es­pi­ri­tua­is pa­ra tor­nar-se per­cep­tí­vel. A ele­tri­ci­da­de e o mag­ne­tis­mo são du­as cor­ren­tes po­de­ro­sas que co­me­çam a des­cor­ti­nar aos nos­sos ir­mãos en­car­na­dos al­gu­ma coi­sa dos in­fi­ni­tos po­ten­ci­ais do In­vi­sí­vel, mas in­da é ce­do pa­ra co­gi­tar­mos do êxi­to com­ple­to.”

Nas con­si­de­ra­ções cons­tan­tes do li­vro “Ci­da­de no Além”  –  Lo­ca­li­za­ção de Nos­so Lar – Es­fe­ras Es­pi­ri­tua­is –, nos de­pa­ra­mos com pre­ci­o­sa elu­ci­da­ção:

“O trân­si­to en­tre as es­fe­ras se faz por ma­nei­ras di­ver­sas. Por “es­tra­das de luz”, re­fe­ri­das pe­los es­pí­ri­tos co­mo ca­mi­nhos es­pe­ci­ais, des­ti­na­dos a tran­spor­te mais im­por­tan­te, atra­vés dos cha­ma­dos “cam­pos de sa­í­da” que são pon­tos nos qua­is as du­as es­fe­ras pró­xi­mas se to­cam. Pe­las águas, de se su­por as que cir­cu­lam os con­ti­nen­tes”.

Ve­ja­mos ago­ra o que tran­scre­ve­mos da obra in­ti­tu­la­da “HI­PE­ES­PA­ÇO”, de Mi­chio Kaku, pro­fes­sor de Fí­si­ca Te­ó­ri­ca no City Col­le­ge da Uni­ver­si­da­de de No­va York, que Gra­duou-se em Har­vard e re­ce­beu o tí­tu­lo de dou­tor em Berke­ley (ob. ci­ta­da):

“Nos­so Uni­ver­so, por­tan­to, não es­ta­ria so­zi­nho, mas se­ria um de mui­tos mun­dos pa­ra­le­los pos­sí­veis. Se­res in­te­li­gen­tes po­de­ri­am ha­bi­tar al­guns des­ses pla­ne­tas, ig­no­ran­do por com­ple­to a exis­tên­cia de ou­tros.” “(...) Nor­mal­men­te, a vi­da em ca­da um des­ses pla­nos pa­ra­le­los pros­se­gue in­de­pen­den­te­men­te do que se pas­sa nos ou­tros. Em ra­ras oca­si­ões, no en­tan­to, os pla­nos po­dem se cru­zar e, por um bre­ve mo­men­to, ras­gar o pró­prio te­ci­do do es­pa­ço, o que abre um bu­ra­co – ou pas­sa­gem – en­tre es­ses dois uni­ver­sos. (...) Es­sas pas­sa­gens tor­nam pos­sí­vel a vi­a­gem en­tre es­ses mun­dos, co­mo  uma pon­te cós­mi­ca que li­gas­se dois uni­ver­sos di­fe­ren­tes ou dois pon­tos do mes­mo uni­ver­so.”

No li­vro “Vol­tei” , de ir­mão Ja­cob/Chi­co Xa­vi­er (obra de lei­tu­ra obri­ga­tó­ria pa­ra os es­pí­ri­tas!) – In­ci­den­te em Vi­a­gem –, há in­te­res­san­te nar­ra­ti­va que Má­rio Fri­gé­ri sin­te­ti­za em “As Se­te Es­fe­ras da Ter­ra”:

“Ha­via uma pon­te lu­mi­no­sa as­si­na­lan­do a pas­sa­gem das re­gi­ões de tre­va pa­ra as de luz. Um de­sen­car­na­do do gru­po que vo­li­ta­va sob as su­per­vi­são e sus­ten­ta­ção fluí­di­ca de Be­zer­ra de Me­ne­zes e do ir­mão An­dra­de, se de­se­qui­li­brou an­te a vi­são mag­ní­fi­ca da no­va re­gi­ão e, re­cor­dan­do seus des­li­zes na car­ne, pas­sou a gri­tar:

– Não! Não! Não pos­so! Eu ma­tei na Ter­ra! Não me­re­ço a luz di­vi­na! Sou um as­sas­si­no, um as­sas­si­no! (p. 78)

Quan­do seus bra­dos res­so­a­vam lú­gu­bres pe­las que­bra­das som­bri­as abai­xo, ou­tras vo­zes, pa­re­cen­do pro­vir de mal­tas de fe­ras ao pé da pon­te, es­bra­ve­ja­ram, hor­rí­veis:

– Vi­gi­e­mos a pon­te! As­sas­si­nos não pas­sam, não pas­sam!” (p. 78).

Cor­ro­bo­ran­do es­te rá­pi­do es­tu­do, aten­te­mos pa­ra a pa­la­vra lú­ci­da de Em­ma­nu­el, em car­ta di­ri­gi­da a Cé­sar Bur­ni­er, em 2 de abril de 1938, re­cen­te­men­te in­se­ri­da na obra “Um Amor – Mui­tas Vi­das” :

“Não po­de­reis com­pre­en­der, de pron­to, o nos­so es­for­ço. Ten­des de re­co­nhe­cer, pri­mei­ra­men­te, que o Além é uma re­gi­ão, e sim um es­ta­do im­per­cep­tí­vel pa­ra a vos­sa po­ten­ci­a­li­da­de sen­so­rial. E en­ten­de­reis que igual­men­te nós so­mos ain­da re­la­ti­vos, sem ne­nhum ca­rac­te­rís­ti­co ab­so­lu­to, ir­mãos de vos­sa po­si­ção es­pi­ri­tual, em ca­mi­nho pa­ra as ou­tras re­a­li­za­ções e con­quis­tas, co­mo vós ou­tros.

No­ta: De meu li­vro "A Obra de Al­lan Kar­dec - Re­fle­xões  (Fi­lo­só­fi­cas, Ci­en­tí­fi­cas e Re­li­gi­o­sas"), a ser lan­ça­do no dia 7/04/2018, a par­tir das 17:00h., na se­de do Lar de Je­sus (Tel. 62-3945-4966).

(Wei­mar Mu­niz de Oli­vei­ra. wei­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias