Home / Opinião

OPINIÃO

Atestado médico não pode ter a CID

A lis­ta com a qual to­da do­en­ça po­de ser iden­ti­fi­ca­da em qual­quer lu­gar do pla­ne­ta é a CID 10 - Clas­si­fi­ca­ção In­ter­na­ci­o­nal de Do­en­ças, de 1989, com atu­a­li­za­ções pe­ri­ó­di­cas. As do­en­ças têm ca­rá­ter si­gi­lo­so. Se­guin­do o Ju­ra­men­to de Hi­pó­cra­tes, o pai da Me­di­ci­na, é ve­da­da ao mé­di­co qual­quer re­ve­la­ção. Es­te se­gre­do faz par­te da tra­di­ção pro­fis­si­o­nal, as­sim, a pri­va­ci­da­de é um di­rei­to cons­ti­tu­ci­o­nal e a re­la­ção de con­fi­an­ça en­tre o mé­di­co e o pa­ci­en­te é uma cláu­su­la pé­trea.

A Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria pro­í­be que a se­cre­tá­ria re­ce­ba exa­mes, que os es­ca­neie, que te­nha aces­so aos pron­tu­á­rios dos cli­en­tes e que en­tre­gue re­mé­di­os.  Ain­da que mui­tas pes­so­as co­me­cem a sa­nar su­as dú­vi­das com es­sa au­xi­li­ar via te­le­fo­ne, e boa par­te co­men­te li­vre­men­te so­bre seus ma­les na sa­la de es­pe­ra, na­da de­ve­rá ser ques­ti­o­na­do, ex­ce­to quan­do for per­ce­bi­do equí­vo­co de es­pe­cia­li­da­de, as­sim mes­mo, de for­ma re­ser­va­da.

Ou­vir, fa­zer per­gun­tas, exa­mi­nar, in­ves­ti­gar, dar di­ag­nós­ti­cos, pro­por tra­ta­men­tos, tra­tar e acom­pa­nhar são atri­bu­i­ções do mé­di­co, que de­ve­rá guar­dar tu­do aqui­lo que lhe for re­ve­la­do, co­mo num con­fes­sio­ná­rio. Na­da po­de­rá ser co­men­ta­do ex­tra­mu­ros. Mes­mo as do­en­ças sim­ples po­dem ser ame­a­ça­do­ras, daí a ne­ces­si­da­de de ex­pli­ca­ções cla­ras. Ho­je, a mai­o­ria das pes­so­as se in­te­res­sa por co­nhe­cer seu mal, as­sim, o tem­po dos di­ag­nós­ti­cos se­cre­tos pas­sou. Ter a in­for­ma­ção faz a pes­soa co­la­bo­rar e se tor­nar mais ade­ren­te ao tra­ta­men­to. O Go­o­gle é o sa­be-tu­do, po­rém, é um pés­si­mo con­se­lhei­ro, por­que dá ên­fa­se aos ca­sos mais gra­ves – fi­gu­ra de li­vro – e não acal­ma nin­guém. Apa­vo­ra.

De acor­do com o Có­di­go de Éti­ca Mé­di­ca, em si­tes, blogs e en­tre­vis­tas o mé­di­co não de­ve­rá ci­tar coi­sa al­gu­ma so­bre seus pa­ci­en­tes, pa­ra que não se­jam iden­ti­fi­ca­dos.  Po­de­rá fa­lar de al­guém hi­po­té­ti­co, fic­cio­nal, pa­ra ilus­trar, mas na­da ca­paz de di­re­cio­nar pa­ra uma pes­soa. Os “per­so­na­gens” de ma­té­rias jor­na­lís­ti­cas so­bre sa­ú­de pre­ci­sam con­cor­dar em dar seu de­poi­men­to, o que é lou­vá­vel pa­ra aju­dar ou­tras pes­so­as, mas o mé­di­co não po­de­rá apa­re­cer, nem dar seu con­ta­to.

A mai­o­ria da em­pre­sas exi­ge que o fun­cio­ná­rio apre­sen­te, em ca­so de au­sên­cia, um ates­ta­do fa­lan­do, se for o ca­so, de que es­te­ve em con­sul­ta mé­di­ca, e es­te de­ve cons­tar a CID. Pou­cas não fa­zem es­sa exi­gên­cia. Is­so con­tra­ria as nor­mas vi­gen­tes, cri­an­do um im­pas­se en­tre a ne­ces­si­da­de do em­pre­ga­dor e as de­ter­mi­na­ções do CRM – Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na - que faz a pro­i­bi­ção. Nes­se ca­so, é pre­ci­so que o pa­ci­en­te dei­xe ex­pres­so e as­si­na­do, no mes­mo do­cu­men­to, que per­mi­te que sua CID se­ja pu­bli­ca­da. A so­li­ci­ta­ção da em­pre­sa fe­re a lei, sen­do uma vi­o­la­ção dos di­rei­tos de al­guém que es­tá frá­gil, e não tem co­mo evi­tar uma con­fis­são, que po­de­rá pre­ju­di­cá-lo.

Que in­te­res­se po­de ha­ver nes­sa in­sis­tên­cia? A pes­soa es­te­ve fo­ra, trou­xe o ates­ta­do - nem vou fa­lar de ates­ta­dos fal­sos, pois há gen­te mau-ca­rá­ter em to­dos os seg­men­tos - já não é su­fi­ci­en­te? Do­en­ças crô­ni­cas, mes­mo bem con­du­zi­das, po­de­rão le­var à dis­cri­mi­na­ção por ig­no­rân­cia e pre­con­cei­to. Mui­tos po­dem não se im­por­tar de re­ve­lar ao as­sis­ten­te ad­mi­nis­tra­ti­vo da em­pre­sa os seus ma­les, tem até quem se van­glo­rie das do­en­ças que tem, po­rém não de­ve­ria di­vul­gar, pois is­so po­de­rá lhe ser des­fa­vo­rá­vel.

Al­guns sis­te­mas não re­gis­tram o ates­ta­do, a me­nos que te­nha a CID. Lá tem uma ja­ne­la pa­ra es­te fim, e diz no do­cu­men­to que é de pre­en­chi­men­to obri­ga­tó­rio. O que fa­zer? Que as em­pre­sas mu­dem seus sis­te­mas e si­gam a lei, pois, uma me­ra gri­pe, do­en­ça sa­bi­da­men­te con­ta­gio­sa, mes­mo es­tan­do vi­sí­vel pe­la co­ri­za, a pes­soa gri­pa­da diz es­tar com “ri­ni­te alér­gi­ca”, que não pe­ga. Ima­gi­ne um di­ag­nós­ti­co com­pro­me­te­dor? O la­do fra­co sem­pre per­de.

(Ma­ra Nar­ci­so, mé­di­ca e jor­na­lis­ta)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias